Início Pontos de Vista no Feminino “A questão essencial é não colocar rótulos”

“A questão essencial é não colocar rótulos”

“A questão essencial é não colocar rótulos”

Quando foi edificada a WINICIO – Land of Believers e de que forma é que a marca tem vindo a apresentar um conceito diferente e positivo no segmento de atuação?

A Winicio é uma Agência de Publicidade 360º que nasceu em 2006 pela mão de André Almeida e Miguel Fernandes. Eu entrei cerca de um ano mais tarde, uns anos depois assumi a Direção Executiva e há três anos tornei-me sócia maioritária e CEO. Em 2017, a Filipa Alves assumiu a Direção Criativa da Winicio e, desde aí, lidera comigo a Agência. O André Almeida continua ligado à Winicio como sócio, mas vive fora do país: não está presente no dia a dia, mas discutimos as grandes decisões.

Somos uma empresa de cerca de 20 pessoas, trabalhamos todas as áreas da comunicação, temos Clientes e marcas que caminham connosco há muitos e muitos anos, que cresceram connosco e temos parceiros com quem trabalhamos também há muitos anos, que nos ajudam todos os dias a concretizar os projetos.

Como marca somos a Winicio, The Land of Believers. Somos a terra dos que acreditam. Acreditamos nos bons conceitos e nas boas ideias. Acreditamos que boas ideias têm o enorme poder de mudar o mundo. Acreditamos nas relações e que as boas relações fazem magia.

Somos inconformados, acreditamos que uma marca forte tem que constantemente reinventar-se. E que tudo isto só faz sentido porque somos verdadeiramente apaixonados. Em que é que somos únicos? Acreditamos. Verdadeiramente acreditamos. É esta a bandeira que acenamos e o que nos guia todos os dias. É o que nos faz acordar para trabalhar. É este acreditar sempre de que o amanhã tem que ser melhor do que hoje,  que temos que conhecer cada vez melhor o negócio do Cliente, que a marca tem que ser diferente, relevante e única e que isto, só é possível se andarmos de mãos dadas com o Cliente.

A Catarina Byscaia de Carvalho apresenta uma longa carreira, tendo passado por diversas marcas, sempre em posições de destaque. O que é que o seu estilo de liderança tem aportado para a marca?

As marcas que criamos acabam sempre por ter um bocadinho de nós e isso é ainda mais verdade quando são as nossas marcas. Sou exigente, faço tudo com paixão, sou inconformada, acredito em relações estáveis e duradouras e acredito que a única forma de ter sucesso a longo prazo é procurando sempre a verdade e a excelência. E sou uma apaixonada pela vida.

Tudo isto – a exigência, a paixão, o inconformismo, a procura de relações sólidas e do fazer sempre melhor sob pena de ficar para trás – obviamente é transferido para a Winicio, para as pessoas que contratamos, para os nossos Clientes e Parceiros e para o nosso ambiente de trabalho.

A Winicio é uma soma de muitas coisas e de tudo o que as pessoas que dela fazem parte transferem e transferiram para a marca, ao longo dos nossos 14 anos. Isso começa em mim, mas passa pelos outros sócios André Almeida e Filipa Alves, e por todas pessoas que trabalham e já trabalharam connosco, sejam Colaboradores, Clientes ou Parceiros.

De que forma é que as diferentes experiências que teve em diferentes entidades, lhe aportaram uma maior capacidade para liderar e assumir mais riscos e novos desafios?

Hoje integro em mim tudo o que aprendi em todas as marcas de referência por que passei. E isso é muito rico e muito forte. As empresas por que passei, as marcas que trabalhei, as pessoas com que me relacionei deixaram a sua marca em mim e mudaram-me, transformando-me naquilo que sou hoje.

A vida é um caminho em que vamos aprendendo, somando experiências, conquistando e perdendo, rindo e chorando, errando muitas vezes, mas o importante é nunca perder de vista a razão pela qual caminhamos. Se isso acontecer, as diferentes experiências tornam-nos mais fortes, mais seguros e também mais humanos. Conhecer os nossos defeitos e tentar corrigi-los, mesmo que isso seja uma luta diária, reconhecer os nossos erros, potenciar as nossas qualidades e perceber a importância que tem a nossa integridade na forma como lidamos connosco próprios e com os outros, são passos essenciais na vida e só se aprendem com a experiência. E, obviamente, tudo isto torna-nos líderes pelo menos mais seguros e capazes de arriscar mais. O importante não é querer agradar toda a gente e sim sentirmo-nos bem com as decisões que tomamos.

Olhando o panorama global, como é que vê hoje em dia as Mulheres e a sua preponderância no universo das empresas e dos negócios? Sente que evoluímos neste capítulo? O que ainda falta?

Globalmente, continuamos a viver num mundo profissional mais liderado por homens do que por mulheres. Mas, apesar de tudo, sinto que já se percorreu um longo caminho neste sentido. Há muitas sociedades que ainda são claramente machistas. E Portugal é um país com uma cultura tradicionalmente machista. Mas tem evoluído muito. E também acho que depende muito das áreas. Em Publicidade e outras áreas mais criativas, até mesmo no Marketing, vemos há já, vários anos, muitas mulheres assumirem cargos de liderança.

É importante criar na sociedade, mais concretamente no universo empresarial, um sentido de maior equilíbrio nas oportunidades dadas às Mulheres?

Em tudo na vida deve haver um equilíbrio. No universo empresarial também. Um CEO não deve ter condições mais baixas por ser mulher nem uma empresa deve deixar de contratar alguém para determinado cargo por ser mulher. As mulheres têm de forma geral características diferentes dos homens. Têm um sexto sentido, de forma geral mais sensibilidade, são geralmente mais emocionais. Em determinadas funções e áreas estas caraterísticas são muitíssimo preciosas.

Mas isto não são regras, não é necessariamente sempre assim, uma mulher pode ser extremamente fria e um homem extremamente sensível. A questão essencial é não colocar rótulos. O importante não é ser mulher ou homem, mas até que ponto o perfil e caraterísticas da pessoa se adequam à função.

O Dia Internacional da Mulher comemorou-se no passado dia 8 de março. Que mensagem gostaria de deixar sobre a importância desta data?

Qualquer mulher, qualquer que seja a sua raça, origem, profissão é um exemplo e inspiração para o mundo que a rodeia. Seja qual for a dimensão deste mundo. Por isso, o mais importante é traçar o seu caminho e nunca deixar de acreditar. Acreditar e nunca desistir são a garantia que o caminho é em frente e que conseguimos vencer os obstáculos.