Início Pontos de Vista no Feminino “Amo o que faço”

“Amo o que faço”

“Amo o que faço”

O percurso de qualquer empresa é marcado por altos e baixos, sendo que somente aqueles que conseguem ultrapassar os momentos menos bons é que conseguem alcançar a excelência e, assim, promover e fomentar resultados positivos e de valor em prol da qualidade, marcando esse cartão de visita de quem pretende prestar um serviço de sublimidade e superioridade em prol dos seus clientes e parceiros.

A Revista Pontos de Vista foi conhecer uma dessas entidades, e conversou com Grácia Sofia, Responsável e Fundadora da Grácia Sofia Unipessoal, Lda, uma empresa que se dedica ao trabalho manual direcionado para diferentes áreas, como vestuário, calçado, têxtil lar, banho, joalharia, entre outros. Um dos fatores mais preponderantes da empresa passa pela capacidade que tem em personalizar e chegar ao que o cliente pretende e deseja, pois, esta também é uma área que vive e muito das sensações, emoções e sentimentos que são colocadas em cada peça, em cada trabalho, em cada aplicação. “Tudo tem de ter dedicação e paixão ou não vamos conseguir alcançar o que queremos e comigo não foi diferente. O gosto que tenho por esta arte é fundamental para o sucesso”, revela a nossa entrevistada, ela que tem um percurso que a ajudou a ser aquilo que é hoje. “Não tenho qualquer dúvida que o meu passado permitiu-me ter uma bagagem preciosa que me permite ser o que sou no presente e, ao mesmo tempo, preparar diariamente o futuro”, afirma, lembrando que antes de criar o seu próprio negócio, “trabalhei durante quatro anos na estamparia Costampa, e foi através deste percurso, que surgiu o meu gosto por trabalhos com arte. Esta paixão, foi de facto tão relevante para mim, que me levou a apostar neste ramo. Decidi lutar por aquilo em que acreditava e desejava e fundei a Grácia Sofia Unipessoal, Lda, empresa de trabalhos manuais”, esclarece a nossa entrevistada.

15 anos de luta e muita satisfação

Tem sido um trabalho quotidiano, “mas de enorme paixão”, e já diz o velho ditado, «quem corre por gosto não cansa» e fazendo jus ao poeta Fernando Pessoa, «Deus quer, o homem sonha, a obra nasce», neste caso quem sonhou foi uma Mulher, Grácia Sofia, uma líder determinada, perseverante e lutadora e que tem levado a empresa a um patamar elevado, marcado por 15 anos de vida, que comemora este ano. E o que dizer desta década e meia de vida? Que sensações? A nossa interlocutora não tem dúvidas, acima de tudo, “de luta, muita batalha, conquista, muito trabalho, persistência e muita dinâmica. Um trabalho viciante que preenche os meus dias e o meu coração. É uma vida dedicada quase a 100% a este projeto desenhado por mim. Um projeto difícil, mas que aos poucos tem vindo a crescer de forma significativa a nível nacional e internacional”, assevera satisfeita a nossa entrevistada.

De salientar que na Grácia Sofia Unipessoal, Lda, tudo é feito com o timbre da personalização, pois aqui faz-se todo o género de aplicações manuais, sendo que é de realçar os macramés e as diversas aplicações com vários tipos de pedras, pérolas, missangas e canutilhos. “Começamos por simples aplicações no vestuário, mas fomos conquistando, fruto do nosso trabalho, as restantes áreas”, revela Grácia Sofia, lembrando que um dos pontos fortes da empresa, entre outros, passa pela capacidade que tem na qualidade imposta e no cumprimento dos prazos de entrega “que são sempre uma das nossas prioridades. Tem sido essencial essa capacidade e pensar no crescimento que temos conseguido obter, é um sentimento gratificante após tantos anos de dedicação a esta área. Acima de tudo, trata-se de um crescimento reconhecido pelos meus clientes, que dia após dia, confiam no meu trabalho e me desafiam a fazer cada vez mais e melhor”, revela a nossa entrevistada.

O lema: Equipa + Clientes = Empresa

E onde entra a equipa? Qual a importância dos mesmos no êxito alcançado? A fundadora não tem dúvidas, “são fundamentais” e a própria cultura das colaboradoras, cerca de 95% da equipa é de nacionalidade russa e ucraniana, tem sido importante, pois revelam constantemente uma capacidade técnica e criativa acima da média, com resultados positivos e diferenciadores em prol da empresa e dos respetivos produtos. É isso mesmo que Grácia Sofia idealizou, ou seja, uma entidade que se dedica de alma e coração aos trabalhos que executa e que gosta de ser desafiada pelos clientes. “Sou assim, ou seja, gosto de desafios e gosto que me coloquem à prova e abraço todos os desafios com ânimo e dedicação. “Para mim, todos os clientes merecem o meu maior respeito e agradecimento. Acompanharam-me durante todo o meu crescimento, sendo a maior prova de confiança que me podiam ter dado. Quero que os meus clientes conquistem tudo o que pretendem, através do sucesso do meu trabalho. Quero estar sempre ao lado deles, e que saibam que só não farei por eles, aquilo que não souber fazer”, afirma a nossa entrevistada, revelando o seu lema: “Equipa + Clientes = Empresa. Este é o modelo e a fórmula do sucesso e se algum deles falhar, então o projeto pode estar condenado”.

Momentos que nos fazem crescer

Mas quem é esta Mulher, que é insatisfeita por natureza e muito exigente consigo e com os outros? Quem é Grácia Sofia? Que experiências ao longo da vida fizeram com que seja a Mulher e Líder que é hoje? São diversos os momentos que ao longo da vida mudaram as feições da nossa entrevistada, e se alguns foram duros, muito penosos, todos eles serviram para que a nossa interlocutora ficasse ainda mais forte. “Perdi o meu pai aos 16 anos e isso fez-me acordar para uma nova realidade. Foi um momento muito difícil porque o meu pai era para mim o melhor do mundo, um homem incrível e um profissional fantástico, ou seja, a referência da minha existência e perdê-lo foi como iniciar uma nova vida”, assevera, assegurando que essa tragédia pessoal também a levou a querer demonstrar que era capaz de singrar. “Quis provar à minha mãe que apesar de ter perdido o seu marido e companheiro de vida, que ganhou uma filha mais atenta e preocupada e procuro demonstrar isso no meu dia a dia e creio que, felizmente, o tenho conseguido”, revela Grácia Sofia, mãe de um menino de dez anos, que costuma dizer que a “mãe é a melhor do mundo, e uma mulher para todo o terreno”, diz, satisfeita. “Considero que, para ser o que sou hoje, tudo se deve à força, que todos os dias, a minha mãe e o meu filho me transmitem. Eles são os pilares da minha vida. Para além disto, considero-me uma mulher persistente, que dificilmente desiste dos seus sonhos. Crio objetivos a mim mesma e quando os consigo concretizar, penso nos próximos”, refere, lembrando que a experiência que teve na Estamparia Costampa, gerida por Joaquim Costa, “foi uma excelente oportunidade para mim atendendo à criatividade que esta empresa tinha e onde deixei amizades que considero para a vida”.

Para os valentes é a oportunidade

Não sendo uma mulher que se deixa abater facilmente, Grácia Sofia confessa, contudo, que de início não foi fácil, principalmente pelas vozes e pensamentos que alguns tinham perante o projeto de lançar a sua empresa. “Achavam que uma empresa de trabalhos manuais nunca chegaria onde consegui chegar”, revela. E o que fez a nossa entrevistada? O que tão bem sabe fazer. Deitou mãos à obra, desvalorizou as vozes da tragédia e seguiu o seu caminho, dando a resposta aos seus críticos como tão bem sabe fazer. “Com trabalho e dedicação e a partir daí os resultados começaram a aparecer e provei que em Portugal também se pode ter sucesso nesta área. Hoje temos qualidade, reconhecimento e prestígio. Demonstramos diariamente que conseguimos ter produtos de excelência e com preços competitivos, tudo isso sustentado por uma mão de obra qualificada, profissional e que perpetua uma excelente capacidade de resposta”, assume Grácia Sofia, que não esquece a importância dos recursos humanos da empresa ao longo deste trajeto. “Meti na cabeça, que se o meu sonho é fazer o que ninguém quer fazer, o caminho passa por ter as pessoas certas ao meu lado. Conseguir a equipa certa, também não foi tarefa fácil. Contudo, atualmente, considero que tenho uma equipa, que é a minha segunda família. Uma equipa que me motiva sempre em cada passo que dou, sempre que posso”.

Victor Hugo escreveu: O Futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade. E Grácia Sofia faz parte deste último grupo. Dos valentes. Dos que vão à luta e nunca se deixam cair. Dos que lutam até ao último fôlego e se hoje o cenário é positivo e a empresa segue uma linha de crescimento e evolução, para a nossa eterna insatisfeita, esta realidade ainda não é suficiente e quer mais. “Quero chegar onde os outros ainda não chegaram ou não quiseram chegar. Quero que a qualidade do meu trabalho e da minha equipa, deixe marcas e saudades. Através da minha persistência e trabalho, consegui chegar ao mercado inglês, francês, italiano e mais recentemente ao Dubai com a realização de trabalhos em macramé. O meu objetivo, é que todos os nossos trabalhos continuem a conquistar a nível internacional, nunca descurando o mercado nacional. É desta forma simples e universal que compreendo qual é o meu caminho. Ao fazê-lo, sinto uma grande paz, uma grande harmonia e um grande equilíbrio na minha vida”, assume convicta a nossa interlocutora, terminado esta entrevista com uma expressão que revela e personifica tudo o que é enquanto Mulher, Mãe, Filha e Profissional. “Amo o que faço e a ambição pela melhoria está inerente aos meus dias”.

o que eles dizem…

Amadeu Oliveira

Sócio Gerente da CTAJ – COMERCIO TEXTEIS AMADEU JOÃO, LDA, fornecedor da Grácia Sofia Unipessoal, Lda

“A empresa Grácia Sofia, tem bem definida a gestão empresarial. Essa boa gestão gere bons resultados na esfera dos negócios, a começar pela produtividade dos colaboradores, que é estimulada por meio de uma liderança altamente qualificada. É uma empresa com produtos de excelência na indústria da moda. A exigência pela qualidade transmitida pela Grácia Sofia, é franca e clara e isso ajuda-nos a garantir o fornecimento de produtos que satisfaçam as necessidades dos seus clientes. Acreditamos no sucesso da empresa Grácia Sofia”.

 

Gonçalo Almeida

Representante do mercado britânico

“Trabalhar com a Grácia Sofia é ter a certeza que irão cumprir o que é solicitado por nós enquanto cliente e que tudo farão para exceder a expectativa. Sempre tentando superar os níveis de qualidade e prazos de entrega, bem como terem a proatividade para tentar descobrir solução para todos os novos desafios que se lhes apresentam”.

Fátima Gonçalves

Colaboradora de um Cliente Nacional

É um orgulho fazer parte  de um trabalho tão especial, com essa  equipa maravilhosa e responsável, que responde com rapidez e qualidade. Uma equipa unida que sabe que só alcança os objetivos se todos remarem na mesma direção”.

O que dizem os SEUS colaboradores sobre Grácia SOFIA

» “Com a sua criatividade transforma uma peça vulgar em algo singular”

» “É lutadora e alegre. Criativa e positiva, com a capacidade de estar sempre a acompanhar as últimas tendências”

» “Muito séria, justa e respeitadora. Uma mulher bonita, moderna e com sentido de humor”

» “Uma pessoa que todos os dias nos encanta com o seu sorriso”

» “É uma lutadora nata, de enorme coração e sempre de braços abertos para ajudar os outros nos momentos mais complicados. Acima de tudo, é uma Pessoa fantástica e uma Mulher lindíssima”

» “Uma mulher orgulhosa do que alcançámos e da equipa que tem. Diariamente procura que tenhamos novos objetivos para alcançar novas metas”