Início Pontos de Vista no Feminino “ADORO E ACREDITO NAS PESSOAS”

“ADORO E ACREDITO NAS PESSOAS”

“ADORO E ACREDITO NAS PESSOAS”

Quando é que foi edificada a LIVINGROUP e de quer forma é que a marca tem vindo a perpetuar um serviço de excelência em território luso, fazendo a diferença na relação com o mercado e o cliente?

A Livingroup surgiu de uma procura crescente por soluções adaptadas às necessidades de um portefólio diversificado de clientes com backgrounds muito distintos a nível cultural. A expansão do grupo para novas áreas de negócio só vem provar a nossa força. Como fatores de diferenciação. Talvez destacasse o facto de vermos as diferenças como força, e de tratarmos todos os clientes e parceiros com grande proximidade, atenção e respeito. Fazemos todos parte

de uma grande equipa e, acredito, que é isso que nos torna uma marca de referência em todos os setores onde atuamos.

Sendo este setor um segmento cada vez mais competitivo e concorrencial, de que forma é que a LIVINGROUP tenta marcar a diferença no relacionamento com o cliente e o mercado?

O mercado do imobiliário vive, neste momento, tempos de grande mudança e dinamismo. A chave do sucesso reside na nossa capacidade constante de adaptação a diferentes realidades e à compreensão total das necessidades específicas dos nossos clientes. Aceitar a diversidade cultural e saber apreciá-la em todo o seu esplendor, é sem dúvida, a nossa maior força.

Quem é Viviana Pelágio e porquê a aposta neste projeto? Quais têm sido os maiores desafios do mesmo e como é que a sua liderança tem sido importante para contornar os obstáculos diários?

Sou Mãe, sou Mulher sou uma pessoa simples, adoro e acredito nas pessoas, batalho pelas relações, questiono-me muito e entre tantas dúvidas encontro as minhas convicções que transformo num ato de fé pelo qual luto. Sou Assistente Pessoal do CEO e Office Manager da Livingroup. Para mim apostar neste projeto foi uma aprendizagem de RH. Trabalhar diretamente com o board de administração e paralelamente ser responsável pelo escritório é exigente. É fundamental saber estar com todos. Ser Office Manager é ser responsável não só por um espaço físico, mas ter uma preocupação igual com todas as pessoas que nele convivem. Uma empresa é um projeto de pessoas. Todos na minha equipa são fundamentais e sabem-no. A minha forma de liderar começa pelo reconhecimento e valorização de todos com quem trabalho. Os obstáculos diários são contornados, pela auto liderança que cada colaborador tem e pela união de equipa, que reforça a eficácia e sucesso deste grupo.

Num passado ainda não muito longínquo, este setor era composto por um número superior de homens, algo que mudou nos dias de hoje. Na sua opinião, quais foram os pontos centrais que levaram a esta mudança de paradigma e realidade?

É inegável que em Portugal, bem como no mundo, existe uma grande desigualdade entre géneros. De qualquer forma, cada vez mais assistimos, a uma luta maior para eliminar estas diferenças culturais. O paradigma mudou com o tempo, como diriam “a necessidade aguça o engenho”. Nos dias que correm e com os inúmeros exemplos de mulheres cheias de garra e vencedoras, a desigualdade de géneros deixa de ter lugar. Julgo que cada vez mais somos conscientes que somos capazes de fazer mais e melhor. Somos disponíveis, comprometidas e responsáveis com os projetos e as pessoas com quem nos comprometemos.

No seu dia a dia, de que forma procura colocar em prática essas mesmas caraterísticas em prol de uma dinâmica equilibrada e positiva no domínio do bem-estar das equipas/recursos humanos da marca?

Somos uma PME, onde valorizamos a autenticidade e a liberdade de expressão. A equipa que me acompanha é uma equipa real, de confiança, onde partilhamos ideias, sabemos ouvir críticas, aprendemos com os erros, sabemos cair e levantar. Sabemos que ninguém é perfeito e ninguém sabe tudo. Ajudamo-nos nas fragilidades e respeitamos as diferenças de cada um. Admiramos a individualidade de cada membro da equipa e incentivamo-nos a ser autónomos de forma a inspirarmo-nos mutuamente. As diferenças são sempre a nossa maior força e é da diversidade que nascem as melhores ideias.

Existem diferenças entre uma liderança feminina e uma masculina ou a questão da importância do verdadeiro líder não pode ser resumida somente a questões relacionadas com o género?

Vai muito para além do género, apesar de reconhecer que tipicamente há características associadas predominantemente a mulheres e a homens. A importância do verdadeiro líder não é uma questão de gênero. O tema da liderança tão falado, escrito e comentado é relativo. Perdeu-se muito o uso da informação para a aprendizagem e tornou-se, uma espécie de guia a seguir de como se lidera bem ou mal, como se existisse uma estratégia de sucesso a seguir, uma constante comparação da existência do mau líder para enaltecer o bom. Uma boa liderança a meu ver não tem termo de comparação. Os líderes são diferentes, podem ser homens ou mulheres, têm de ser humanos, reais e leais. A liderança é criada e baseada no ambiente específico, aplicada diariamente, adaptada às diferentes personalidades, estratégias e planos de negócio decididos e pensados. Não é uma regra generalizada onde possa existir o correto ou o errado. Não pode ser usada como um estatuto, mas sim como uma ferramenta de equipa. O aspeto fundamental da Liderança, é a meu ver o sentido de proximidade e a autonomia que se dá ao colaborador para se sentir livre e inspirado, permitindo desta forma que contribua com as suas melhores ideias.

O que podemos continuar a esperar de si e da marca para o futuro?

Inovação e consistência, acima de tudo, consistência. Somos uma marca credível, experiente, profissional e dedicada, é assim que queremos continuar a ser vistos, pelos clientes e por todos os parceiros que trabalham connosco diariamente, de forma a proporcionar sempre um serviço de excelência.