Corteva Agriscience™ anuncia plano global de sustentabilidade com 14 compromissos para a próxima década

No primeiro aniversário enquanto empresa independente, a Corteva reforça o seu compromisso com as gerações futuras e apresenta 14 objetivos para o período até 2030, centrados nos agricultores, na terra, na sociedade e na produção sustentável.

Data:

A Corteva Agriscience™, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes, proteção de culturas e agricultura digital, anunciou hoje o plano global de sustentabilidade e reforçou o seu compromisso com o ecossistema alimentar para os próximos 10 anos. Um anúncio que coincide com o primeiro aniversário desde o seu lançamento enquanto empresa independente cotada a nível mundial.
Este compromisso inclui novos objetivos que representam um progresso ao nível da sustentabilidade, agrupados em quatro pilares fundamentais: os agricultores, a terra, a sociedade e a produção sustentável. Além disso, foram consideradas melhorias para a saúde do solo, otimização da produtividade das culturas, alterações climáticas, gestão da água, biodiversidade, transparência em toda a cadeia de abastecimento e segurança dos trabalhadores, entre outras.
James C. Collins, Jr., CEO da Corteva Agriscience a nível global explicou: “A nossa missão é agora mais importante do que nunca e consiste em direcionar a indústria agrícola para melhores e mais sustentáveis resultados em todo o mundo. Consideramos que este é o melhor momento para reforçar o nosso compromisso de proteger e preservar a fonte dos nossos alimentos e ajudar as nossas comunidades a prosperar.”

A nível local, Manuel Melgarejo, Presidente da Corteva Agriscience para Espanha e Portugal referiu: “Estamos a trabalhar há anos no desenvolvimento de ferramentas que ajudam os agricultores a serem mais produtivos, rentáveis e sustentáveis, fundamentalmente baseadas em tecnologia e digitalização. Entre outras, temos soluções pioneiras na melhoria da eficiência na utilização do azoto que contribuem para a redução do consumo de água e o desenvolvimento de híbridos que oferecem uma vantagem de rendimento em ambientes de seca, permitindo a produção com um menor uso de água. Por outro lado, estamos muito comprometidos com a sociedade, especialmente a relacionada com o campo, e com programas como o TalentA para mulheres rurais, ajudando a promover projetos inovadores que continuem a dinamizar um setor cada vez mais qualificado”. E continua, “com este plano global até 2030, a empresa dá um passo em frente ao reforçar este compromisso com objetivos bem estabelecidos e cujo resultado será avaliado anualmente”.

Juntos por um futuro melhor
A Corteva trabalha diariamente para promover um sistema alimentar mais responsável, sustentável e enriquecedor para as nossas vidas e para o planeta, e para isso desenvolveu uma série de objetivos de sustentabilidade a nível global até 2030, centrados em quatro áreas essenciais do setor:

Para os agricultores:

1. Formar 25 milhões de agricultores sobre a proteção do solo, nutrientes e gestão de recursos hídricos, assim como as melhores práticas culturais;
2. Aumentar a produtividade, os rendimentos e as práticas de agricultura sustentável de 500 milhões de pequenos agricultores;
3. Habilitar os agricultores para que possam aumentar o rendimento das suas culturas de forma sustentável em 20%, enquanto serão também reduzidas as emissões de gases com efeito de estufa em 20%.

Para a terra:

4. Melhorar a saúde do solo em 30 milhões de hectares;
5. Otimizar a gestão de recursos hídricos com a utilização racional do azoto e consequente redução do consumo de água (aumentando assim o rendimento das colheitas) em dois milhões e meio de hectares de produção de sementes e terras afetadas pelo défice hídrico;
6. Melhorar a biodiversidade com a otimização de mais de 10 milhões de hectares com práticas sustentáveis de gestão do solo e conservação do habitat.

Para a sociedade:

7. Proteger a saúde e segurança dos seus colaboradores, assim como a dos restantes trabalhadores do setor agrícola;
8. Continuar o empoderamento das mulheres, a capacitar os jovens e a contribuir para as comunidades em que vivem e trabalham;
9. Os colaboradores da Corteva em todo o mundo vão dedicar um total de 1 milhão de horas a este esforço;
10. Ajudar os agricultores a aumentar a transparência da sua cadeia de abastecimento.

Para uma produção sustentável:

11. Cada produto novo estará adaptado a estes novos requisitos de sustentabilidade;
12. Reforçar o controlo e a redução das emissões com efeito de estufa nas explorações e na cadeia de abastecimento;
13. Todas as embalagens deverão ser reutilizáveis ou recicláveis;
14. Reduzir o volume de resíduos, conservar a água e melhorar a biodiversidade nos respetivos locais.

Os compromissos a 10 anos da Corteva proporcionarão ferramentas para ajudar a otimizar a rentabilidade das culturas, os imputs, a melhoraria da resistência às alterações climáticas e, além disso, centram-se nas pessoas. Neste sentido, a empresa vai continuar com o seu trabalho de defesa e proteção dos colaboradores e da comunidade agrícola em geral. Para além disso, relativamente às suas operações comerciais, a Corteva compromete-se a inovar de forma sustentável, estabelecendo uma estratégia para reduzir o impacto ambiental, ao utilizar embalagens sustentáveis e aumentar os esforços de sustentabilidade em todas as suas sedes e centros de produção.

Estes objetivos revelam a paixão e o compromisso humano da empresa para enriquecer as nossas vidas e o nosso planeta em prol das gerações futuras. Um processo focado na sustentabilidade que será comunicado de forma anual através de um relatório de sustentabilidade, com informação transparente sobre os resultados obtidos.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

GrupoConcept aumenta equipas e aposta na modernização aliada à sustentabilidade

A proteção ambiental é um dos pontos fortes. Será...

Venda de livros em língua inglesa cresce em Portugal e preocupa editores

De acordo com um artigo publicado na terça-feira pela...

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...