Parques de Sintra reabre parques e monumentos com novas medidas sanitárias e entradas gratuitas

- Medidas de segurança incluem o uso de máscara e a admissão condicionada de visitantes - Empresa obteve o selo “Clean & Safe” atribuído pelo Turismo de Portugal - Entradas livres no dia da reabertura

701

 

No próximo dia 18 de maio, a Parques de Sintra reabrirá ao público os parques e monumentos sob sua gestão, em consonância com a calendarização estabelecida pelo Governo para a reabertura faseada dos setores económicos. A exceção são as instalações da Escola Portuguesa de Arte Equestre na Calçada da Ajuda, em Belém, que só poderão reabrir a partir de 1 de junho, dada a sua condição de local de espetáculos. O regresso à operação é acompanhado pela implementação de novas e indispensáveis medidas de salvaguarda das condições de segurança de colaboradores e de visitantes, de acordo com as diretivas das autoridades sanitárias no âmbito da prevenção da COVID-19. O funcionamento dos espaços é retomado no Dia Internacional dos Museus, data que será assinalada com um “Open Day” com entradas gratuitas em todos os parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra.
As novas normas de acesso ao património administrado pela Parques de Sintra incluem o uso de máscara e a admissão condicionada de visitantes, de forma a garantir lotações dentro dos limites estipulados pelas autoridades sanitárias e que correspondem, no máximo, a dois terços da capacidade de carga dos monumentos. A necessidade de observar a distância mínima de segurança estará sinalizada, os visitantes deverão higienizar regularmente as mãos e serão apenas admitidos pagamentos com cartões bancários ou MBWay, não se aceitando numerário. Igualmente suspenso está o aluguer de áudio-guias para visitas individuais e de rádio-guias para visitas de grupo, tendo os guias externos que trazer o seu próprio sistema de rádio-guia.
No caso dos colaboradores da empresa, a obrigatoriedade do uso de máscara aplica-se a todos os funcionários, sendo complementada com outros equipamentos de proteção individual, como luvas e viseiras, nos postos de contacto com o público e nas operações que o justifiquem. As equipas cujo trabalho tenha que ser prestado presencialmente terão escalas diferenciadas e permanecerão em teletrabalho todos os colaboradores com funções compatíveis com este regime.
Estas e outras medidas serão acompanhadas pelo reforço da frequência da higienização e desinfeção sistemática dos espaços, com especial incidência nas áreas de maior fluxo de público. Neste âmbito, a Parques de Sintra aderiu à iniciativa do Turismo de Portugal e obteve o selo “Clean & Safe”, comprometendo-se a trabalhar de acordo com um protocolo interno que, seguindo as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, garante a higienização necessária para evitar riscos de contágio e a aplicação dos procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas, com repercussões tanto ao nível de visitantes, como de colaboradores.
A Parques de Sintra continua atenta à evolução da COVID-19 em Portugal e às recomendações das autoridades de saúde nacionais, que são acompanhadas em permanência, de forma a ir ajustando as medidas em função das diferentes necessidades que as circunstâncias forem determinando.