Início Pontos de Vista no Feminino “UM BOM LÍDER É AQUELE QUE MOTIVA A SUA EQUIPA E A INSPIRA”

“UM BOM LÍDER É AQUELE QUE MOTIVA A SUA EQUIPA E A INSPIRA”

“UM BOM LÍDER É AQUELE QUE MOTIVA A SUA EQUIPA E A INSPIRA”

A Moai Consulting surgiu há cerca de seis meses, estando ainda numa fase embrionária. Antes de tudo e no sentido de contextualizar junto do nosso leitor, que conceito é que a marca trouxe para o mercado e qual o balanço que é possível realizar deste meio ano de atividade?

A Moai é uma empresa de consultoria estratégica que atua maioritariamente no setor da saúde. Queremos apoiar os nossos clientes no desenvolvimento das bases de conhecimento fundamentais para alcançar o sucesso.

Somos diferentes das restantes consultoras pelo nosso conhecimento profundo da área da saúde, pelas ideias inovadoras e por trabalharmos em estreita proximidade com nossos clientes. Queremos deixar uma marca positiva num setor em que ainda há tanto para pensar e fazer.

Quem é a Joana Sousa e porque decidiu desistir de uma carreira de sucesso numa multinacional para abraçar este projeto da Moai Consulting? Podemos dizer que «bateu» mais forte a sua veia empreendedora?

Nunca me considerei uma pessoa empreendedora. Acho que sou acima de tudo uma pessoa que se motiva pelo desafio, que não gosta de rotinas e que quer fazer algo de útil pelo país em que vive. Adoro o que faço e não me via em qualquer outra função que não implicasse analisar problemas e pensar em soluções. Ter a possibilidade de fazer isso, aliado à gestão do dia a dia de uma empresa e à responsabilidade de ter outras pessoas ao nosso encargo é um enorme desafio, mas muito recompensador.

É legítimo afirmar que esta mudança na sua vida profissional, pode e deve ser vista como um ato de coragem e determinação?

Não foi tanto um ato de coragem, pois para mim era um “risco calculado” – sempre considerei que a probabilidade de sucesso era bastante elevada. Claro que a incerteza nos assusta, e quando as coisas não correm exatamente como imaginámos é fácil pormos tudo em causa! Por isso é necessária uma boa dose de determinação (e também alguma loucura!) para fazer esta mudança. Acima de tudo achei que estava na altura de ser eu a decidir o caminho que queria seguir no futuro.

De que forma é que a sua liderança e caraterísticas da mesma serão essenciais para levar este projeto a bom porto?

Sou uma grande adepta do lead by example – sou a primeira a “arregaçar as mangas” quando é necessário e estou muito atenta ao que motiva quem trabalha comigo. Para além disso acredito que a nossa preocupação enquanto líderes deve ser com as pessoas em primeiro lugar, e só depois com os objetivos financeiros – pois são as pessoas que fazem a empresa, e se elas estão bem os resultados financeiros serão certamente atingidos.

Existem diferenças entre uma liderança feminina e uma masculina ou a questão da importância do verdadeiro líder não pode ser resumida somente a questões relacionadas com o género?

Honestamente não creio que seja uma questão de género – como em tudo há bons e maus profissionais, e não é o género per se que define a qualidade de um líder. Para mim um bom líder é aquele que motiva a sua equipa, e a inspira a serem melhores, que dá autonomia, mas ainda assim está presente sempre que necessário. E estas caraterísticas não estão de todo condicionadas pelo género.

Olhando o panorama global, como é que vê hoje em dia as Mulheres e a sua preponderância no universo das empresas e dos negócios? Sente que evoluímos neste capítulo? O que ainda falta?

As mulheres continuam a ter uma progressão de carreira mais lenta, a ter menos relevância nos cargos de gestão e a ter um ordenado significativamente inferior do que os seus pares masculinos. É necessário fazer uma análise aprofundada das causas que estão na base destas diferenças e implementar soluções direcionadas (por exemplo, através de políticas de parentalidade). Não acho que se resolva com quotas – até porque qualquer mulher quer ser promovida por mérito e pelo reconhecimento do seu trabalho, e não porque um indicador assim o define!

Para além disso a sociedade portuguesa tem de evoluir, pois ainda não se adaptou aos novos papéis que homens e mulheres têm na vida empresarial e familiar.

Quais são as grandes perspetivas e desafios da marca para 2020?

Os objetivos para 2020 passam por crescer em termos de número de colaboradores (e estamos atualmente a contratar!), mas também em competências que nos permitam diversificar as áreas de atuação. Estamos inseridos num meio extremamente competitivo e vamos continuar a apostar numa estratégia de diferenciação, prosseguindo assim no percurso de sucesso que iniciámos há seis meses.