Texto e foto: Evasões

1 | Castanha de todas as formas
É uma mercearia especializada em castanha, uma cafetaria e um centro interpretativo onde se pode aprender muito sobre este versátil e saboroso produto transmontano. Há duas semanas, porém, a Marron – Oficina da Castanha, em Bragança, fechou o atendimento ao público, mas reforçou o envio das suas iguarias feitas com castanhas da Terra Fria, algumas de marca própria. Há dois licores (um deles cremoso), bolachas, biscoitos e madalenas, castanha pilada (embalada em vácuo e pronto a consumir) e em calda, farinha para pão e bolos, doces e compotas, infusões com folha de castanheiro e ainda uma iguaria que tem feito sucesso: a castanha glacé. Os preços começam em 3,5 euros (infusões). O fundador desta mercearia, que abriu há um ano na zona histórica de Bragança, é João Campos, um ex-jornalista que decidiu dedicar-se a promover este fruto da sua terra, cujo potencial considerava desaproveitado. Recebe encomendas por telefone (965664830), por mail (geral@marron.pt) e através do Facebook.

2 | Queijos artesanais
A queijaria Corriqueijo está a disponibilizar entregas ao domicílio na zona de Braga, dos mais de 40 queijos artesanais, de origem nacional e internacional, que compõem o seu portefólio. A grande novidade desta primavera é o Lola Montez, um clássico Allgauer Rahmkase, um queijo alemão de leite cru de vaca, revestido a flores e ervas da montanha. Estão também disponíveis cabazes com compotas e crackers da Diplomata. As encomendas devem ser feitas por mensagem (968783926) ou via e-mail (geral@corriqueijo.pt).

3 | Pastelaria saudável em cabazes
São veganos, sem glúten nem açúcares refinados, os doces que chegam dentro de cabazes, a ritmo semanal, quinzenal ou mensal. Esta foi a forma que a Tâmaras, a auto-intitulada “pastelaria saudável” da Invicta, encontrou para dar fôlego ao negócio nos dias que correm. Os cabazes, com assinaturas de dois a seis meses, e entregues em Portugal Continental, contêm brownies, cookies recheados, trufas e bolos em miniatura. Quem aderir recebe uma newsletter gratuita com receitas saudáveis. Cabazes desde 46 euros, com portes.

4 | Comida italiana
Chamam-se kits do it yourself – faça você mesmo – e facilitam a vida a quem queira trazer Itália até sua casa. O grupo Non Basta, que encerrou os restaurantes Pasta Non Basta e Memória, aposta no takeaway ou entrega a casa, para Lisboa, do seu molho pesto caseiro, do molho de tomate e da massa fresca (tagliolini, fettucini ou pappardelle). Quem preferir piza, há um kit com massa para piza já fermentada, molho de tomate e mozzarella fior di latte. Basta receber em casa, estender a massa, decorá-la a gosto e colocar no forno. Tel.: 215846772 / 210998366. Preço: kit piza a 6 euros.

5 | Gelados da Santini
Santini encerrou as lojas por tempo indeterminado, o que não significa deixar de saborear os seus gelados e produtos de pastelaria. A marca cascalense está a fazer entregas em casa a partir dos estabelecimentos. Cascais (Valbom), Carcavelos, Telheiras, Expo e Porto, das 12h às 22h30, através das plataformas UberEats, Glovo e No Menu.