Tecnológica que faz o controlo de acessos para o ‘Rock in Rio’ lança solução 4Quarantine”

Empresa nacional disponível para oferecer às forças de segurança e proteção software desenvolvido para ajudar empresas a laborar em contexto Covid-19. Bombeiros já aderiram

4052

 

No contexto Covid-19 e com o objetivo de dotar as empresas e o país com uma solução que permita uma gestão eficiente das situações de regresso ao trabalho e gestão da circulação, a 4ITFUTURE, empresa especializada em desenvolvimento de software para controlo de acessos e circulação de pessoas, criou a “4Quarantine”. Trata-se de uma plataforma online (www.4quarantine.com) que permite a gestão em tempo real de planos de contingência e a emissão de credenciais de circulação, contribuindo decisivamente para aumentar de forma significativa a segurança no trabalho e manter a atividade laboral, evitando a propagação da Covid-19 e acelerando a recuperação da economia nacional.

Tendo em conta a difícil situação económica e social em que o país se encontra, José Barreiras, Sales & Marketing Manager da 4ITFUTURE, apresentou uma visão simples para o problema do regresso ao trabalho no contexto da Covid-19: oferecer o software “4Quarantine” aos Bombeiros, PSP e GNR e, em simultâneo, apresentar a solução por um preço muito acessível a empresas e Câmaras Municipais. “Com as forças de segurança e proteção a utilizarem a plataforma em conjunto com as Câmaras Municipais e empresas, será criado um eficiente sistema de combate a propagação do vírus”, afirmou o gestor. De acordo com a visão proposta, as Câmaras Municipais poderão eventualmente adquirir licenças de utilização e disponibilizar a solução de forma gratuita a algumas PME do concelho, garantindo assim a cobertura de todo o tecido empresarial. Os lares também podem beneficiar da solução sem qualquer custo! “Rapidamente estaremos todos a trabalhar com mais segurança, a evitar quebras de isolamento profilático e a contribuir para salvar vidas”, afirmou José Barreiras. Apesar de terem começado a apresentar a “4Quarantine” há poucos dias, a Liga dos Bombeiros Portugueses já aderiu e deu início à instalação do software em várias corporações de bombeiros. O gestor confirmou que “se todas as corporações de bombeiros seguirem o exemplo serão mais de 30 mil bombeiros a utilizar a aplicação”.

Do ponto de vista técnico, a solução consiste num Software Online associado a uma aplicação (APP) para o utilizador. A APP, para além de comunicar para o sistema os sintomas de cada indivíduo/colaborador, faz também a leitura dos QR Code das credenciais impressas ou no telemóvel. O envio de sintomas, resultado de testes e leituras QR Code para a plataforma vai permitir à empresa acompanhar em tempo real a condição laboral dos seus colaboradores (escritório, teletrabalho, isolado sem trabalhar, lay-off) e a condição de saúde (infetado, saudável, contacto próximo, suspeito, quarentenas). Essa monitorização (se explicitamente autorizada pelo colaborador) vai possibilitar a tomada de decisões de proteção de saúde e gestão, nomeadamente a recomendação de contactos com Linha SNS24 ou a emissão de credenciais de circulação, com grande rapidez e eficácia. Além disso, todo o processo de controlo de circulação passa a ser seguro já que cidadãos e autoridades com a APP “4Quarantine” podem ler os QR Codes com o telemóvel, sem tocar, mantendo uma distância segura.

É também possível imprimir um “Certificado de Saúde 4Quarantine” com QR Code para afixar à entrada das instalações das entidades que aderirem à solução. Este QR Code ao ser lido pela APP das forças de segurança e emergência apresenta o estado de saúde dos ocupantes das instalações (mantendo o anonimato), facilitando muito a resposta das autoridades quando chamadas a uma ocorrência.

– A plataforma não recorre a Bluetooth ou localização GPS. Não é uma APP de rastreamento. Questionado em relação à rapidez de desenvolvimento e robustez da solução, José Barreiras afirmou que a “4Quarantine” resulta de uma inteligente adaptação de uma das melhores plataformas de controlo de acessos/circulação de pessoas disponível no mercado. Uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela 4ITFUTURE há vários anos e utilizada atualmente por grandes clientes como o Rock in Rio, Carnaval do Rio, Carnaval de São Paulo, ModaLisboa, Prémios da Música Portuguesa, entre outros”.