A DS Smith, fornecedor líder de soluções de embalagem sustentável, lançou os seus novos “Princípios de Design Circular”, após uma investigação que revelou que existe uma grande necessidade de designs mais consistentes, que ajudem a ultrapassar a confusão em torno da reciclagem das embalagens.
Neste sentido, a DS Smith desenvolveu, em parceria com a Fundação Ellen MacArthur, cinco Princípios para ajudar as empresas a fomentar a reutilização e reciclabilidade das suas embalagens. Estes princípios têm origem num novo estudo, que revela que 44% dos europeus admitiram que nem sempre conseguem distinguir quando uma embalagem pode ou não ser reciclada. Esta confusão faz com que 46 milhões de toneladas (41%) dos resíduos potencialmente recicláveis acabem no contentor de lixo comum e, por isso, num aterro no final do processo.
Esta confusão experienciada pelos consumidores tem um impacto ambiental direto: os produtos recicláveis que acabam em aterros ou são incinerados podem custar à economia 1.864 milhões de euros por ano.
Estes dados são resultado do estudo desenvolvido pela OnePoll, para a DS Smith, de 22/02/2020 a 02/03/2020. Contou com uma amostra de 9,000 pessoas, em Itália, Alemanha, Espanha, Polónia, França, Reino Unido e Bélgica, com mais de 18 anos.