Audax Renovables resiste aos efeitos da Covid-19 e regista um aumento de 3,2% no primeiro trimestre de 2020

A Audax Renovables encerra o primeiro trimestre de 2020 com um aumento de 3,2% na margem bruta e um lucro de 1,4 milhão de euros

Data:

A Audax Renovables, grupo de energia cuja atividade envolve a produção e comercialização de 100% de eletricidade renovável, apresenta os seus resultados do primeiro trimestre de 2020 no contexto de circunstâncias excecionais causadas pela COVID-19. Devido à pandemia, a empresa antecipou o desenvolvimento de um plano de contingência com o objetivo de mitigar o possível impacto causado e manter a sua sólida posição financeira, bem como o seu perfil de liquidez e crédito.

A Audax encerrou o primeiro trimestre de 2020 com vendas no valor de 234 milhões de euros, ficando abaixo do registado no ano anterior. Tal deve-se, principalmente, aos seguintes fatores: preços mais baixos de energia em Espanha, 37% mais baixos em relação ao mesmo período do ano anterior no caso da eletricidade e 53% menos no caso do mercado de gás; uma queda na procura a nível europeu devido ao clima mais quente; e o efeito da saída do perímetro das três centrais elétricas vendidas em 2019.

No entanto, devido a uma melhoria na gestão dos seus fornecimentos, a empresa aumentou a sua margem bruta em 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, situando-se em 13% do seu volume de negócios, em comparação com 10% no período homólogo.

Para lidar com os possíveis efeitos da COVID-19, a Audax Renovables registou uma provisão extraordinária para insolvências de 3,3 milhões de euros, como parte do plano de contingência elaborado com base em critérios conservadores, o que deve permitir que a Audax Renovables fique protegida durante a totalidade deste exercício.

O EBITDA neste período foi de 12 milhões de euros, encerrando com um lucro líquido de 1,4 milhões de euros. Em termos comparativos, sem ter em consideração o efeito COVID-19 e os desinvestimentos das centrais elétricas no ano anterior, o EBITDA seria de 20,6 milhões de euros, 43% superior ao do primeiro trimestre do ano anterior e o lucro líquido seria de 6,8 milhões de euros.

No final do primeiro trimestre de 2020, a Audax Renovables detinha mais de 365 mil pontos ativos de fornecimento, 19% a mais do que no mesmo período de 2019. O aumento no número de clientes permitiu à Audax Renovables amortecer parcialmente a queda mencionada acima em preços de energia no mercado doméstico e a queda na procura causada pela COVID-19.

Por outro lado, a Audax Renovables continua a apostar na construção das suas centrais elétricas. Mesmo com a situação atual causada pela COVID-19, as obras não foram afetadas significativamente e o início dos projetos não terá atrasos significativos em relação às datas inicialmente planeadas. Aliás, em janeiro passado, iniciou-se a construção da usina fotovoltaica de Cañamares, no município de Fontanar (Guadalajara, Castilla-La Mancha), com uma capacidade de 5 MWp. Irá começar também em breve a construção das usinas fotovoltaicas Carolinas I e II, com uma capacidade total de 10 MWp, ambas localizadas no município de El Casar (Guadalajara, Castilla-La Mancha).

Além disso, em abril passado, a agência de classificação espanhola Axesor classificou o rating da empresa como Investment Grade (BBB-) com uma perspetiva estável, demonstrando a posição financeira sólida da empresa, mesmo nos tempos atuais de incerteza. É importante também realçar que o Grupo reduziu a sua dívida em 13 milhões de euros no primeiro trimestre do ano.

O preço das ações da Audax Renovables foi, inevitavelmente, afetado pela situação criada pela pandemia da COVID-19, depois de atingir um máximo de 2,72€ por ação durante esse período. No entanto, os principais indicadores financeiros e de negócio colocam a Audax Renovables numa posição muito favorável para enfrentar a situação atual com as garantias máximas de solvência. De realçar ainda que a diversificação geográfica da empresa limita o risco de concentração de negócio, estando presente nos negócios de comercialização e/ou geração em Espanha, Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Polónia e Panamá. Além disso, a Audax Renovables aderiu, em março passado, ao índice IBEX SMALL CAP®, tornando-a num valor de referência para os investidores.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 146

Popular

Mais Artigos deste tipo

“O papel do contabilista deixou de ser apenas cumprir obrigações”

Num contexto económico marcado pela crescente complexidade fiscal, pela...

Bem-Estar Organizacional em Tempos de Incerteza: BALANÇO DE 2025 E PRIORIDADES ESTRATÉGICAS PARA 2026

O bem-estar organizacional entrou definitivamente na agenda da gestão....

“A Épicas HUB não é apenas uma plataforma, é um espaço de apoio real”

Sandra Cristina, fundadora e CEO da Épicas HUB, é...