Início Pontos de Vista no Feminino “É IMPORTANTE HAVER SEMPRE UMA MULHER NOS LUGARES DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES”

“É IMPORTANTE HAVER SEMPRE UMA MULHER NOS LUGARES DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES”

“É IMPORTANTE HAVER SEMPRE  UMA MULHER NOS LUGARES DE DECISÃO  NAS ORGANIZAÇÕES”

Como foi abraçar a gestão desta empresa com tanta história?

Desde o início que entrei para a BAU que vi que este era o meu projeto de vida, uma empresa com um caminho já realizado, mas com espaço de manobra enorme para evoluir, ao qual podia dar o meu contributo pessoal. Com o tempo, verificámos que afinal tinha capacidades e softskills para as funções que me foram confiadas. O meu percurso dentro da empresa tornou-se maior quando fui convidada a fazer parte dos quadros e do próprio capital social. Tem sido incrível, o caminho que estamos a percorrer.

Quais as expectativas para este desafio profissional?

A BAU tem tido uma grande evolução e mudança nos seus paradigmas, para conseguirmos estar no mundo da construção, que é muito instável e volátil. Continuo a acreditar que é uma empresa com bons alicerces, fazemos o possível para que quem colabora connosco se sinta “em casa”. O desafio são sempre as pessoas, porque a empresa é formada por pessoas, cada uma com a sua maneira de comunicar. A BAU já é conhecida pelo seu know-how relacionado com os serviços de engenharia e das impermeabilizações especiais.

Enquanto diretora comercial o que é para si mais interessante na área em que trabalha?

Como diretora comercial e como parte integrante da empresa, o que me mais motiva é conseguirmos solucionar as questões e problemas que os nossos clientes têm num menor espaço temporal possível. Gerir a área comercial não é de todo fácil, podemos até considerar que o departamento é uma peça importante do motor do desenvolvimento da empresa, visto que estão inseridas todas as ações que fazem as outras áreas funcionarem plenamente. Existe uma componente estratégica nesta função para que a BAU consiga ser conhecida pela sua qualidade/execução e não pelo preço.

Na sua opinião, o que representa a liderança no feminino?

Julgo que é importante haver sempre uma mulher nos lugares de decisão nas organizações. A sociedade em que estamos já está consciente que as mulheres podem ocupar um lugar na estrutura de topo nas empresas. Contudo nem sempre é fácil, é necessária uma grande capacidade de liderança, compreensão e capacidade de gestão, e ao mesmo tempo, haver colegas que nos apoiam e nos ajudam a desempenhar um trabalho conjunto.

Hoje em dia muito se debate o tema “liderança empresarial”, dividida por géneros. A forma de trabalhar de uma mulher é inevitavelmente diferente da metodologia de um homem?

Eu digo que sim, não desfazendo do trabalho dos homens numa gestão de topo, as mulheres acabam por ser igualmente organizadas, metódicas e coordenadoras. No entanto, os homens têm outras qualidades que podem ser sempre compreendidas e compatíveis, às quais se podem unir forças para um bem maior, e que as mulheres, de uma forma geral podem não ter.

O mercado evoluiu e com ele trouxe novos estímulos e tendências como é o caso da tecnologia. Qual é a estratégia da BAU Special Solutions neste sentido?

A BAU é uma empresa especializada na vanguarda da aplicação de soluções especiais para o setor da construção. É fundamental possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à realidade da empresa, com o foco na satisfação dos clientes e melhoria contínua do serviço prestado. Formamos os colaboradores para um bom desempenho, uma maior capacidade de resposta e alertar para a crescente tecnologia, com novos produtos com qualidade, adaptado a cada patologia, cada obra e a cada cliente.

Estão presentes no mercado espanhol e português. Que outros mercados pretendem abraçar?

A BAU nasceu em Barcelona em 2009, passado um ano radicou-se em Portugal e desde então desenvolvemos a área de negócio de forma autónoma, tendo mantido e reajustado o core business. Sempre teve uma componente internacional nas suas obras, mercados como a Argélia, Colômbia, Espanha, Qatar e Geórgia. Neste sentido pretendemos continuar a alargar os horizontes para outros mercados internacionais.

Qual é a proposta de valor apresentada pela BAU Special Solutions? O que mudou desde a vossa entrada no mercado?

Verificou-se que as empresas de grande dimensão não tinham capacidade de resposta para estas especialidades tão técnicas, pelo que a BAU veio ajudar nesse sentido. Por sermos uma empresa de pequena dimensão, conseguimos ser mais ágeis e deslocar para vários pontos do país ou até mesmo ao nível internacional.