Início Pontos de Vista no Feminino “SOU APAIXONADA POR AQUILO QUE FAÇO”

“SOU APAIXONADA POR AQUILO QUE FAÇO”

“SOU APAIXONADA  POR AQUILO QUE FAÇO”

Como todas as histórias têm um inicio, quando se deu esta paixão pelo direito/advocacia?

Venho de uma família de advogados. Conheci a advocacia através do meu pai. Em tempos livres acompanhava sempre o meu pai ao escritório e observava com muita atenção tudo aquilo que ele fazia, até que dei por mim a memorizar o nome de todos os seus clientes. Esta foi uma paixão que se foi conquistando ao longo dos anos. É uma área que está presente na minha vida desde a minha infância, e que agora, com 10 anos de experiência de atividade na M. Rodrigues & Associados, posso afirmar convictamente que sou apaixonada por aquilo que faço.

Que balanço é possível fazer destes anos de experiência na área enquanto profissional?

São 10 anos de experiência e balanço positivos. Anos de aprendizagem, crescimento e maturidade, numa área que assim o exige. É uma especificidade que necessita que estejamos sempre em constante evolução, prática, estudo, conhecimento e aprendizagem. Sou uma profissional bastante realizada e sortuda, porque sou apaixonada por aquilo que faço. É preciso ser diferente. E ao mesmo tempo, transmitir os valores que nos caracterizam e identificam. É um trabalho viciante.

Quais são os grandes desafios da atuação feminina, numa carreira maioritariamente masculina?

Nunca senti que fosse um desafio ser mulher numa carreira maioritariamente masculina. Contudo, é preciso nunca deixar de ser mulher e de ter vida pessoal. É possível conciliar. É possível sermos femininas o suficiente e não ter medo de arriscar. É claro que temos sempre de gerir prioridades, e, quando é necessário e possível a família ou a vida pessoal toma a primazia. Para um bom desempenho a nível profissional é essencial termos tempo para descontrair e recuperar energias. Acredito que a sociedade está a evoluir no sentido de libertar a mulher das suas responsabilidades familiares de há 20 ou 30 anos. Assistimos a uma gradual divisão de tarefas que dá mais tempo às mulheres para terem espaço para a sua carreira profissional sem prejudicarem a sua vida pessoal. No meu caso é fácil manter ambos de forma equilibrada. A mulher pode tudo, basta querer.

O que é Liderança Feminina (na Advocacia)?

No meu caso, é ter muita sorte com a equipa que tenho comigo, que me ajuda a liderar e me ajuda a crescer enquanto profissional. Trata-se de uma equipa competente, que colabora e que acrescenta em muito a M. Rodrigues & Associados. Nunca senti que o facto de ser mulher fosse um impedimento e uma dificuldade no que toca à liderança. A boa relação que tenho com a minha equipa e com os meus clientes, é a prova disso.

O que podemos esperar da Ana Almeida como mulher e profissional num futuro a curto/médio prazo?

Irei continuar a desbravar tudo em busca do crescimento e bem-estar da minha equipa. Deixar a minha marca todos os dias, primeiro na minha família, depois nos meus colaboradores, nos meus parceiros de negócio e nos meus clientes.