Início Atualidade Serviço Nacional de Saúde pagou 550 milhões de euros de dívidas em 2019

Serviço Nacional de Saúde pagou 550 milhões de euros de dívidas em 2019

Serviço Nacional de Saúde pagou 550 milhões de euros de dívidas em 2019
Texto e foto: LUSA

António Costa afirmou esta sexta-feira que, em 2019, o Estado reduziu a dívida do Serviço Nacional de Saúde em 550 milhões de euros, e que pretende que até março de 2020 estejam saldados mais 200 milhões.

Em Santarém, onde esta sexta-feira inaugurou ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido, a requalificação do Bloco Operatório Central e do Bloco de Partos do Hospital, o líder do Governo anunciou que “até ao final deste mês, princípio do próximo, serão pagos mais 200 milhões de euros de pagamentos em atraso”.

A redução da dívida e “o maior reforço de sempre de dotação no Orçamento do Estado (OE)” aprovado na quinta-feira, permitem ao SNS arrancar com “condições” como há muito não existiam, disse o primeiro-ministro, acrescentando que “o fundamental agora é transformar esses 941 milhões [de dotação] em qualidade do serviço prestado” aos utentes. Ou seja, criar “melhores condições para atrair e motivar os profissionais, melhores condições de instalações, melhores condições de equipamentos, exemplificou.

O Governo tem como objetivo criar condições para internalizar no SNS muito do dinheiro que o Estado está a gastar na contratualização de serviços no setor privado.

A intervenção nas duas unidades do hospital de Santarém permitem agora reforçar a sua capacidade de resposta em termos de intervenções cirúrgicas e do número de partos, representando para o Estado um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões em obras e 2,4 milhões em equipamentos.