Início Pontos de Vista no Feminino “O segredo é ter paixão por aquilo que faço”

“O segredo é ter paixão por aquilo que faço”

“O segredo é ter paixão por aquilo que faço”

A JobImpulse é hoje um dos principais players no domínio de serviços de recursos humanos, estando presente no mercado há cerca de 14 anos. No sentido de contextualizar o nosso leitor, como é que a marca se define e apresenta um serviço de valor em prol do vosso cliente?

Somos uma empresa multinacional alemã focada na prestação de serviços especializados de RH. Operamos há oito anos no mercado português. Acreditamos que com a nossa vasta experiência na gestão de RH, com a equipa de consultores especializados conseguimos proporcionar às pessoas uma orientação, preparação, formação para atingirem o sucesso ou o seu sonho profissional. Como diz o nosso slogan “Oferecemos um Futuro e levamos as pessoas ao êxito” sempre com muita paixão e dedicação.

O nosso Know How, a nossa forma de trabalho é orientada para prestar um serviço de excelência, oferecemos soluções à medida das necessidades do nosso cliente. Potencializamos o valor do departamento dos RH, valorizando talentos pois só assim quer as empresas quer os colaboradores conseguem criar sinergias positivas com vista ao seu desenvolvimento/crescimento.

 

Como Diretora Geral, como é que carateriza a sua liderança e de que forma é que a mesma tem aportado bons resultados para que a marca alcance os seus desideratos?

A minha liderança é assente sobretudo na proximidade com a minha equipa, faço constantemente reuniões de follow up, quero estar presente nos bons, nos maus momentos, incentivando apoiando para que a equipa se sinta motivada e direcionada para as soluções e não problemas. Sou a favor da pressão positiva e não excessiva, sou boa ouvinte e tento transmitir a confiança a iniciativa e comunicação interna necessárias, nunca esquecendo a humildade e o sentido de justiça.

Mas o verdadeiro segredo é ter paixão por aquilo que faço, todos os dias acordo motivada para trabalhar, com novas ideias, projetos e isso acaba por contagiar quem trabalha comigo. Quando fazemos o que gostamos e nos apaixonamos diariamente, pelos desafios que encontramos o sucesso é garantido.

É legítimo afirmar que esta “aventura” a mudou enquanto pessoa e profissional? Se sim, em que aspetos?

Sem dúvida esta “aventura” mudou a minha vida enquanto pessoa e profissional, a partir do momento que decidi abandonar a minha zona de conforto onde estava há oito anos e abraçar este projeto começando tudo de novo foi o despoletar de potencialidades que eu própria desconhecia que tinha, tornei-me mais confiante, mais resiliente, determinada, mais líder, hoje falo inglês fluentemente, há uns anos atrás tremia cada vez que tinha de o falar. O trabalho, dedicação, paixão e persistência é a chave fundamental para chegar onde queremos.

Ao longo do seu percurso profissional, alguma vez sentiu que o facto de ser mulher lhe colocou mais obstáculos no seu caminho? Se sim, de que forma os procurou contornar?

Infelizmente muitas vezes a sociedade valoriza mais a imagem da mulher do que o seu profissionalismo, competências, potencialidades, mas isto nunca me impediu de continuar a lutar pelos meus objetivos e sonhos, sempre soube onde queria chegar e aqui estou! Como dizia Fernando Pessoa, “O Sonho Comanda a Vida.” Não considero que tenham sido obstáculos, mas sim desafios que me deram bastante bagagem e aprendizagem.

Na sua opinião a liderança positiva tem género? Ou não podemos resumir à questão do género a vertente de uma liderança positiva, construtiva e dinâmica?

Independentemente do género o importante para se adquirir uma liderança positiva são as competências, os valores, a personalidade tanto existem líder positivos homens como mulheres e vive versa.

Mas se falarmos no impacto da liderança positiva nos RH, pela experiência que tenho as mulheres tem características diferentes, nomeadamente a sensibilidade o saber ouvir tão importante nesta área e que permite muitas vezes oferecer o conforto e a estabilidade a quem as procura, chave fundamental para o sucesso dos RH em empresas.

Sente que hoje o paradigma mudou e que as mulheres têm hoje mais oportunidades e são devidamente reconhecidas pelas suas capacidades de liderança?

Sim cada vez mais encontramos mulheres em profissões de topo, verdadeiras líderes com capacidades profissionais e pessoais extraordinárias, no entanto ainda há muito a fazer sobretudo na questão da igualdade salarial. Recordo-me que quando iniciei o meu percurso profissional em 2003 os principais decisores e gestores eram homens, hoje e sobretudo na área dos RH pelas características que já mencionei são maioritariamente mulheres.

Quais são os grandes desafios da marca para 2020?

Para 2020 o nosso grande desafio é continuar a crescer mantendo a qualidade e o profissionalismo que nos distinguem. É todos os dias em conjunto construirmos laços de confiança com os nossos parceiros e colaboradores. Em 2020 estamos também focados em diversificar os nossos serviços na área do Outsourcing.

A 8 de março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Quão importante é realçar esta data?

Esta data infelizmente está a tornar-se cada vez mais banalizada pela conotação comercial que lhe é atribuída e não pelo verdadeiro significado da data. Muitas mulheres comemoram esta data sem conhecer a verdadeira história, uma história de revolta, de luta das mulheres pelos seus direitos e contra as condições de trabalho precárias em que viviam.

Este dia continua a ser importante, porque continua ainda a não haver igualdade e é preciso relembrar que ainda há muito a fazer pela igualdade do género, temos como exemplo a violência doméstica, o casamento infantil os direitos de cidadania, a disparidade salarial. Por exemplo em alguns países as mulheres são proibidas de conduzir, de viajar para o exterior de abrirem conta bancária e se quiserem tirar um curso superior tem de ter aprovação de um parente do sexo masculino. É sobre estas questões que temos que refletir.