Início Atualidade Cluster Energético de Sines na vanguarda das “novas energias”

Cluster Energético de Sines na vanguarda das “novas energias”

Cluster Energético de Sines na vanguarda das “novas energias”

O abastecimento energético nacional e de parte das matérias-primas para a indústria transformadora em Portugal dependem das atividades de produção elétrica, regasificadora, refinadora e petroquímica em Sines. O Complexo Portuário, Logístico, Industrial e Energético de Sines é também a localização privilegiada para captar para Portugal investimentos da fileira da mobilidade verde: elétrica e hidrogénio.

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A. e os seus clientes instalados na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines estão a investir em novas tecnologias, na modernização das suas unidades produtivas e também em infraestruturas de produção de energias renováveis, tudo com o objetivo de reduzir e compensar as emissões de carbono do complexo de Sines.

A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, gestora da ZILS, está a instalar um parque fotovoltaico com 270 painéis policristalinos instalado nas coberturas do parque de estacionamento do Centro de Negócios da ZILS. Produzirá energia elétrica com uma potência de 74,25 kWp (65 KWn), implementada numa área aproximada de 486 m2.
Com esta instalação estão previstas as seguintes reduções de emissões:
o 111.071 (kWh/Ano);
o 0,36 [kg eq CO2/kWh (segundo a média europeia)];
o 39.986 kg eq CO2/Ano;
o 39,99 Ton eq CO2/Ano.
Para Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, “A gestão da Zona Industrial e Logística de Sines está a promover o reforço do investimento na infraestrutura elétrica para uma maior eficiência energética; na produção de energia de fontes renováveis; e em monitorização e recuperação ambiental.”