Início Pontos de Vista no Feminino “Sonhar, Acreditar, Focar e Trabalhar”

“Sonhar, Acreditar, Focar e Trabalhar”

“Sonhar, Acreditar, Focar e Trabalhar”

Empreendedora nata, tem sido um verdadeiro exemplo de como as Mulheres podem sonhar alto e chegar bem longe. Qual é o principal segredo do sucesso alcançado ao longo do seu trajeto?

Sonhar, Acreditar, Focar e Trabalhar. Acredito que tudo começa com o desejo, o sonhar com o que se realmente quer. Em Portugal ainda temos uma cultura que sempre foi muito opressiva em relação ao empreendedorismo e que agora aos poucos se começa a tentar mudar. Por isso é preciso acreditar, focarmo-nos, definirmos bem os objectivos e o que temos que fazer para lá chegar e depois trabalhar, trabalhar, trabalhar. A atitude que temos quando nos lançamos nos desafios que aceitamos faz toda a diferença. Desde o início da nossa actividade que sempre tivemos uma postura pró-crescimento. Analisamos todas as oportunidades e decidimos sempre com base nos objectivos que temos definidos para a nossa empresa e que queremos alcançar. A abertura de lojas faz parte do nosso plano estratégico de crescimento, por isso mesmo é que temos vindo constantemente a acrescentar novos pontos de venda ao grupo Opticalia-Esonor como as nossas últimas duas lojas em dois shoppings de referência, o Nova Arcada em Braga e o Vila do Conde Style Outlet que se encaixam perfeitamente na nossa filosofia de moda.

Tem sob a sua alçada um vasto conjunto de espaços comerciais, e apenas para citar alguns, Opticalia Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Paredes, Penafiel, entre outros. Para que estes desafios e projetos sejam e continuem a ser um êxito, é fundamental munir-se de pessoas da sua confiança? É este também o segredo de um verdadeiro líder?

Sabemos que as equipas fazem toda a diferença. Seja no momento de ajudar o cliente a encontrar o que procura e que muitas vezes nem ele próprio sabe o que é; seja na gestão dos desafios com que se deparam diariamente. Daí que seja fundamental sim, como diz, termos as pessoas certas. Agora para isso também é necessário saber o que se procura quando se está a recrutar, formá-las com a cultura da empresa, saber delegar e dar-lhe espaço de manobra e oportunidade de crescimento. Acredito que um verdadeiro líder é aquele que reconhece e sabe exponenciar as melhores aptidões do seu staff, o que permite às pessoas crescerem pessoal e profissionalmente.

Daí que façamos questão de ter os nossos profissionais motivados e felizes, até porque eles são a linha da frente com o cliente. São o nosso cartão-de-visita.

A data 17 de fevereiro fica marcada por ter sido o início do seu sonho, pois foi nesse dia, há 23 anos, que inaugurou a sua primeira loja em Valongo. Quão especial é para si esta data e o que mudou passadas estas mais de duas décadas?

É um dia muito especial, pois foi o início do percurso, o concretizar de um sonho e desafio que propus a mim própria. É um dia em que obviamente recordo e faço um balanço. Olhando para trás, tenho que definir este percurso como de sucesso. Composto de alguns momentos mais altos que outros, mas acreditando sempre que é assim que se aprende, que se cresce e que se evolui.

No caso da nossa empresa não foi diferente, mas temos atualmente muito orgulho em olhar para o que construímos e vermos que temos tido sempre um crescimento ao longo dos anos, sustentando no nosso trabalho e numa equipa que no dia-a-dia coloca em prática toda a nossa filosofia da empresa. Passadas duas décadas, posso dizer que o principal se manteve, o sonho, o desafio, a vontade de fazer, de crescer e o trabalho constante.

Olhando o panorama global, como é que vê hoje em dia as Mulheres e a sua preponderância no universo das empresas e dos negócios? Sente que evoluímos neste capítulo? O que ainda falta?

Sempre acreditei que mais do que ser homem ou mulher, o importante é sabermos o que queremos, não baixar os braços e lutarmos pelo que acreditamos. Penso que ainda temos um caminho a percorrer em termos de determinação, definição de objectivos, espírito de sacrifício e trabalho. Mas olhando para o mundo e para as pequenas mudanças e conquistas que se vão fazendo no feminino, parece-me que cada vez mais as mulheres se sentem confiantes para ocuparem os lugares e posições que querem e que trabalham para atingir.

Existem muitos outros factores mais importantes que o género, como o desempenho de funções que lhe são atribuídas, a disponibilidade, a motivação, a ambição, a vontade de evoluir constantemente e ser boa pessoa. Estes sim, são os factores que consideramos essenciais para o sucesso profissional. Na nossa empresa, na Opticalia- Esonor- Olharlongo, o género não é importante, temos mais mulheres que homens, mas ambos são tratados da mesma forma e têm as mesmas obrigações e regalias dentro da empresa.

O que a define enquanto profissional? Quais as principais caraterísticas que considera que uma mulher deve assumir na liderança de um determinado projeto?

Sou uma mulher decidida, e tenho bem definido onde estou na minha vida e para onde quero ir, quer a nível pessoal quer profissional. Como líder, encaro as minhas equipas como minha família também e gosto de trabalhar com elas de forma a ajudar todos os colaboradores a desenvolverem as suas competências pessoais e profissionais e terem autonomia para tomarem decisões. Eles sabem que podem contar sempre comigo. E que o meu sucesso é o sucesso deles. Somos uma equipa/família.

Quais sãos os grandes desafios para 2020 da Opticalia?

O caminho será sempre o do crescimento e de aproveitamento de todas as oportunidades que o mercado apresentar, pois essa tem sido a nossa filosofia desde o início da Esonor dentro do Grupo Opticalia.

Para já a presença em mais centros comerciais continua a ser uma prioridade. No entanto, queremos também fortalecer a presença e o impacto das nossas lojas de rua. Acredito que temos que estar constantemente a procurar novas formas de evoluir e crescer quer a nível pessoal como profissional e daí que estejamos constantemente à procura de novas oportunidades. Um compromisso que sem dúvida reforçamos, com todos os que já são nossos clientes e todos aqueles que ainda o irão ser, é que continuaremos sempre a trabalhar com mesma convicção, integridade, profissionalismo e saber fazer.

O Dia Internacional da Mulher comemorou-se a 8 de março. Que mensagem lhe apraz deixar sobre esta efeméride?

As mulheres já há muito que provaram que são lutadoras e cada vez mais tomam conta dos lugares de chefia e de destaque a que têm direito. Apesar de em Portugal ainda ser um dos países em que ainda hesite desigualdade de acesso a determinados cargos e diferença salarial entre homens e mulheres, sinto que aos poucos as coisas estão a mudar. As mulheres continuam a lutar e a acreditar que vão conseguir chegar e ter acesso a oportunidades iguais. Cabe-nos a nós, mães, esposas, avós a darmos voz a esta mudança através da educação dos nossos filhos e filhas para que estes saibam que independentemente do seu sexo, se sonharem, acreditarem, se focarem e trabalharem irão conseguir atingir os seus objectivos.