Início Pontos de Vista no Feminino “OS PORTUGUESES PODEM CONTAR SEMPRE CONNOSCO”

“OS PORTUGUESES PODEM CONTAR SEMPRE CONNOSCO”

“OS PORTUGUESES PODEM CONTAR SEMPRE CONNOSCO”

Carla Esteves é a Diretora Executiva da Cooperativa Unimark acumulando, ainda, a função de Diretora da Sociedade Aqui é Fresco, a maior rede de retalho de proximidade de Portugal. Quando é que decidiu abraçar estes desafios? 

Entrei na UniMark em outubro de 2011, empresa na qual permaneço até aos dias de hoje. Ao longo do tempo que já levo de colaboração com a UniMark, as minhas funções dentro da empresa foram evoluindo. Comecei como Gestora de Projetos e, em março de 2017, participei ativamente na constituição da Sociedade Aqui é Fresco, entidade composta pela maioria dos associados UniMark que operam e exploram, direta ou indiretamente, uma rede de estabelecimentos comerciais de retalho independentes que, sob sua coordenação e supervisão, exercem a atividade de venda ao público de bens de consumo sob princípios de comercialização uniformes e que funcionam com um conceito e a imagem designada pela insígnia Aqui é Fresco. Já em janeiro de 2019 fui promovida a diretora executiva da UniMark e da Sociedade Aqui é Fresco.  Complementarmente, e desde março de 2019, faço, igualmente, parte dos membros da direção da ADIPA (Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares).

Apresente a marca e o universo Aqui é Fresco.

A rede “Aqui é Fresco” é constituída por cerca de 800 lojas de proximidade independentes, distribuídas por todo o país, em que o retalhista não tem qualquer custo de adesão ou franquia.

O objetivo principal da rede é ganhar dimensão, aumentar competitividade, dinamizar as vendas e melhorar a qualidade do serviço prestado. Só assim é possível competir com as grandes superfícies, levando aos locais, onde a maioria dos grandes empresários acredita não valer a pena investir, os melhores preços, sem nunca descurar a qualidade.

Estamos nesta área de negócio porque gostamos do que fazemos, estamos neste mercado para servir e ajudar pequenos, médios e grandes empresários a fazer do comércio de proximidade muito mais do que o simples ato de vender. Nascemos no comércio de proximidade e servimos o comércio independente.

A relação existente entre a Sociedade Aqui é Fresco, associados e aderentes é prova disso mesmo. Uma relação de confiança, criada ao longo dos anos de trabalho, construída com base na transparência e respeito mútuo e que, hoje, nos permite dizer, com segurança, que o cliente é um amigo. Não duvido que é, igualmente, um traço diferenciador que nos distingue dos restantes operadores. O Aqui é Fresco é, atualmente, a maior rede de comércio independente de Portugal.

Estou em crer que este é momento do comércio de proximidade. Está na moda e, ao contrário do que se possa imaginar, não é apenas a população mais idosa que procura este canal. Cada vez mais, os jovens recorrem ao comércio de proximidade. As gerações mais novas, Millennials ou Geração Y, como se convencionou chamar, não querem perder tempo com as compras do mês. Decidem no momento o que vão comprar, o que vão jantar, entre outros. Por estarmos atentos a estas tendências, temos tido a constante preocupação de adaptar a oferta às exigências dos novos consumidores.

O mesmo se passa com a atual situação de pandemia que estamos a viver, trazida pelo Covid-19. A contingência atual de mobilidade e o desconforto das grandes filas fazem com que o consumidor português evite desperdiçar muito tempo nas suas compras, optando, assim, por locais mais pequenos. Não só pelo facto de ser mais rápido e cómodo, mas, acima de tudo, porque se sente mais seguro. Podemos ainda acrescentar, com bastante orgulho, que a preocupação com a manutenção dos preços baixos, principalmente numa situação tão particular como a que estamos a viver, é uma constante. Continuamos a promover os nossos folhetos e, com eles, os melhores preços. A especulação não faz parte do nosso ADN. Podemos, pois, afirmar com segurança que os portugueses podem contar sempre connosco.

Qual a missão da Carla Esteves para com a Unimark e Aqui é Fresco?

A palavra “missão” significa aquilo que deve ser feito: um compromisso. A nível individual, encontro-me perfeitamente alinhada com os propósitos da UniMark e, em plena sintonia, queremos levá-la mais além, assim como alargar a abrangência da mancha de loja Aqui é Fresco a nível nacional. Sempre, e de forma incontornável, com o apoio da minha equipa. Afinal, e como diz a sabedoria popular, “sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe”. É esse o nosso propósito, reforçar o reconhecimento que o mercado tem por estas duas grandes empresas e levar o que de melhor o comércio de proximidade tem para oferecer a todos os que o preferem, independentemente de onde se encontrem.

Como é que a Carla Esteves se define enquanto mulher e profissional? Considera-se uma mulher realizada? 

A nível profissional, sou organizada, minuciosa, ligo muito ao detalhe, ao pormenor. Ao longo do meu percurso, abracei vários desafios, daí a minha forte orientação para atingir resultados, rápida capacidade de tomar decisões, forte espírito de liderança e uma boa gestão de equipas em prol dos objetivos que estão definidos pela Sociedade Aqui é Fresco e pela Unimark. Sou, de facto, uma mulher realizada a nível profissional.