Início Atualidade Plano para combater pobreza infantil no Porto com 300 mil euros anuais

Plano para combater pobreza infantil no Porto com 300 mil euros anuais

Plano para combater pobreza infantil no Porto com 300 mil euros anuais
Texto: LUSA Foto: Getty Images

A Fundação la Caixa revelou esta quarta-feira que vai lançar no Porto um programa de combate à pobreza infantil que prevê apoiar, com “um máximo anual de 300 mil euros”, 50 famílias de Campanhã, Lordelo do Ouro e Ramalde.

O programa Proinfância é lançado em Portugal “em colaboração com o BPI”, em parceria com as câmaras municipais do Porto e de Lisboa e, desde que foi criado em Espanha em 2007, apoia “mais de 300 mil crianças e jovens em situação de pobreza”, revelou a organização.

O projeto começa pelo Porto, onde o apoio vai ser “prestado através de instituições sociais a selecionar por concurso público a lançar durante o mês de abril”, para implementar nas freguesias de “Campanhã, Lordelo de Ouro e Ramalde”. Está previsto o apoio a “50 famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social em cada uma das referidas freguesias”.

O modelo de intervenção do Proinfância apoia crianças e jovens entre os zero e os 18 anos “em situação de pobreza ou exclusão social para que possam ter as mesmas oportunidades que outras crianças”. A intenção “é romper o círculo de pobreza que se transmite de pais para filhos, assim como promover novas formas de apoio focadas no desenvolvimento social e educativo, através de um conjunto de recursos a que as instituições sociais recorrem de acordo com a metodologia de trabalho estabelecida pelo Programa”.

No âmbito do programa, é disponibilizado um “reforço educativo”, que passa por “terapia da fala e apoio para o desenvolvimento de competências psicomotoras, grupos de estudo apoiado, reforço educativo individual, equipamento escolar e aulas abertas”. O projeto abrange ainda recursos de “educação não formal e tempo livre”, como “acampamentos, atividades de verão e centros de atividades”, e “apoio educativo familiar”, com “oficinas educativas familiares e educação parental de pais de crianças dos zero aos três anos”.

É ainda disponibilizado “apoio e terapia psicossocial”, individualizado, em família ou em grupo, bem como iniciativas de “promoção da saúde” que abrangem “alimentação e higiene infantil, visão e audição”.

O Proinfância conta com a colaboração de instituições sociais “que trabalham em rede, de forma coordenada, e que apoiam diretamente as crianças e jovens e as suas famílias, através de um modelo de ação integral”.

De acordo com a organização “o Programa só potencia o trabalho em rede entre as instituições sociais, e promove uma ação coordenada com outros agentes no território (câmaras municipais, escolas, centros de saúde, entre outros), para dar uma resposta global e integral às necessidades das crianças, jovens e respetivas famílias”.

O Programa nasceu em 2007 em Espanha e, no início, foi implementado em cidades e áreas metropolitanas com maiores níveis de pobreza. Foi alargando a sua área de intervenção até chegar, em 2019, a todas as comunidades autónomas em Espanha.

Nestes 12 anos, “atendeu mais de 300 mil crianças e adolescentes e mais de 176 mil famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social”.