Texto e foto: Evasões

A língua portuguesa marca o tom do restaurante Canto, que José Avillez inaugura, em fevereiro, no Largo de São Carlos, no Chiado, em Lisboa. O projeto envolve dois nomes de peso da música nacional: Ana Moura e António Zambujo, que todas as noites programam uma atuação intimista para acompanhar os pratos do chef, inspirados, claro, na cozinha portuguesa.

O menu, com preço fixo de 75 euros (sem bebidas), percorre diferentes pontos do país. Inclui 3 entradas frias, 3 entradas quentes, um prato principal e uma sobremesa à escolha. A refeição pode começar com perdiz de escabeche e croquetes de rabo de boi, prosseguir com arroz de marisco ou bacalhau à Brás e terminar, docemente, com toucinho-do-céu ou farófias com raspa de limão, entre outras opções.

jantar, seguido de música ao vivo, acontece de terça a sábado, das 19h às 00h, devendo o bilhete ser adquirido previamente aqui. À sexta e ao sábado, das 23h às 02h, também há jantar fora de horas (limitado a alguns pratos, à carta, até à 01h) e música ao vivo, não sendo necessário adquirir entrada previamente. O consumo mínimo é de 20 euros por pessoa, sendo que no bar estão disponíveis, ainda, cocktails e demais sugestões.

A arquitetura de interiores, marcada por luzes baixas, ficou a cargo do Studio Astolfi. São de esperar guitarras portuguesas, capas de discos e sapatos de dança, assim como gramofones e retratos de Amália.