Início Pontos de Vista no Feminino TRÊS PAIXÕES. TRÊS DESAFIOS

TRÊS PAIXÕES. TRÊS DESAFIOS

TRÊS PAIXÕES. TRÊS DESAFIOS

Porquê a aposta em três setores tão distintos?

Costumo dizer que em tudo o que faço tenho de ter paixão, e a paixão que tenho por cada um destes meus projetos é o que me move.

O meu grande projeto e também o primeiro, foi a Ciphra. Foi para esta área da consultoria e contabilidade que fiz toda a minha formação académica e a sua criação em 2006, foi o culminar de algo que já andava a pensar há algum tempo. É uma marca da qual me orgulho e da qual reconheço que tem vindo a ter um reconhecimento bastante notório.

O que dizer do Futebol Clube Barreirense? A minha ligação ao Barreirense, já vem desde jovem. Sempre fui uma adepta assídua dos jogos de basquete e futebol e transmiti esse interesse e entusiasmo aos meus filhos que desde pequenos assumiram-se como jogadores do clube na modalidade de basquete. Ao longo destes anos, fui fazendo parcerias e patrocínios, estive na mesa de assembleia e fui presidente do conselho fiscal, até chegar à presidência em 2019.

E como normalmente as coisas acontecem quando menos esperamos, a Starting Travel surgiu inesperadamente, também no ano de 2019. Sempre tive uma paixão enorme por viajar e a ideia desta criação eleva-se através de uma proposta de uma amiga com mais de 20 anos de experiência na área. Esta proposta inspirou-me uma grande confiança e através do meu background e networking, decidi apostar nesta agência que se destaca pelas suas linhas estratégicas que marcam a diferença, relacionadas com a saúde, desporto e necessidades especiais, com os lemas: Starting “for you” – Seja para onde for, à sua medida; Starting “health” – Dedicação exclusiva ao turismo de saúde; Starting “sports” – Para eventos e deslocações de atletas e grupos desportivos; Starting “accessible” – Dedicado às viagens para indivíduos com necessidades especiais.

O que pretende trazer ao mercado com cada um destes projetos? Quais as grandes apostas para cada um deles?

Com a Ciphra, uma vez que é uma empresa consolidada, a ideia que tenho, é continuar a fazê-la crescer. Como? Investir muito na marca e torná-la num franchising. Aproveitar as oportunidades, procurar investidores e fazer crescer a marca no país.

Quanto à Starting Travel, ainda há muito por fazer. É ainda uma marca muito “bébé” e precisa ainda de consolidação, de crescer, fazer mais parcerias a nível do desporto, saúde e mobilidade reduzida. Portugal tem recursos humanos e naturais de que outros países não dispõem. O nosso país tem sol, tem mar, tem boa gastronomia, pessoas simpáticas e todos estes fatores ajudam a termos condições para alinhar positivamente e decididamente neste caminho.

O Futebol Clube Barreirense conta com 108 anos de história. As suas modalidades principais são o futebol e basquetebol, mas o clube desenvolve igualmente as modalidades de futsal, ginástica, xadrez, kickboxing e natação.

O clube tem um grande historial em Portugal, sendo ainda hoje o 15º clube com mais presenças no escalão máximo do futebol português e um dos clubes com mais jogos disputados na Taça de Portugal. No basquetebol, tem no seu palmarés 2 Campeonatos Nacionais e 6 Taças de Portugal. E é assim neste registo que é preciso continuar. Continuar a crescer, apostar mais na visibilidade, na formação, na sustentabilidade financeira e na manutenção do património. Quero continuar a estar presente e a viver cada jogo como se fosse uma final.

O balanço que faço destas três áreas é muito trabalho, consistência e rigor, de forma a transmitir confiança a todos. Todos os dias aprendo com cada um destes três projetos e tiro o melhor que há em cada um deles.

Como tem conseguido gerir todos os seus empreendimentos?

Costumo dizer que tudo é possível com a ajuda das minhas equipas. São elas o segredo.

Que influência tem toda esta dedicação profissional na sua vida pessoal? É fácil conciliar?

Sempre fui uma mãe muito presente, contudo, admito que não era fácil por vezes, conciliar a minha vida pessoal com a minha vida profissional.

Atualmente, sou uma mulher muito independente e tenho sorte em já ter uma família estruturada e que me facilita toda esta dedicação. Tenho paixão suficiente e liberdade total para gerir todos eles e ainda ter tempo de estar com a minha família e amigos.

Estes dois parâmetros devem ser separados e eu sempre soube fazê-lo na perfeição. Devemos trabalhar os projetos e não trabalhar para os projetos, esse é o segredo.

Como é que é a Maria João Figueiredo em cada um destes setores?

Sou igual em todos eles. Nunca prescindi do meu lado feminino e do que sou em cada um dos meus projetos. O meu dia a dia é andar de saltos altos e maquilhada, independentemente do local onde estou. Sempre fui assim e nunca vou abdicar da minha essência por nada nem por ninguém. Atitude, compromisso, seriedade e rigor é a camisola que eu visto em cada um destes setores tão distintos e com os quais me identifico tanto.

O que é que lhe ensinaram as mulheres da sua vida? Mãe, avós, tias, primas, madrinhas, vizinhas, etc.

Eu tenho muitas mulheres na minha vida, mas há uma que me inspira todos os dias. A minha mãe. A minha mãe sem duvida que tem sido a mulher que mais me tem inspirado ao longo da vida. É uma mulher empreendedora, trabalhadora e atualmente, com os seus 74 anos continua a trabalhar, porque simplesmente não consegue estar parada. Aprendi imenso com ela através da resiliência que coloca em tudo na sua vida. É uma mulher que por onde passa, deixa uma marca muito positiva. Sempre foi uma mãe presente, muito preocupada com os outros e transmitiu-me essa maneira de ser. Acima de tudo, nunca me julgou nas decisões que eu tomei ao longo da minha vida e enquanto mãe, avó, e agora, bisavó, é um exemplo.

Quis ser a mãe que ela foi, a avó que ela foi, e hoje, quero ser a mulher que ela sempre foi. É o meu pilar e o meu estimulo.

Este mês comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Que mensagem gostaria de deixar às nossas leitoras?

Todos os dias, são os nossos dias. O dia da mulher é todos os dias. Ser mulher é aquilo que nós quisermos, é estarmos onde queremos, é ter a liberdade suficiente para sermos femininas quando, onde e como pretendemos.