Início Pontos de Vista no Feminino “Sem desafios a vida não seria a mesma coisa”

“Sem desafios a vida não seria a mesma coisa”

“Sem desafios a vida não seria a mesma coisa”

Ana Mação é Consultora Imobiliária, um desafio e uma vocação desde sempre. O que a define enquanto mulher e profissional?

Para uma pergunta complicada, uma resposta simples: sou Mãe, Mulher, Amiga e uma Profissional em quem os meus clientes podem confiar! São estes os quatro pilares da minha vida ao redor dos quais procuro gerir um equilíbrio nem sempre fácil. Para quem tem a minha profissão não existem horários nem momentos em que podemos abdicar de ser um destes quatro personagens. Cada dia é uma luta onde procuro balançar o tempo que destino a cada um deles. O que me define? A capacidade de sonhar e de realizar esses sonhos. Um coração gigante, uma ambição e uma garra de viver e gostar de conviver, procurando ser feliz com coisas simples, mas onde cada pormenor conta!

O seu percurso profissional está muito ligado à área imobiliária. Enquanto consultora o que a fascina mais nesta área?

Em primeiro lugar conhecer pessoas! Esse é um bónus que esta profissão proporciona. Tenho o privilégio de “colecionar” amigos junto de cada cliente que me contata. Em segundo lugar, realizar o sonho que os meus clientes acalentam de encontrar a casa que os fará sentir “um passo mais à frente”. A mudança é um motor que nos impulsiona ao longo da vida, cabe a mim parte da responsabilidade de ajudar a que essa mudança seja para melhor!

 

Quais são os seus maiores desafios a nível pessoal e profissional?

A nível pessoal, ser uma mãe exemplar e como mulher preencher a minha vida de momentos felizes. Adoro viajar, conhecer novos lugares e fazer novos amigos. Como alguém disse antes: “O mundo é um livro e aquele que não viaja, lê sempre a mesma página”. A nível profissional, considerando que o meu sucesso na KW – Keller Williams foi arrebatador, o que me move hoje em dia em termos profissionais é não perder o comboio da mudança que todas as profissões enfrentam (e a minha em particular), rodear-me dos melhores profissionais e não deixar nenhum cliente sem a minha melhor resposta. Deixar a “minha marca” é fundamental em cada relação que estabeleço.

 

Que competências tem vindo a acrescentar à sua “bagagem” com estes anos de experiência?

O “digital” é uma trave mestra da minha atividade e um sinal da modernização em curso no ramo imobiliário. Procuro estar presente através dos principais canais digitais, de modo a fazer a diferença. Num mercado tão competitivo quanto o nosso e em que não se avizinham tempos de bonança, navegar a crista da onda é essencial para manter o sucesso alcançado.

 

Ser mulher e empresária representa…

O Desafio supremo! Vivemos num país que não facilita a vida de uma mulher … e muito menos a de uma empresária. É ainda mais complicado quando o sucesso nos bate à porta. A pressão vem de todos os lados. Procuro encontrar o lugar certo, onde a ambição do crescimento não comprometa os restantes objetivos. A vida é um todo e tem que ser vivida com equilíbrio. Não é fácil, mas sem desafios a vida não seria a mesma coisa…

 

Onde quer chegar? Como quer chegar? Quando chega?

Viver o dia presente sem ansiedade com o futuro nem arrependimentos sobre o que ficou por fazer é o primeiro passo para uma vida balanceada. Foco-me mais na qualidade do meu trabalho e no sucesso cliente a cliente, do que no “big picture” da minha carreira enquanto consultora e empresária. Só assim, consigo ser mais produtiva. Cada cliente exige de mim o máximo, não o posso colocar numa fila de prioridades. O tempo para apreciar o momento em que cheguei a uma nova fase é uma consequência do somatório destes múltiplos sucessos, e correspondentes dificuldades.

 

Que mensagem gostaria de deixar às mulheres que têm medo de arriscar no seu próprio negócio?

Portugal não facilita o germinar do espírito empreendedor que há em cada portuguesa. É um problema cultural, mas também de educação. Só há uma opção, é cada uma de nós colocar a ambição profissional num plano paralelo aos restantes. Definir uma estratégia, procurar aconselhamento e acreditar contra tudo e contra todos. A resiliência é a chave do sucesso! Não desistir apesar da ausência de resultados faz parte desse caminho. Para se ser uma empresária de sucesso, é fundamental conseguir perceber qual o local certo, rodear-se da equipa ideal, saber delegar as tarefas que outros fazem melhor, investir em Marketing, arriscar, abraçar novas tecnologias e fazer diferente. Acima de tudo fazer diferente!