Início Pontos de Vista no Feminino “É um orgulho ver o meu trabalho reconhecido e valorizado pelas minhas competências”

“É um orgulho ver o meu trabalho reconhecido e valorizado pelas minhas competências”

“É um orgulho ver o meu trabalho reconhecido e valorizado pelas minhas competências”

A BI4ALL é hoje um dos principais players no domínio da inovação, tendo como principal desiderato a transformação das organizações, tornando-as mais ágeis e vigorosas. Desta forma, como tem vindo a marca a promover uma dinâmica assente na vanguarda da inovação e da aposta das novas tecnologias?

A BI4ALL é líder em serviços de consultoria com competências de excelência em Transformação Digital e Data Strategy, com foco em Data Analytics e Inteligência Artificial. Desde 2004 que estamos totalmente focados no sucesso dos nossos clientes e partilhamos com eles um conhecimento de excelência quer na componente tecnológica, quer na componente de negócio permitindo que as empresas tenham vantagens competitivas ao transformarem os seus dados em insights.

Ao longo dos anos e fruto da vasta experiência em diversos setores de atividade e funções de negócio, a BI4ALL adquiriu uma capacidade de resposta ímpar ao conjunto específico de desafios e requisitos que hoje se apresenta a qualquer negócio, independentemente do setor de atividade em que atua.

Apostamos num serviço de excelência, e desenvolvemos e implementamos soluções tecnológicas disruptivas que melhoram a produtividade e a eficiência dos nossos clientes. Para tal, trabalhamos com os melhores talentos e na valorização contínua da nossa equipa, para que tenham todas as ferramentas necessárias para a realização de um trabalho de alta performance junto dos nossos clientes.

Assume a pasta da liderança do marketing da marca, função que exige claramente uma vertente forte e de liderança constante. Antes de tudo, como é que o seu percurso se cruza com a marca e qual tem sido o grande segredo para o êxito desta “relação”?

Entrei na BI4ALL em outubro de 2016, fruto do reconhecimento do trabalho que tinha exercido anteriormente noutras empresas. A empresa acreditou em mim e confiou-me a missão de liderar toda a estratégia de marketing e levar a BI4ALL a outro nível. Mais recentemente, houve uma reorganização estratégica devido ao nosso crescimento, e fui convidada para fazer parte do Board da empresa.

O segredo? Simplesmente a paixão pelo que faço! Sou uma apaixonada por marketing, gestão, análise e criatividade. Adoro desenvolver estratégias que trabalhem a imagem e o posicionamento da empresa e que contribuem para a geração de novas leads e oportunidades de negócio, e que ao longo da jornada, se traduzem numa série de ações, que se unem como um puzzle, e que têm um propósito e uma lógica condutora para atingir e superar os objetivos traçados.

O marketing é uma área muito desafiante, dinâmica e complexa também pela diversidade de projetos e áreas em que trabalha em simultâneo. Há muito trabalho de bastidores que não é visível e que implica uma grande alocação de tempo, organização, foco e dedicação. Mas, são os pormenores que fazem a diferença e, o segredo está, também, na dedicação aos “bastidores”.

Por outro lado, as pessoas! Tenho a felicidade de trabalhar ao lado de pessoas que me inspiram e com quem adoro trabalhar!

No seu quotidiano, quem é Carla Bastos da Fonseca e o que é que o seu estilo de liderança tem aportado para a marca?

Dizem que sou de sorriso fácil, motivadora e com boa energia. No meu dia-a-dia, tento estar sempre disponível para ouvir, orientar, ensinar, reconhecer e inspirar, gosto de partilhar conhecimento e de ajudar a realçar o que há de melhor em cada um, fazê-los assim descobrir os seus talentos e potenciá-los.

Tenho como base o respeito, a comunicação e a disponibilidade, o que possibilita à equipa trabalhar de forma unida e construtiva, onde todos têm espaço para debater, aprender e progredir, e sinto que isso vai ao encontro da postura descontraída, e muito profissional da BI4ALL, onde os colaboradores são tratados como pessoas e não como números. Sou determinada em entregar os melhores resultados, e incentivo a equipa a seguir este mesmo compromisso de entrega, o que contribui diariamente para um melhor posicionamento e reconhecimento da BI4ALL, como uma empresa de referência na área do Data Analytics e Inteligência Artificial.

Quais são as principais caraterísticas que um verdadeiro líder deve ter no sentido de impulsionar uma marca e uma equipa a chegar mais longe?

O verdadeiro líder é aquele que inspira crescimento, desenvolvimento, evolução e transmite energia positiva junto da sua equipa e da empresa, e funciona, também, como um agente de mudança e transformação, sendo uma peça chave para que a sua equipa consiga alcançar o máximo desempenho.

Um líder tem de ter uma visão clara, estratégica e futurista e saber como pode transformar as suas ideias e estratégias em histórias de sucesso, tendo ao mesmo tempo, o papel de inspirar, motivar e incentivar pessoas, e contribuindo para que as suas equipas estejam comprometidas com os seus projetos e as suas responsabilidades.

Há, sem dúvida, algumas características que considero extremamente relevantes num bom líder e destaco aqui a honestidade e a integridade, o compromisso e a paixão, a confiança, a resiliência, a criatividade e inovação e a humildade. A visão estratégica e a capacidade de inspirar os outros também fazem parte das características de um verdadeiro líder.

Existem diferenças entre uma liderança feminina e uma masculina ou a questão da importância do verdadeiro líder não pode ser resumida somente a questões relacionadas com o género?

Não sou apologista de defender o desempenho de um profissional pelo género. Para mim não é de todo esse fator que define um bom líder, mas a sua personalidade, dedicação, a resiliência e os resultados que consegue alcançar.

Acredito em líderes inspiradores e inclusivos, independentemente de serem homens ou mulheres. Gerir pessoas é um grande desafio que envolve, entre outros aspetos, estar atento a cada membro da equipa e criar oportunidades para que possam evoluir.

Um bom líder procura aperfeiçoamento constante, identifica e reconhece os seus pontos de melhoria e contribui para transformações e mudanças positivas. Desenvolve as pessoas continuamente, traz inovações para a empresa, estratégias assertivas, supera os momentos de crise e atinge resultados extraordinários.

Olhando o panorama global, como é que vê hoje em dia as Mulheres e a sua preponderância no universo das empresas e dos negócios? Sente que evoluímos neste capítulo? O que ainda falta?

Apesar de, cada vez mais, termos uma ascensão da liderança feminina nos vários setores, ainda há bastante trabalho a fazer nesta área. Sinto que a desigualdade de género tem vindo a diminuir, contudo, a sociedade ainda limita a mulher que tem de conseguir conciliar a vida profissional com a vida pessoal.

Ser mulher e líder é, sem dúvida, um desafio constante e implica uma enorme dedicação, compromisso, organização, apoio familiar e um quase malabarismo das várias tarefas pessoais e profissionais que temos no nosso dia-a-dia. Pela minha experiência, não necessitamos de abdicar de nenhum dos lados para ser melhor num dos papéis, aliás quando gostamos do que fazemos, estamos felizes e de bem connosco, conseguimos gerir bem o trabalho, ao mesmo tempo que somos mães, esposas, donas de casa, e estarmos a 100% em todas as situações.

É, sem dúvida, um capítulo que está a evoluir, mas, reconheço que em algumas organizações (e sociedades) ainda há algum preconceito e bastante trabalho a fazer neste capítulo.

Ao longo do seu percurso enquanto profissional, alguma vez sentiu que o facto de ser Mulher lhe criou mais obstáculos? Se sim, como contornou os mesmos?

Desde que assumi a liderança de departamentos de marketing, nunca me senti penalizada por ser mulher. Felizmente, desde o início da minha carreira, que trabalhei com pessoas que me inspiraram e me ensinaram muito e tive o privilégio de trabalhar em empresas onde me foi dada a oportunidade de progredir. Contudo, tenho de realçar que esse reconhecimento me foi dado pela minha enorme dedicação, determinação e pelos resultados que alcancei e demonstrei.

É um orgulho liderar no feminino e ver o meu trabalho reconhecido e valorizado pelas competências e valorização dessas aptidões, que superam as questões de género.

É importante criar na sociedade, mais concretamente no universo empresarial, um sentido de maior equilíbrio nas oportunidades dadas às Mulheres?

Vermos exemplos e reconhecimento de mulheres em cargos de liderança, de alguma forma, já contribui para esse equilíbrio.

É importante pensar na liderança de forma mais humanizada e olhar para a equipa como o mais importante capital do negócio. Cabe aos líderes, sejam eles mulheres ou homens, fazer crescer os membros da sua equipa, inspirar, motivar e incentivar, dar suporte ao seu desenvolvimento contínuo, colaborar com o seu crescimento, e fazer com que estejam comprometidos com a concretização das suas metas e conduzi-los aos resultados esperados.

Um ambiente profissional positivo é aquele onde o líder também é uma referência, caso contrário, pode comprometer não apenas os resultados da organização ou o ambiente da empresa, mas também aumentar os níveis de insatisfação, improdutividade, rotatividade e potenciar a perda de grandes talentos.

Nos dias de hoje, os colaboradores não procuram apenas chefes, mas sim líderes e mentores que os inspirem a serem cada vez melhores.

O que podemos continuar a esperar de si e da BI4ALL para o futuro?

A mesma dedicação, o mesmo foco e o mesmo empenho. Na BI4ALL, trabalhamos diariamente para trazer mais inteligência às organizações e fazê-las prosperar no mundo dos negócios. Queremos continuar a oferecer valor além das expectativas ao fornecer tecnologias poderosas e serviços de excelência que capacitem e inspirem os clientes a transformar dados em insights, consolidando o estatuto de empresa de referência no setor onde atuamos.

Ao longo de 2020 e nos próximos anos, queremos continuar a reforçar as nossas valências na área de Data Analytics e Inteligência Artificial, tendo sempre em mente o objetivo de continuar a crescer e a fazer evoluir os nossos Clientes, a nível nacional e internacional.

O Dia Internacional da Mulher comemorou-se no passado dia 8 de março. Que mensagem gostaria de deixar sobre a importância desta data?

Que as mulheres acreditem sempre em si e nas suas capacidades, que estudem, trabalhem e que se dediquem com toda a energia e determinação ao que realmente acreditam e são apaixonadas. E, acima de tudo, não deixem que alguma má energia que possa eventualmente surgir, derrube os seus sonhos! Resiliência e perseverança terão de fazer parte da jornada