Texto e foto: NIT

Os alunos de todos os cursos de ensino superior do ISAG – European Business School, no Porto, estão em regime de aulas à distância desde 12 de março. Para os ajudar a lidar com o isolamento durante estes tempos de exceção devido ao novo coronavírus, o instituto decidiu disponibilizar duas plataformas de apoio aos mais de mil estudantes que frequentam a instituição: uma academia online de treino de soft skills (competências sociais e emocionais) e uma linha telefónica de apoio psicológico.

O projeto Soft Skills Online Academy já está a funcionar e pretende ser um ponto de encontro de partilha de ideias e boas práticas para enfrentar os desafios emocionais do isolamento social. Os treinos acontecem duas vezes por semana, durante uma hora, e são conduzidos por duas professoras especializadas na área das soft skills e duas psicólogas que promovem as dinâmicas de grupo.

No fundo, os treinos funcionam como sessões de esclarecimento e debate cujo objetivo principal é ajudar estudantes a fazer uma melhor gestão de emoções, de comunicação, de liderança e de resolução de conflitos. O acesso é gratuito e requer apenas uma inscrição prévia.

O ISAG criou ainda a Linha de Apoio ao Estudante, uma forma de garantir um acompanhamento individualizado e constante aos seus alunos. A linha telefónica é também gratuita e será gerida por duas psicólogas da instituição, que pretendem perceber o estado emocional dos estudantes, quais são as suas dúvidas e preocupações e as suas situações familiares.

“O desenvolvimento de competências sociais e emocionais da nossa comunidade académica tem sido uma prioridade nos últimos anos e não poderia ser colocado em segundo plano no atual contexto de pandemia. Neste momento, estas competências são mais necessárias do que nunca e queremos garantir que os nossos estudantes conseguem preservar a sua saúde psicológica durante este desafiante período”, explica em comunicado Elvira Vieira, Diretora-Geral do ISAG.