Início Pontos de Vista no Feminino “UM CONCEITO QUE ASSENTA EM CRIATIVIDADE, EXCLUSIVIDADE, SERIEDADE E COMPROMISSO”

“UM CONCEITO QUE ASSENTA EM CRIATIVIDADE, EXCLUSIVIDADE, SERIEDADE E COMPROMISSO”

“UM CONCEITO QUE ASSENTA  EM CRIATIVIDADE, EXCLUSIVIDADE, SERIEDADE E COMPROMISSO”
Daniela Moço

O que nos pode contar sobre o seu percurso profissional?

O meu percurso profissional nesta área é ainda muito recente. Trabalhei durante 20 anos na área da educação no ensino privado, onde desempenhei diversos cargos, desde a docência até à direção e gestão executiva de diversas escolas e projetos. Curiosamente nessa área também tive a oportunidade de desenvolver múltiplos trabalhos de decoração de interiores e organização de eventos. Com tantos anos dedicados a uma vida profissional, por sua vez, muito intensa e muito desafiadora, comecei a sentir que tinha atingido os meus objetivos e comecei a questionar-me em relação ao que queria e ao que ainda ambicionava concretizar fora daquele contexto. Foi então que decidi muito ponderadamente seguir o meu coração em busca da arte, para um reencontro comigo mesma. Acredito verdadeiramente que nascemos com uma missão de vida e que, por onde passamos, devemos contribuir com o melhor que somos e sabemos. Assim fiz. Em verdade, quando sentimos que o nosso tempo “ali” acabou é porque chegou a hora de contribuir e dar um pouco de nós em outros projetos. Sou apaixonada por natureza e de mente muito inquieta, vejo a vida cheia de cor, onde a natureza e os animais têm um papel determinante. E surge, assim, em 2019, a marca Daniela Moço. Uma expressão de mim e da forma como vejo o mundo. Posso dizer que faço aquilo que quero e gosto. O restante, apenas flui.

Diz que a sua marca é uma expressão de si e da forma como vê o mundo. Fale-nos um pouco do seu conceito.

A marca Daniela Moço começou do zero e sem qualquer influencer para a sua projeção no mercado. É um constante desafio. Considero que só há uma primeira vez para causar boa impressão, pelo que, só efetuei o lançamento quando considerei que reunia todos os requisitos que considero básicos. A marca tem subjacente toda uma organização empresarial desenvolvida por mim, e, desde o início, uma forte aposta na imagem, toda ela criada por uma designer de grande talento, a Gisela Paz. Esta imagem para além de presente e coerente em todas as redes e plataformas digitais da marca (website, Facebook, Instagram e LinkedIn), é visível também em pequenos (grandes) apontamentos, tais como o material de escritório, merchadising ou o simples email. Pensei em tudo ao detalhe, pois é parte integrante do conceito. Um conceito que assenta em criatividade, exclusividade e seriedade, direcionado para todos aqueles que apreciem e valorizem a identidade de uma peça única. Inicialmente o projeto era para estar apenas focado em uma das áreas, a que denominei por Collection. Ligada ao meu lado mais criativo e exclusivo, a Collection engloba peças feitas ou personalizadas à mão por mim. Cada peça é única e, por isso, a considero obra artística e é acompanhada de um certificado de autenticidade. Única porquê? Porque não faço réplicas e em cada uma, coloco sentimentos, emoções e histórias. Quando começo uma obra, nunca penso no resultado final, estou somente focada nas sensações do momento e vivo cada peça de maneira diferente. O meu limite é a inspiração. O cliente pode adquirir peças que integrem coleções ou solicitar uma peça específica com requisitos próprios.

Contudo, a minha criatividade quis ir mais além, e decidi que também iam nascer dentro da marca Daniela Moço, as áreas HomeStyling e Events, naturalmente ligadas entre si, através da criatividade.

A área do HomeStyling é um serviço personalizado de decoração de interiores. Não sendo conservadora nem refém de tendências, vou até onde o cliente me permite em termos de criatividade. Sou addicted por papel de parede e mistura de materiais e estilos. Muito eclética. Cada projeto tem o meu toque exclusivo e personalizado, mas é sempre centrado no cliente.

Na área Events (um serviço personalizado de organização e decoração de eventos), tento criar uma história que apenas tem que fazer sentido para o cliente. Também aqui não replico decorações. Cada evento tem uma decoração própria e, querendo, com detalhes exclusivos, personalizados à mão, que ficarão como peça de cliente.

E é isto, um conceito que assenta em criatividade, exclusividade, seriedade e compromisso. São áreas onde me envolvo de corpo e alma, me expresso tal e qual como sou esperando que, cada uma à sua maneira, deixe a sua alegria e manifeste a “criança interior” em todos os clientes que me escolhem.

Que balanço é possível perpetuar da existência da marca Daniela Moço?

Só posso fazer um balanço muito positivo. Sinto-me particularmente grata com os projetos fantásticos que tive a oportunidade de desenvolver, e que me permitiram evoluir profissionalmente face aos desafios que me proporcionaram; com os clientes que me escolheram e deram um feedback que só me impulsiona a continuar e com todas as pessoas que conheci e com as quais sempre aprendemos algo. Agora é tempo de ouvir todas essas variáveis, o mercado e a minha intuição e efetuar os reajustamentos que considero serem oportunos para fazer mais e melhor.

O que pretende trazer ao mercado com este seu projeto? Quais as grandes apostas para o mesmo?

Tal como já referi, o que pretendo trazer ao mercado são soluções criativas e exclusivas para todo o cliente que procura algo único. Algo personalizado para si. Seu. Quero ainda consolidar a marca como uma referência de confiança, seriedade e compromisso. Vou continuar a apostar na dimensão criativa, na diferenciação, na personalização e, reforço, na exclusividade.

Ser uma Mulher empreendedora em Portugal é difícil? Sente que o facto de ser mulher lhe criou mais obstáculos ou nunca sentiu ao longo da carreira essa realidade?

Ser uma mulher empreendedora em Portugal tem desafios que se superam através da personalidade, determinação e convicção dos nossos valores e competências. Contudo, acho que ser empreendedor no nosso país não é fácil por múltiplas variáveis, entre elas políticas, económicas, sociais. É uma aventura para a qual é necessário muita resiliência, determinação e foco.

Na minha atual carreira não sinto que o facto de ser mulher me crie obstáculos, tanto mais que são áreas onde a presença e reconhecimento femininos estão muito enraizados. No passado, recordo alguns episódios para os quais nunca dei importância, e que serviram unicamente para me desafiar a fazer ainda melhor.

Penso ainda que a capacidade de condução de um projeto no feminino é igual no masculino. O homem não lidera melhor que a mulher, nem a mulher lidera melhor que o homem. Para liderar é necessário ter o perfil e a competência, mas sobretudo valores, caráter e humanismo. Sou defensora da igualdade de oportunidades/desafios, entre géneros, para o mesmo tipo de recompensa e nível de exigência. E este é um aspeto, no qual o nosso país, ainda tem muito para caminhar, fundamentalmente em questões de mentalidade.

O que podemos continuar a esperar de si e da sua marca para o futuro?

Podem esperar a mesma seriedade e compromisso. A minha vontade em criar e inovar, mantendo e reforçando o conceito de exclusividade. Posso adiantar que a curto prazo irei introduzir algumas novidades, que não posso ainda revelar, mas que estão diretamente ligadas com a parte criativa. O ano de 2020 será para mim, um ano de concretizações e um ano de reajustamento daquilo que tenho vindo a aprender, do que quero fazer e do que sou.

Para terminar..quem é a Daniela Moço?

Sou uma mulher, muitas vezes menina, orgulhosa do meu caminho, das escolhas e responsabilidades que assumi. Determinada, humana, generosa e criativa. Sou muito alegre, divertida, mas também uma pessoa muito reta, séria e comprometida. Exigente. Muito independente. Hoje, mais tolerante e muito mais consciente do que sou e de quem quero ao meu lado.

Dizem que sou uma guerreira, concordo. Luto todos os dias por aquilo em que acredito, desafio após desafio, acredito sempre na superação e num dia melhor. Acredito que o bem prevalece sobre o mal.

Sou apaixonada pelo meu gato, pelos meus quatro cães, pela minha casa. Acredito em anjos, fadas, elfos, unicórnios, árvores falantes e tudo o que me leve mais além, em bom, e me permita viajar neste mundo, assim como o vejo e sinto.