“Nesta época todos fomos forçados a adotar comportamentos que de outra forma não teríamos. Até podemos comprar o mesmo, mas compramos de forma diferente. Nesta altura, em que se fala de um eventual fim / atenuar do confinamento, é fundamental perceber como os consumidores irão atuar num “futuro próximo” e que comportamentos adotados nesta época tão atípica se poderão manter, pelo menos durante algum tempo. O que vai ser afinal este “Novo Normal?”, refere Sofia Abecasis, sócia fundadora da empresa Boutique Research.

A Boutique Research® realizou um estudo em parceria com a Netquest, com o objetivo de antever comportamentos e alterações de comportamentos decorrentes do confinamento. O estado de emergência levou a mudanças de comportamentos, por exemplo, levou à compra de mais determinados produtos como Fruta e legumes (38%), Café em cápsulas (31%), Enlatados (31%), Arroz / Massa (31%) e Leite (30%), e de produtos indulgentes como por
exemplo, Chocolates (14%).

Após um período de quarentena em que a maior dificuldade para os Portugueses foi o confinamento (18%), o isolamento (7%) e o falta de contacto / convívio social / pessoal (7%) e que terá contribuído para que 41% dos Portugueses sentisse ansiedade e 39% sentisse um maior nível de stress, impõem-se a questão: O que podemos esperar que aconteça na época pós-confinamento?

73% dos Portugueses revelam-se muito preocupados com o futuro.

O Estudo “What’s next? Be Ready!” revela 5 tendências.

O retorno ao espaços ao ar livre como praia e jardins, lojas de rua e esplanadas será mais rápido do que para as transportadoras aéreas com 62% a declarar que não irá de imediato viajar de avião, 65% também não irá de imediato a concertos e festivais , 57% a ginásios, 60% a hotéis e 45% a centros comerciais.

Durante o confinamento foram adquiridos hábitos de compra como estar menos tempo no supermercado, fazer uma lista de compras e comprar apenas o que está na lista, ir a supermercados mais perto de casa ou passar a pagar mais com cartão. Alguns desses hábitos poderão manter-se no período pós confinamento, como o estar menos tempo no supermercado, que 38% pretendem manter no período pós pandemia, 36% admitem continuar a fazer listas e comprar apenas o que está na lista e 34% pagar mais com cartão.