Início Atualidade “A CONFIANÇA PARA NÓS É FUNDAMENTAL E A NOSSA RAZÃO DE EXISTIR”

“A CONFIANÇA PARA NÓS É FUNDAMENTAL E A NOSSA RAZÃO DE EXISTIR”

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“A CONFIANÇA PARA NÓS É FUNDAMENTAL E A NOSSA RAZÃO DE EXISTIR”

A Bureau Veritas (BV) é hoje um dos principais players a nível nacional e mundial que opera, maioritariamente no domínio do segmento premium. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, como é que marcam a diferença perante o mercado e o consumidor?
Trabalhamos no sentido de ser uma empresa de referência para todos os nossos parceiros. Para além daquilo que é nosso core business – a certificação, a inspeção, os ensaios e a verificação da conformidade, de acordo com variadíssimos referenciais, prestamos um serviço abrangente de apoio aos nossos clientes, procurando sempre as soluções mais competitivas, procuramos estar próximos dos nossos clientes, conhecê-los bem e entender as suas necessidades para mais facilmente podermos contribuir com soluções que fazem a diferença no seu negócio. A nossa equipa de profissionais trabalha diariamente na procura da obtenção da excelência em todos os setores de atividade.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia do Covid-19. De que forma é que a marca se viu «obrigada» a adaptar a estes novos tempos e realidade?
Todas as empresas tiveram de se adaptar e o BV não foi exceção. O que esteve sempre na base das decisões de reorganização das equipas foi a segurança das mesmas e sempre que possível, dos nossos parceiros.
Assim, as equipas de técnicos e auditores forem formadas e capacitadas para poderem continuar a laborar; analisadas e implementadas as condições necessárias para que parte das funções pudessem estar em teletrabalho; o acompanhamento e criação de diversas soluções para viabilizar urgências de clientes e projetos em curso; entre outras de micro gestão, mas igualmente relevantes.
Diria que, o mais desafiante e também entusiasmante foi sem dúvida pensar estrategicamente – de que forma poderia o BV com todo o seu know-how e experiência nas matérias de Segurança e Saúde apoiar os seus clientes na retoma dos seus negócios de forma segura e desenvolver soluções que o tornassem possível. E o balanço ao momento é positivo, pois com o esforço e dedicação de todos, encontramos novas formas de prestar os nossos serviços e lançamos novos produtos.

Que medidas tiveram de tomar no sentido de continuarem próximos dos vossos clientes?
Considero que estes são os momentos em que as entidades e as relações se devem intensificar e a comunicação é fundamental. A estrutura de business developers, KAM, diretores, técnicos, inspetores e auditores esteve sempre muito presente e em estreita articulação com os nossos clientes, com as suas dificuldades, necessidades e expectativas. Também colocamos em prática as ferramentas digitais de que já dispúnhamos, o que nos permitiu agir rapidamente. Desencadeamos planos de contingência para auditorias remotas, inspeções remotas, formação à distância, reuniões de equipa e de trabalho através de plataformas, ou seja, a digitalização entrou claramente no nosso dia a dia. Nas situações em que havia a necessidade da nossa presença física, foram igualmente tomadas as medidas necessárias à garantia da segurança dos nossos colaboradores e demais envolvidos, no entanto em nenhum momento deixamos de estar disponíveis para os nossos clientes

O papel das marcas e das organizações com maior dimensão e capacidade de intervir no mercado e na sociedade é fundamental? Qual acha que deve ser o papel das mesmas e como é que a BV o tem vindo a fazer?
Sem dúvida. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento muito grande de empresas no mercado português que se posicionam no nosso setor de atividade, e isso é positivo sempre e quando se consegue aliar a competência técnica, responsabilidade social, ética e compromisso. Não nos podemos esquecer que a nossa missão principal é trazer confiança – aos nossos clientes e a sociedade. Infelizmente temos assistido a muitas situações em que a credibilidade deste setor é colocada em causa, por algumas atuações que nem sempre são credíveis e destroem valor. A existência de um código de ética, de valores e de absolutos bem definidos, e partilhados por toda a organização, garante que a nossa empresa está no mercado há 192 anos, e estará para continuar.

Acabaram de lançar o selo Global SAFE Site. Primeiramente, explique-nos que selo é este?
É um selo ou uma certificação que pretende trazer confiança, de que a empresa adotou um conjunto de medidas preventivas e as implementou de facto, e que as mesmas são conhecidas por todos, sendo todo este processo avaliado e auditado pelo Bureau Veritas, no sentido de dar a tranquilidade a clientes e colaboradores na retoma à “normalidade”.Após a definição do referencial ou check-list a utilizar e do plano de amostragem de análises à superfície ao Codiv19 e implementação dos guidelines das entidades competentes, o BV realiza uma auditoria no local, externa, imparcial e independente a todo o processo. Com a verificação do cumprimento de todos os requisitos é atribuido este selo / certiifcação com validade de 6 meses, que pode ser renovado. Esta é a forma de comunicação que consideramos ser uma mais valia para o mercado. Os selos BV têm uma breve descrição por forma a que qualquer cliente consiga perceber o seu significado, e a comunicação seja transparente para todos.

De que forma é que o mesmo vai funcionar como uma certificação para assegurar o cumprimento das novas medidas de segurança provenientes da pandemia do Covid-19?
Conforme referi, tendo em conta que todo o processo é verificado e auditado no local por uma entidade independente, com anos de experiência nas áreas da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde, desde a garantia da definição, conceção e implementação das medidas preventivas, que efetivamente os locais as implementaram e são conhecidas e comunicadas, é uma garantia de conformidade. Atualmente existem alguns selos que pretendem também dar confiança aos clientes, e cujo principio de fundo é efetivamente bom, mas cuja atribuição se baseia numa auto-avaliação e auto-declaração de confrmidade pelo próprio, e em que não existe uma verificação independente, daí que o nosso produto pode ser considerado uma certificação independente.

Será dirigida aos setores da hotelaria, restauração e comércio? Que impacto e vantagens vai aportar o mesmo?
O grupo Bureau Veritas criou um conceito “Restart your business wtih BV”, no sentido de colocar à disposição do mercado a expertise e conhecimentos de longos anos a trabalhar e a acompanhar as empresas em diversas áreas. A prioridade das empresas é voltar aos seus locais de trabalho, a fornecer os seus produtos, a prestar os seus serviços, mas garantindo que tanto os colaboradores como os clientes estão em situações de segurança, higiene e sáude.
O Global Safe Site não é apenas dirigido ao setor da hotelaria, é apropriado para todo e qualquer espaço que queira transmitir essa confiança.
Podemos referir algumas áreas nas quais já estamos a trabalhar com os nossos clientes, saúde (clínicas), banca, contact centers, hotelaria e comércio.

Quais os requisitos que os estabelecimentos têm e devem de cumprir para lhes ser concedida esta certificação?
O Bureau Veritas começa por elaborar um referencial que comporta requisitos de higiene, segurança e saúde, assim como as orientações da DGS e /ou boas práticas sectorias. Pelo que, mediante a tipologia de estabelecimento assim serão as exigências, dado que cada setor tem especificidades próprias. Quando estas estiverem implementadas, efetua uma auditoria de avaliação – que tem uma vertente documental e uma vertente de verificação da sua implementação no local. Se 100% dos requisitos definidos estiverem assegurados e implementados, é atribuída a certificação.

O que podemos continuar a esperar por parte da marca para 2020?
Total compromisso de desenvolver sempre um trabalho de rigor, exigência, alicerçado em princípios éticos bem definidos e consolidados. Como trabalhamos para prestarmos um bom serviço, claro que, o apoio aos nossos clientes estará sempre presente. O BV quer ter relações duradouras com os seus clientes, desenvolvendo trabalho conjunto na criação de soluções competitivas, que agreguem valor ao mercado, à sociedade, e que inspirem a confiança de todos. Queremos ser o parceiro escolhido quando o cliente precisa de novos serviços, de ser disruptivo, de criar valor. O nosso slogan é precisamente esse, Shaping a world of TRUST. A confiança para nós é fundamental e a nossa razão de existir.