OPINIÃO DE PAULA MELO, COACH E LÍDER NO FEMININO

Um despertar diferente no meu olhar levou a uma tomada de consciência do quanto podemos estar mais congruentes e alinhados com as nossas expectativas. Neste sentido, o coaching foi e é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento individual, descobrindo a intenção constante de autodesenvolvimento e das transformações interiores que são facilitadoras e que conduzem ao equilíbrio pessoal.  No coaching, são trabalhadas áreas a nível individual e organizacional, que pressupõem a definição de objetivos de desenvolvimento que tendem a ser reparadores. Objetivos com um alinhamento S.M.A.R.T..

Como me encontro? Qual a consciência de esse estar?  É o desejado? Qual a melhoria estou disponível para me desafiar?

Os obstáculos acontecem e o acreditar que a ação depende de mim, posiciona-me diariamente a abraçar desafios profissionais, sociais e pessoais.  A Ética, a honestidade e o respeito pelo outro, tem sido os valores de base da minha “Roda da Vida “. Valores estes que levam a uma ação e um estar na vida com coerência e com uma grande capacidade de gerir “ruídos interiores “que poderiam ser obstáculos na concretização dos objetivos e na gestão do dia a dia.

A Paixão pelas Pessoas sempre esteve presente em mim desde muito jovem.

Numa atitude genuína, cada vez mais me posiciono na vida com um comportamento de aceitação pelo outro, respeitando-o nos seus pensamentos e decisões. Profissionalmente, aprendi a desafiar-me diariamente enquanto gestora das minhas decisões e das minhas competências.  Projetos nacionais e internacionais acontecem onde o rigor, a paixão pela excelência, a confiança, as soluções, os princípios éticos rigorosos que partilho, fazem acontecer os resultados definidos.  Compreender e ouvir as preocupações de cada pessoa, permite criar e propor as soluções organizacionais mais adequadas, ajudando a concretizá-las sempre com um objetivo: as pessoas e o resultado.

Enquanto Mãe, o desafio de vida mais apaixonante que me põe diariamente à prova. Os meus filhos solicitam diariamente um comportamento de rigor e um ato de mãe presente! O estar presente, tem significados e expectativas diferentes para cada um de nós e é esta sintonia que diariamente, como mãe na minha atitude, me leva a crescer, a desafiar-me e a promover uma escuta ativa diária, fazendo com que suas expectativas sejam respeitadas e aceites na sua plenitude.

Somos desafiados pela vida, o que nos fez acreditar e agarrar com uma maior força a vontade de viver e de “saborear” cada momento com que esta nos presenteia. A impotência perante áreas da vida que não conseguimos controlar, devolvem-nos uma aprendizagem se as deixarmos acontecer.

Acreditar diariamente! Aprender a respeitar, a apoiar e a potencializar, é uma atitude com que no seio família me oriento. O autocontrole enquanto mãe e esposa são um enfoque diário.

A resiliência é gerida com uma maior assertividade, onde as inquietações são tranquilizadas e as respostas numa gestão emocional passam a estar alinhadas.

Enquanto Mulher, Mãe, Esposa, Profissional, Amiga e Cidadã do mundo, a gestão do tempo é um desafio diário.

E a tomada de consciência acontece quando sei que terminei de escrever este artigo e o momento do início do mesmo já está em outro domínio.

A que sabor nos Sabe a Vida?