Como surge esta paixão que já conta com mais de 20 anos de experiência?
O amor pelo marketing e comunicação surge com o projeto da Expo’98, foi simplesmente único e envolvente a todos os níveis. Uma de muitas coisas que aprendi com o mesmo foi “vestir a camisola”, pois só assim nos conseguimos envolver no espírito dos projetos/marcas e entender o nosso cliente nos objetivos que têm a curto e a longo prazo. Todos os dias dedicamos o nosso know how para garantir os melhores objetivos de cada marca/projeto.
Como foi abraçar um projeto como este?
Face ao atual mercado, fiz uma análise dos prós e contras e vi que era a altura ideal para seguir com o projeto da 7/TOOLS. Convidei os melhores designers, criativos, programadores, social media managers e produtores com quem trabalhei durante 20 anos e apresentei os objetivos do projeto.
A minha equipa teria espaço e liberdade de horários sem necessitar de estar confinada a um espaço, sendo que a meu ver é uma benesse para toda a área criativa – sem prisões nem complicações.
Que avaliação faz da situação profissional das mulheres na área do Marketing e Comunicação?
Posso dizer que na minha equipa criativa são só mulheres, no meu ponto de vista as mulheres encaixam na perfeição na comunicação, no que respeita à sua questão as mulheres devem criar o seu próprio modelo, sem “imitar” o papel do homem.
Qual a posição da 7/Tools no que respeita à seleção dos profissionais que constituem a sua equipa?
A seleção é feita pelo portfólio e provas dadas como profissionais na área em que trabalham, apenas isso.
Que tipo de estratégias uma mulher de marketing e comunicação adota, geralmente, ao iniciar a sua carreira profissional nesta área?
Quando um profissional se inicia no mercado de trabalho, o que tem que valer é sua seriedade, rigor e competência, não o seu género.
Na área do marketing e comunicação temos que conhecer as nossas melhores virtudes e enaltecê-las, fazendo uma analise swot pessoal, após isto, tudo virá por acréscimo.
Quais os maiores desafios ou, se assim entender, vantagens associadas ao género feminino nesta área?
Mais de 70% dos produtos que existem no mercado, são destinados às mulheres, assim quem melhor poderá fazer esse papel do que uma mulher?
Quando falamos de cargos de topo em grandes empresas, gostamos de saber como é a relação entre a progressão de carreira e a questão do género. Como é ser líder deste grande projeto enquanto mulher?
Na atualidade a mulher tem um papel soberano na família, é um alicerce fundamental. face a este ponto a mulher de hoje tem de ser multifacetada a todos níveis: família, trabalho e dona de casa, sendo que é uma tarefa de supermulher e por vezes até nos esquecemos de nós próprias. Por isso mesmo tenho reservado na minha agenda um período do dia para me dedicar a mim mesma, seja no aspeto espiritual como físico e acho que todas as mulheres o deveriam fazer. Por isto tudo, o dia das mulheres não deveria ter um dia específico, porque todos os dias são o dia das mulheres.
Em relação à questão de ser “líder”, considero que sou agente ativo na minha equipa e que preciso deles como eles precisam de mim. Nos brainstorming que fazemos, todas as opiniões são válidas e importantes, por isso aprendo todos os dias com eles e eles comigo.