Início Pontos de Vista no Feminino “UM LÍDER É RECONHECIDO PELA FORMA COMO ENVOLVE A EQUIPA, MOTIVA E MOSTRA A DIREÇÃO”

“UM LÍDER É RECONHECIDO PELA FORMA COMO ENVOLVE A EQUIPA, MOTIVA E MOSTRA A DIREÇÃO”

“UM LÍDER É RECONHECIDO PELA FORMA COMO ENVOLVE A EQUIPA, MOTIVA E MOSTRA A DIREÇÃO”

Há quanto tempo é que assume a pasta de Coordenadora Operacional do Grupo maisfarmácia e quais são os principais desafios que a função que ocupa lhe aportam diariamente?

Assumi a função de Coordenadora Operacional do Grupo maisfarmácia no início do ano de 2020. Iniciar uma nova função traz sempre inúmeros desafios. Desde logo implica uma melhor gestão de tempo e uma maior capacidade de delegar tarefas. O outro grande desafio passa pela gestão dos recursos humanos que são, no meu ponto de vista, o ativo mais importante das empresas.

Fazendo uma retrospetiva na sua carreira, de que forma é que o seu caminho se cruza com o Grupo maisfarmácia e de que forma é que a mesma tem sido relevante no seu percurso?

Iniciei a minha ligação ao Grupo maisfarmácia em 2015. Quando cheguei o desafio foi ajudar a criar uma função na empresa cujo objetivo era uma maior proximidade com os nossos clientes. Entender as necessidades, preocupações e desejos destes foi fundamental para ter a visão integrada do que queremos continuar a construir. Posteriormente assumi a área da gestão de projetos o que me permitiu ter noções de metodologias de organização, timings e de maior proximidade com a equipa e as suas necessidades. Considero que estas duas visões são um suporte muito importante para o equilíbrio necessário à função que desempenho atualmente.

De que forma é que carateriza o seu estilo de liderança e que mais valias é que o mesmo aporta às suas equipas e, consequentemente, ao sucesso da organização que representa?

Sou da opinião que associar um líder ao estilo A ou B é redutor na medida em que o estamos a catalogar. Os princípios base têm de existir e depois cada um adota as características que mais fazem sentido para si. No meu caso passa pelo equilíbrio entre a visão do que queremos fazer, onde queremos chegar e a vertente humana. Dar o exemplo e desempenhar as tarefas quando necessário mostrando que é possível e como funciono. Por outro lado, a empatia é-me essencial para manter a equipa motivada, ouvir a opinião/necessidades da equipa é a base para poder atuar e ir ao encontro das expectativas.

Existem diferenças entre uma liderança feminina e uma masculina ou a questão da importância do verdadeiro líder não pode ser resumida somente a questões relacionadas com o género?

Os estudos suportam que há diferenças entre a liderança feminina e masculina. Enquanto os homens têm uma liderança mais orientada para a parte racional as mulheres fazem-no de uma forma mais emocional. Acredito que ambas funcionam desde que adaptadas ao ambiente em causa. Um líder é reconhecido entre outras coisas pela forma como envolve a equipa, motiva e mostra a direção. Todas estas são caraterísticas transversais a homens e mulheres. Não se trata de uma questão de género, mas de capacidade.

Olhando o panorama global, como é que vê hoje em dia as Mulheres e a sua preponderância no universo das empresas e dos negócios? Sente que evoluímos neste capítulo? O que ainda falta?

É inegável a presença cada vez maior das mulheres no universo empresarial. Esta é uma tendência que acompanha outros setores como as faculdades, a política ou a empregabilidade em geral. Contudo, esta maior presença no universo empresarial e dos negócios não se traduz ainda em tomadas de decisão uma vez que poucas assumem cargos executivos. Penso que a forma de aliar maior presença das mulheres com cargos de decisão passa por mais formação e experiência. Aqui as empresas têm uma grande responsabilidade de permitir iguais oportunidades para homens e mulheres e no final impera a mérito.

Ao longo do seu percurso enquanto profissional, alguma vez sentiu que o facto de ser Mulher lhe criou mais obstáculos? Se sim, como contornou os mesmos?

No setor da saúde os cargos de decisão, historicamente, são desempenhados por homens apesar de na sua maioria os profissionais de saúde serem mulheres pelo que foi inevitável me deparar com alguns obstáculos. Perante estes a minha resposta foi trabalhar ainda mais para ser merecedora de cargos que até agora foram ocupados por homens. Não por ser mulher, mas por ser merecedora de os ocupar pelas minhas mais valias.

É importante criar na sociedade, mais concretamente no universo empresarial, um sentido de maior equilíbrio nas oportunidades dadas às Mulheres?

Considero que é indispensável. Está demonstrado que as mulheres trazem às organizações mais criatividade, mais produtividade e consequentemente mais resultados a todos os níveis. Para que cada vez mais mulheres integrem numa primeira fase o universo empresarial e depois cargos de decisão é essencial que lhes sejam dadas iguais oportunidades. Quer sejam de oportunidades de formação, quer sejam funções de maior responsabilidade e também maior flexibilidade de gestão de horários para conciliar com o suporte familiar. Apesar de termos vindo a evoluir na divisão de tarefas no que respeita à família e ao período de nascimento de um bebé sabemos que a mulher continua a assumir a dianteira destes processos. É importante que mantenham as oportunidades e que sejam igualmente estimuladas para assumir cargos de chefia.

O que podemos continuar a esperar de si e do Grupo maisfarmácia para o futuro?

Tenho ainda uma grande margem de aprendizagem e progressão pelo que tenciona continuar a formar-me nas várias áreas que considero ser importantes para o meu contributo. Pretendo continuar a incentivar a que mais mulheres assumam cargos de maior responsabilidade e decisão não só no universo empresarial, mas também na sociedade. É por isso que integro a Glow Woman Club, uma rede internacional de mulheres que procuram redefinir as possibilidades de liderança para conseguir ter um impacto positivo na sua vida e nas suas organizações. O Grupo maisfarmácia vai continuar o caminho de inovação e a preparação do que consideramos ser o futuro do setor das farmácias que passa pela maior aposta na diferenciação do Farmacêutico através dos serviços farmacêuticos e na contribuição cada vez maior nos cuidados primários e SNS.

O Dia Internacional da Mulher comemorou-se no passado dia 8 de março. Que mensagem gostaria de deixar sobre a importância desta data?

Trata-se de uma data importante que assinala a luta das mulheres com o intuito de evidenciar a sua importância para a sociedade. Ainda assim, o dia das mulheres é e dever ser todos os dias não devendo ser necessário um dia para falar de cotas, paridades, diferenças de salários entre outros assuntos. A minha mensagem passa por tornar todos os dias do ano dia 8 de março. Pequenos passos todos os dias promovem um avanço mais rápido e consistente.