“Building tomorrow together”, da Roche, ajuda a concretizar projetos na área das neurociências

Dez ideias com potencial para transformar a vida dos doentes ganham corpo num bootcamp virtual

Data:

– De promessas de medicamentos e diagnósticos para a doença de Alzheimer, a terapias para outras doenças incuráveis, os projetos encontram-se em fase de aceleração.
– Três serão escolhidos como vencedores.

Lisboa, 28 de maio de 2020 – “Building tomorrow together” é o nome de um programa de ‘Open Innovation’ e mentoring da Roche Portugal, com o apoio da Embaixada Suíça. Falamos de dez ideias com potencial para transformar a vida de pessoas com doença neurológica através de fármacos, tratamentos, tecnologias ou dispositivos, que se encontram já em fase de aceleração.
Nem o confinamento que a pandemia de COVID-19 impediu estas ideias de ganharem corpo, graças a uma resposta inovadora por parte da organização. O bootcamp, fase em que as equipas trabalham no terreno com o apoio direto de mentores, inicialmente concebido para durar três dias, adaptou-se, com o apoio da imatch, consultora portuguesa na área de inovação e parceira da iniciativa desde o início e encontra-se a decorrer, ainda que à distância, até junho.
“Proteger o que faz de nós o que somos” é, segundo Paulo Fontoura, Global Head Neuroscience Clinical Development da multinacional, a missão da Roche, feita através da investigação nas neurociências. “Os avanços na compreensão das doenças estão a acelerar, levando a novas terapêuticas” e é nesse sentido que trabalham todos os dias, nomeadamente em patologias para as quais não há cura, como a doença de Alzheimer.
E é nesta área que estão também a trabalhar alguns dos projetos do “Building tomorrow together”. São, ao todo, dez as ideias transformadoras, diferentes entre si mas unidas pela esperança de poderem vir a ser ferramentas para o diagnóstico ou tratamento de diversas doenças neurológicas. É o caso do ProBrain SPAD, um fármaco para a doença de Alzheimer, baseado num mecanismo molecular descrito por dois investigadores a participar no bootcamp, enquanto a iLoF está a desenvolver uma tecnologia que permite, através de uma amostra de sangue, criar uma impressão digital do perfil biológico de cada doente com Alzheimer e permitir o recrutamento rápido das pessoas certas para os ensaios clínicos.
Estudar compostos que possam vir a integrar fármacos destinados a interromper os processos neurodegenerativos característicos das doenças de Parkinson e Alzheimer é a missão da ProtexAging, enquanto para a Exo-Treat o trabalho se tem centrado na busca por uma terapia para a doença de Machado-Joseph, sem cura ou tratamento eficaz.
Recorrendo à realidade virtual, a VR4NeuroPain quer ajudar a reabilitação de pessoas com dor neuropática; a NoOCD City usa o mesmo tipo de tecnologia e na interação cérebro-máquina para apoiar quem sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e a Neuro Neckband quer contribuir para a otimização do tratamento de doenças neurológicas, estando a desenvolver um dispositivo com esse objetivo.
A Psychomark concentra-se numa ferramenta de apoio ao diagnóstico e investigação de fármacos em psiquiatria, enquanto o brain.block pretende criar um chip neuronal capaz de receber e transmitir informação de forma pioneira. A estes projetos junta-se ainda a PolyQ-ACT, em busca de uma terapia para patologias neurológicas incuráveis, que pretende o mesmo que as restantes: fazer a diferença na vida dos doentes.
Os três vencedores selecionados vão receber 20 mil, 12.500 e dez mil euros respetivamente, com forte probabilidade de divulgação além-fronteiras.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...