A análise da Nielsen revela que 64% dos lares em Portugal fazem as suas compras em mais de 4 insígnias, comprovando a alta competitividade do retalho nacional. A informação analisada pela Nielsen é o ponto de partida para disponibilizar a marcas e retalhistas a capacidade para compreender as transformações em curso, identificar oportunidades de negócio neste ambiente competitivo e tomar boas decisões.
O relatório aprofunda as principais movimentações e tendências do retalho em Portugal, respondendo a questões associadas ao gasto, frequência e penetração de insígnias concorrentes, às principais interações entre as mesmas, aos caminhos de crescimento entre cada uma e ao futuro esperado para os stakeholders no mercado.
Um shopper que quer tudo. Um omnishopper.
Num cenário positivo para o consumo e com crescente confiança na realidade nacional, económica e pessoal, o mindset dos consumidores é hoje diferente, à medida que se consolidam novos hábitos.
Com 89% a experimentar novas marcas e produtos, os portugueses são mais experimentadores do que no passado e procuram a inovação. Estando mais dispostos a pagar mais por produtos de maior qualidade (68%), mais de metade dos consumidores portugueses mostram-se interessados em experimentar produtos de marcas locais ou socialmente responsáveis e cerca de ⅔ compram produtos de alimentação saudável, segundo o relatório Shopper Trends da Nielsen. Por outro lado, os mesmos consumidores valorizam as suas carteiras e procuram novos produtos que apresentem preços mais baixos.
O shopper de hoje é, assim, várias coisas ao mesmo tempo: é mais experimentador, mais local, mais social, mais responsável e mais inteligente nas suas escolhas. Quer tudo e exige tudo em diferentes momentos. É um omnishopper.
Um mercado cada vez mais competitivo
O aumento do número de lojas (+107 em 2019), a maior penetração nos lares, a entrada de novos players e o peso das promoções no mercado tornam o cenário do retalho altamente competitivo entre insígnias do canal moderno, com maior intensificação ao longo dos anos e com interação e movimentação de clientes entre todas elas.
Também o crescimento dos canais de proximidade contribui para movimentar o mercado, atendendo às necessidades de conveniência dos shoppers, que procuram uma oferta que lhes permita poupar tempo e responder a um estilo de vida mais agitado.
Alta competitividade gera baixa lealdade: é essencial focar no shopper
Um cenário de alta competitividade leva a uma menor lealdade por parte dos consumidores, que acabam por fazer as suas compras nas várias insígnias. 61% dos lares em Portugal apresentam uma taxa de lealdade menor que 20% aos retalhistas.
As estratégias “push” – uma oferta com base nas necessidades da marca – não são as mais eficazes para alcançar os resultados no competitivo e complexo ambiente atual e perante um novo paradigma de acesso à tecnologia que mudou completamente o poder dos shoppers. Para chegar a este consumidor infiel, mas disposto a gastar, é preciso conhecê-lo para conseguir implementar uma oferta que vá ao encontro das suas necessidades e desejos, com base numa estratégia “pull”.
Como explica Lahna Barbosa, Analytical Consultant da equipa de Painel de Lares da Nielsen, “os shoppers devem ser o principal stakeholder das estratégias de mercado. As suas preferências têm de ser o centro das estratégias de fabricantes e retalhistas, pelo que conhecer adequadamente o consumidor se afigura como essencial no sentido de criar estratégias vencedoras. Aos fabricantes é exigida uma gestão de portefólio orientada por dados que lhes permitam compreender as tendências do mercado, ao passo que aos retalhistas é pedida uma gestão dos pontos de venda com foco nos shoppers e o uso de tecnologia para gerir experiências e expectativas. Conhecer o ciclo de compras das diferentes ocasiões deste omnishopper é essencial para pensar e implementar estratégias vencedoras”.
Onde encontrar mais informação
A fonte desta análise é o Painel de Lares da Nielsen, composto por uma amostra de 3.000 lares de Portugal Continental, que registam os produtos de Grande Consumo que adquirem em qualquer canal de compra, numa recolha regular e contínua das compras via scanner.
Esta amostra é demográfica e geograficamente representativa, retratando os 3,9 milhões de lares existentes em Portugal Continental e permitindo assim obter insights sobre o comportamento de compra e o perfil das famílias portuguesas.