“Oportunidade, persistência e mérito”

Jorge Fonseca, Presidente do Grupo BF

Com 30 anos de atividade, que alterações e mudanças surgiram durante este percurso?

30 anos depois, olho para trás e garanto que são 30 anos de felicidade. De desafios e de aventuras. Houve momentos difíceis, é uma realidade, mas temos de acreditar que o dia de amanhã será sempre melhor. É muito fácil abandonar ou ficar pelo caminho, mas temos de ser como uma bomba de água: com trabalho e persistência a água vai subindo e se não abandonarmos, por mais cansados que estejamos, vamos conseguir ver e alcançar os resultados que queremos.

Orgulho-me das pessoas que acreditaram em mim, que hoje têm o seu negócio e gerem a sua própria empresa. No entanto, nunca imaginei chegar onde chegamos hoje e quem sabe onde podemos chegar ainda. Neste momento, não depende tanto de mim, mas das pessoas que estão envolvidas no grupo e da sua vontade de fazerem os seus negócios crescer. Temos pessoas fantásticas com grandes ambições, por isso acredito que estamos em boas mãos.

O que define e carateriza o Grupo BF?

O Grupo BF carateriza-se por três palavras: Oportunidade, Persistência e Mérito.

As pessoas aprendem connosco, formam as suas equipas, abrem as suas empresas sem ser necessário investir nada, adquirem os produtos à consignação, e são completamente independentes. Isto é o mais gratificante para mim: ver que passados 30 anos o nosso sistema de oportunidade continua a dar cartas no mercado e a tornar os sonhos em realidade das pessoas que acreditam e abraçam esta oportunidade.

Quais são para si, as principais razões pelas quais as pessoas se sentem bem no trabalho?

Acho que é porque as deixamos voar e proporcionamos todas as necessidades para elas voarem e potencializarem as suas capacidades, pois todas têm a oportunidade de crescer no nosso grupo.

Nós temos um lema: não tem de ser bom para começar, tem é que começar para ser bom. Claro que todos os inícios são difíceis, mas o nosso sistema baseia-se na meritocracia e assenta em métodos comprovados de formação, oportunidade e resultados, e isso faz toda a diferença. Ao contrário dos trabalhos ditos “normais”, onde se ganha um salário fixo e onde as pessoas fazem o que lhes mandam fazer, a nossa forma de trabalhar é baseada no valor que cada um traz para os nosso clientes e para si mesmo, e como os portugueses são um povo muito persistente e perspicaz, percebem o potencial de crescimento deste modelo, e sabem que está nas mãos deles realizarem todos os seus sonhos. Não dependem de mais ninguém, a não ser deles próprios.

 

“Os erros e o insucesso não nos desencorajam”

Jorge Miguel Fonseca, Diretor de Marketing e Inovação do Grupo BF

Qual a sua função dentro do Grupo BF?

Marketing e Inovação são as duas áreas que são da minha responsabilidade.

Que apostas estratégicas são implementadas pelo grupo para uma constante evolução e crescimento no mercado durante estes 30 anos?

O cliente é quem decide. O ego e a ideia de que sabemos quase tudo, é inimigo das boas decisões e dos bons decisores. Mesmo o melhor gestor do mundo não decide que produtos têm sucesso ou insucesso.

essa decisão é sempre dos clientes, que decidem onde querem ou não gastar o seu dinheiro. É o sistema mais verdadeiro e democrático que existe e nunca nos esquecemos disto. acho que parte do nosso sucesso ao longo dos últimos 30 anos se pode explicar por estarmos mais preocupados em ouvir o mercado do que em provar que temos razão. Acreditamos em experimentar e testar tudo que fazemos, preferimos ouvir o mercado e aprender com o que este nos diz, a assumir que temos sempre a resposta certa.

De que forma é que o grupo BF se renova e inova de forma a corresponder às necessidades do mercado?

Errar faz parte do processo. O traço que nos define é não apenas não termos medo de errar, como quase gostarmos de o fazer.

Costumamos dizer que erramos como profissionais, ou seja, vemos sempre o que corre menos bem como uma oportunidade de aprender e fazer melhor. Os erros e o insucesso não nos desencorajam, vemo-los como passos necessários para cumprir a nossa missão, que é saber o melhor possível o que o cliente quer e precisa, para podermos criar produtos e serviços que atendam na perfeição a essas necessidades. Quer para marcas próprias, como em cocriação com os nossos parceiros.

O “legado” de cada pessoa, o que faz e como faz, é o valor mais importante que se deixa nas organizações. Como é que o Grupo BF potência este legado do capital humano?

Apostamos muito na nossa equipa e acreditamos sinceramente que uma pessoa dotada de um propósito, e das ferramentas certas para chegar aos seus objetivos, é uma força imparável, que nos cabe potenciar e apoiar. A nossa missão e valores são claros para quem trabalha na nossa empresa, e, rapidamente, transmitidos aos novos elementos, e asseguram que todos saibam o essencial, que acreditamos na meritocracia, e que quem se empenha e consegue resultados é sempre reconhecido e apoiado. Quando todos os elementos de uma equipa partilham esta convicção e valores não há limites para o que se pode conseguir.

Quais os desideratos a curto/médio prazo para o Grupo BF?

Tecnologia é um dos eixos que estamos a desenvolver no nosso grupo. Estamos a apostar cada vez mais nessa vertente, e vamos ser disruptivos na indústria, o que nos permitirá gerar cada vez mais valor e oportunidades tanto para os clientes como para os nossos parceiros. Seremos tão inovadores nos meios digitais como somos no mundo analógico. Mas o nosso grupo tem várias áreas de negócio, que naturalmente se desenvolvem em ritmos e com estratégias diferentes, mas os valores são comuns e transversais a todas. Sermos a melhor oportunidade do mundo, uma empresa onde quem tem vontade de trabalhar e aprender tem ao seu dispor as ferramentas e o apoio necessário para ter sucesso e criar o seu próprio negócio.

 

“BF, a melhor oportunidade do mundo”

António Rodrigues da Silva, CEO do Grupo BF

Quais as crenças, missões e valores que para si, definem o grupo BF?

O Grupo BF vive e promove diariamente uma crença, diria mesmo, nutre uma grande paixão pelo desenvolvimento das pessoas. De todas as pessoas. No seu elevado potencial de crescimento que todos temos. Sem exceção. É a famosa Oportunidade BF. Eu próprio sou a prova disso mesmo. Nasceu há 30 anos e sempre acreditou e promoveu o crescimento sustentado e gerador de valor para milhares de pessoas, defendendo que só se é bem-sucedido se contribuirmos ativamente e facilitarmos o atingimento do sucesso pessoal e profissional dos outros. Desta forma, ajudamos a criar pessoas felizes e uma sociedade mais responsável e próspera. O Grupo BF atua em diferentes áreas de negócio, mas sempre com a mesma missão e valores.

Missão: BF, a melhor oportunidade do mundo! Sem dúvida que é assim, para quem tem vontade de trabalhar e vontade de aprender.

Valores: Oportunidade. Diferenciação. Resultados. Responsabilidade. Confiança.

Sente que é inevitável que atualmente haja um grande enfoque no domínio da inovação? Considera este elemento importante para o grupo BF?

Continuar a nossa diferenciação e inovação em tudo o que fazemos não é uma opção estratégica ou empresarial, é uma questão de sobrevivência. Só é bem sucedido quem estiver continuamente a inovar, nos produtos, nos processos, na otimização de todas as fases da cadeia de valor.

Trabalhar no Grupo BF é…?

Uma alegria e uma satisfação. Levantarmo-nos diariamente sabendo que vamos relacionar-nos com uma equipa e desenvolver algo que gostamos, que nos motiva e desafia é absolutamente extraordinário e enriquecedor. Acima de tudo, é saber e poder contribuir para enriquecer a vida de milhares de pessoas, a nível material, mas sobretudo humano. Isto é sinónimo de sucesso. Isto é atitude e espírito BF.

 

“Definimos metas e cumprimos”

Márcio Pinto, Vice-Presidente da área de serviços do Grupo BF

Qual a sua função dentro do Grupo BF?

Sou Vice–Presidente, responsável por todos os escritórios na área de serviços da empresa.

Identifique e caraterize este grupo que já conta com mais de 30 anos de atividade.

É um grupo de pessoas para pessoas que aposta fortemente num modelo de carreira para todos os seus colaboradores, apostando em formações diárias, semanais e mensais. Um grupo dinâmico que para além de um grupo empresarial, é uma grande família, com um grande ambiente e enorme motivação acreditando sempre e apostando nas pessoas.

O que considera que diferencia o Grupo BF dos demais no mercado?

Em primeiro lugar a valorização das pessoas. somos um grupo que aposta e acredita nas pessoas. Ensinamos, ajudamos, motivamos, acompanhamos e formamos as pessoas a irem mais além e que não existem limites, que tudo é possível com vontade de aprender e vontade de trabalhar.

Em segundo lugar, o nosso ADN, pois somos a melhor oportunidade do mundo, uma empresa com grande atitude, grande dinâmica, grande ambiente, grande entusiasmo, grande energia e que permite às pessoas realização pessoal e profissional.

A produtividade/desempenho dos colaboradores está intimamente associada à motivação e por conseguinte à sua satisfação e bem-estar. Quais as suas motivações e objetivos para com esta organização?

A minha maior motivação e objetivo é chegarmos aos cem escritórios em Portugal em 2020 e acredito que o vamos conseguir pois somos uma empresa que define metas e trabalha incansavelmente para as cumprir.

Fazer parte do Grupo BF é..?

Fazer parte do grupo BF é fazer algo grande, é ultrapassar limites, é realização profissional e pessoal, é crescer todos os dias, é estar motivado todos os dias, é alegria, é motivação, é paixão, é adrenalina.

“Não podemos parar de crescer”

Raquel Moreno, VICE-PRESIDENTE DO Grupo BF, ESPANHA

Que função ocupa no Grupo BF?

A minha função é de líder e motivadora. Passa por desenvolver pessoas a outros níveis e manter toda a organização em espanha constantemente ativa. Não podemos parar de crescer e temos de estar sempre com os olhos postos no futuro. Nós somos assim e não desperdiçamos oportunidades de continuar a fazer mais e melhor.

Que balanço se pode fazer deste grupo com mais de 30 anos?

Estas três décadas converteram-se numa grande escola de empresários, gerando vínculos de lealdade e persistência.

O que considera que são as apostas estratégicas do grupo para a evolução constante e crescimento no mercado?

A constante negociação com grandes empresas e a abertura de novas delegações, sem esquecer a importância da formação, que é algo essencial no seio da nossa marca.

Como podemos caraterizar o Grupo BF?

Oportunidade. Desenvolvimento e Confiança.

 

“Somos empreendedores compulsivos”

Miguel Fernandez Luna, CEO do Grupo BF Espanha

Qual é a sua função no seio do Grupo BF?

Assumo a função de CEO do Grupo BF em Espanha

Como é que pode caraterizar o Grupo, que já tem mais de três décadas de atividade?

O Grupo BF foi criado em 1989, tendo como core business a venda direta de produtos e a prestação de serviços em outsourcing em áreas como telecomunicações, energia, segurança, serviços financeiros, entre outros, sendo responsável por aportar mais de quatro milhões de clientes para o negócio.

Somos líderes na Península Ibérica, com mais de mil distribuidores independentes e com presença em outros países.

Além da atividade principal, o Grupo BF, desde 2004, começou a desenvolver uma vertente relevante que passa pela gestão imobiliária, através da BF Imobiliária, fazendo dois anos de gestão ao nível de residências assistidas sénior. O nosso grupo também valoriza a componente da responsabilidade social, através da Fundação BF, dedicada a apoiar projetos de solidariedade social.

O que distingue o Grupo BF no mercado?

Somos empreendedores compulsivos. somos entusiasmo, força, energia e temos valores que se traduzem de uma forma transversal a toda a atividade. Procuramos todos os dias momentos que decidem para onde vamos e estar de olhos no futuro. Somos uma empresa de oportunidades. Oportunidade de mudar a vida, de melhorar a situação financeira, avançar profissionalmente, ajudar os outros a ter o mesmo êxito. Somos um grupo com um foco muito grande no empreendedorismo, damos ferramentas, formação e motivação a qualquer pessoa que pretenda aproveitar esta oportunidade. Formamos pessoas para serem empreendedores de sucesso e pensamos de uma forma diferente. Somos uma equipa forte, unida e com o mesmo objetivo.

Resultados – somos uma organização orientada para os resultados. Definimos metas e trabalhamos incansavelmente para as cumprir;

Diferença – Nunca começamos nada para fazer o mesmo, mas para fazer diferente e melhor;

Responsabilidade – A riqueza gerada pelo nosso trabalho aporta a responsabilidade de sermos solidários, porque não existe êxito sem uma atividade sustentável;

Confiança – O nosso êxito assenta na confiança que recebemos de colaboradores, clientes e companheiros.

Fazer parte do Grupo BF o que é?

A melhor oportunidade do mundo.

 

“Somos uma grande família”

Roberto Sanz, vice-presidente do grupo BF espanha

Qual a sua função dentro do Grupo BF?

Tenho a responsabilidade no domínio da organização das oficinas em espanha, tendo como exemplo a nossa própria oficina.

Que crenças, missão e valores definem o Grupo BF?

Acima de tudo desenvolvimento pessoal, profissional e económico, algo que se faz através de uma forte motivação. Além disso, conseguimos formar uma grande família e isso tem sido essencial para o sucesso.

Sente que é inevitável que atualmente haja um enfoque forte na inovação? Considera que este é um pilar essencial no Grupo BF?

Sem dúvida. Se não nos formos renovando acabamos por morrer e então é essencial ir encaixando o nosso negócio nas novas realidades e novas oportunidades tecnológicas do mercado, pois temos sempre de estar atentos às necessidades dos nossos clientes e sócios, pois é a eles que pretendemos prestar um serviço de excelência.

 

“Temos ajudado muitas pessoas”

Rui Mimoso, Vice Presidente da área de venda direta

Qual a sua função dentro do Grupo BF?

Faço já parte deste grupo desde outubro de 1991. Comecei como todos, pela área comercial. A partir de 1992 deram-me a oportunidade de abrir o meu próprio escritório no Porto, e estou lá desde então. O que faço todos os dias é investir o meu tempo nas pessoas que trabalham comigo, orientá-los em todas as fases do nosso negócio, levando a que alguns deles também possam em alguns meses estar a gerir a sua própria empresa dentro do nosso grupo.

Desde abril de 2004 que sou Vice Presidente da área de venda direta. E como tal o meu foco agora é ajudar o desenvolvimento dos empresários do grupo.

Qual o balanço que pode ser feito desde Grupo com mais de 30 anos de atividade?

O balanço é sem dúvida muito positivo. Temos ajudado muitas pessoas a atingir os seus próprios objetivos na vida, a concretizar os seus sonhos. Pessoas de várias áreas com ou sem experiência, que iniciaram connosco desde o zero, desde a área comercial, até estarem preparados para gerir a sua própria empresa. Acredito que somos uma mais valia na vida de muitas pessoas.

Quais considera ser as apostas estratégicas por parte do grupo para obter uma constante evolução e crescimento no mercado?

A nossa principal aposta é nas pessoas, são elas o mais importante. Dar oportunidade a alguém de aprender as diversas fases do negócio ate estarem preparadas para dirigir a sua própria empresa.

Caracterize o grupo BF em três palavras.

Atitude. Oportunidade. Resultados.