Início Atualidade “O MELHOR INVESTIMENTO QUE SE PODE FAZER É NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTÍNUA”

“O MELHOR INVESTIMENTO QUE SE PODE FAZER É NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTÍNUA”

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“O MELHOR INVESTIMENTO QUE SE PODE FAZER É NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO CONTÍNUA”

Enquanto gestor dos espaços Les Roches, Glion e École Ducasse – Sommet Education- Hospitality and Art Culinary Education, e no sentido de contextualizar o nosso leitor, quais são as valias de cada um?
As três instituições e ensino integram o Grupo Sommet Education, um dos maiores grupos de educação do mundo. Começando pela instituição mais recente, a École Alain Ducasse foi fundada em 1999 tornando-se um expoente de renome Internacional no ensino das artes Culinária e da Pastelaria, liderado pelo icónico e laureado Alain Ducasse.
Neste momento faz parte do Grupo Sommet Education, grupo líder mundial em formação ao nível da gestão hoteleira, o novo Centro Ducasse Meudon (Paris ) e a École Nationale Supérieur de Patisserie oferece uma Gama de Cursos intensivos de 2 ( Essential ),6 ( Diploma) e 8 meses ( Signature ), licenciatura de 3 anos (Bachelor) que são lecionados em Inglês ou Francês.
A Les Roches – Global Hospitality Education é uma das Melhores Escolas de Hospitality do Mundo com oferta de programas de licenciatura, pós-graduação, mestrado e MBA.
Sediada nos Alpes Suíços, em Bluche, oferece aos seus alunos Campus em Espanha e na China, num ambiente perfeito e seguro de que combina o savoir faire clássico da educação Suíça com as excelentes oportunidades de vida que caracterizam o país.
Atualmente, aproximadamente 60 companhias de topo visitam todos os semestres os Campus da Les Roches para ações de Recrutamento e 90% dos alunos graduados saem com ofertas de trabalho ou múltiplas escolhas laborais.
Fundada em 1962, a Glion Institute of Higher Education é uma instituição de ensino privado, com uma oferta formativa com programas de licenciatura e pós-graduação nas áreas de hotelaria, turismo e gestão de eventos. Considerada entre o Top 3 das melhores escolas de Hospitality Management do Mundo, a Glion tem os seus campus na Suíça e em Londres, onde todos os anos recebe alunos de mais de 90 nacionalidades, um ambiente educacional multicultural único, que aliado a um ensino que combina a vertente académica com a prática, proporciona uma experiência internacional distinta que prepara os alunos para posições de topo nos prósperos setores da hotelaria, do turismo e dos serviços em todo o mundo.

Que metodologia no domínio da formação e do ensino é que cada uma das mesmas aporta e de que forma é que procuram combinar o rigor académico com uma experiência profissional concreta?
As Escolas Les Roches e Glion são consideradas como a referência na Formação em Hotelaria. O savoir faire suíço destaca para a formação dos futuros Gestores de Hotéis, Resorts, Eventos, Marcas de Luxo, a fusão da parte prática com a parte teórica. Os alunos têm todos que passar por uma experiência prática simulada nos Campus que têm a sua continuidade efetiva respetivos estágios. Esta é uma das fórmulas para estarem preparados para entender a gestão e administração destes futuros negócios. Ambas as Escolas têm uma excelente reputação junto da Indústria Hoteleira Internacional (Top 3 a nível Mundial), fundamental para a colocação dos alunos em Estágios nos grupos hoteleiros internacionais e empresas do setor, um pouco por todo o mundo.
Uma vez terminados os cursos, os alunos têm uma empregabilidade de 98%, no momento das suas graduações.
No caso da École Alain Ducasse destaque para o facto de a Hotelaria estar para a Suíça, como a Art Culinary para a França.
Diz-se que a base da arte culinária é a cozinha francesa. O prestigiado Alain Ducasse, chef com mais estrelas Michelin, começou por dar formação exclusiva a profissionais de Cozinha. Com o tempo, foi brindando esta oportunidade a estudantes e amantes desta arte.
A metodologia, passa pela imersão destes alunos num centro exclusivo em Paris e na École Superieur de Patisserie de Yssingeaux na Região francesa de Auvergne.
Os programas são ministrados por profissionais altamente qualificados, através de um acompanhamento personalizado. A maioria destes programas implica a realização de estágios profissionais em estabelecimentos de prestígio.
Tanto em Hospitality como na Art Culinary, estamos a prestar um serviço ao Cliente e a missão das Escolas é destacar os soft skills dos futuros profissionais que vão desempenhar funções de liderança nestes setores. Queremos que sejam os melhores profissionais, mas também queremos que sejam excelentes pessoas, com capacidade de Criar, Inovar e Desenvolver equipas para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia de Covid-19. De que forma é que se viram obrigados a adaptar a estes novos tempos e realidade?
Como a maioria das instituições de ensino, fomos obrigados a fechar as nossas Escolas por todo o mundo. Primeiro o Campus da Les Roches Shanghai depois os Campus da Glion e da Les Roches em Montreaux, Bulle e Bluche (Suíça). Mais tarde o Campus Les Roches Marbella e à posteriori o Glion Londres.
A prioridade era dar continuidade aos estudos e manter os alunos focados na sua formação. O processo foi extremamente desafiante, porque os nossos cursos, nos primeiros semestres de aulas, são muito operacionais (que implica uma formação face to face durante todo o dia, nas áreas de F&B, Kitchen, Rooms Divison, Housekeeping).
Por outro lado, todas as outras matérias foram adaptadas para o formato online. Ao mesmo tempo, desenvolvemos uma série de programas específicos relacionados com a identificação, performance e soluções em tempos de Crise! Aproveitando a conjuntura, oferecemos estes Cursos a todos os alunos das licenciaturas até ao nível de Masters.
Por exemplo em relação aos estágios, muitos dos alunos tiveram de regressar aos seus países de origem e 30% continuaram nos destinos que não tinham fechado.
Atualmente, já temos datas definidas para que todos os alunos regressem aos nossos Campus (finais de julho), para retornar a “processo “académico e mais adiante, em função das reaberturas da Indústria, começarem paulatinamente os seus estágios.

De que forma é que a Educação poderá vir a sofrer mudanças com o novo paradigma em que vivemos causado pela pandemia? Estão preparados para responder a este desafio e promover uma comunicação e educação positiva para um vindouro novo?
A sociedade está em pleno processo de transformação e a educação deve acompanhar este processo. No nosso caso, a indústria hoteleira e o turismo como setores dinâmicos, servem de linha de orientação para a evolução da nossa Formação
Para dar alguns exemplos, e seguindo as tendências do mercado, nos últimos dois anos criámos uma série de especializações ao nível dos Masters de Hospitality (Entrepreneurship and Innovation; Real State Finance and Hotel Development, Luxury Management and Guest Experience, Marketing for Luxury Tourism e mais recemente, Hospitality Strategy and Digital Transformation).
O perfil dos nossos alunos de Hospitality é também cada vez mais exigente! São os próprios alunos que muitas vezes nos abordam, procurando um modelo de educação com o qual se sentem mais identificados. O facto de serem jovens mais viajados, com mais inquietudes, mais horizontes e novas ideias, leva-os a procurar um projeto de educação Global, mais ambicioso que lhes proporcione acesso direto às empresas do setor mais atrativas do Planeta.
Queremos identificar este perfil e investir nestes talentos. Acho que o melhor investimento que se pode fazer é na Educação e na Formação contínua. Atualmente, temos alguns gestores e diretores de Hotéis, que procuram os nossos programas Executive de forma a criar valor nos seus CV’s e dar o tão desejado salto para outra dimensão profissional.

Que estratégias foram assumidas no sentido de contornar as dificuldades provocadas pela pandemia?
A aposta total na formação online, tal como referi numa das questões anteriores e o apoio incondicional aos nossos estudantes que ficaram retidos nos nossos campus em todo o mundo.

Quais são os principais desafios que os espaços que lidera terão para o futuro?
As escolas Les Roches e Glion oferecem duas convocatórias por ano (uma em fevereiro e outra em setembro). As Escolas Ducasse quatro intakes anuais. Temos atualmente aproximadamente 5000 alunos entre os vários Campus provenientes de mais de 100 Países.
Curiosamente, ao nível da comunidade estudantil, houve uma adaptação muito rápida à nova realidade durante os vários processos da Pandemia. Até agora houve um excelente espírito de compreensão, assimilação, fraternidade e companheirismo entre os alunos desta comunidade Internacional, com muita vontade de regressarem o mais depressa possível às suas vidas académicas “normais”.
Seguindo a orientação dos vários organismos oficiais de saúde dos países onde estamos sediados, estamos preparados com novas medidas de Higiene e Reorganização dos espaços sociais e académicos dos nossos Campus. O Regime de FullBoard das nossas residências, obriga a um rigor diário no dia a dia da vida dos alunos, professores e staff das escolas. Esta dinâmica, vai ajudar a reforçar e pôr em prática uma série de medidas de segurança, higienização e distância física.

Que mensagem lhe aprazaria deixar a todos os leitores da nossa edição sobre este novo mundo em que vivemos?
Antes da pandemia, a World Travel and Tourism Council estimava que 1/10 pessoas trabalhavam na indústria Hoteleira/Turismo o que significava aproximadamente 330 milhões de empregos, a tendência apontava que nos próximos 10 anos passasse para 1/9 (mais 80 milhões de novas oportunidades laborais), representando atualmente 10,2% do PIB Mundial. Entendemos que a dinâmica empresarial relacionada com um dos setores económicos mais importantes do Mundo não vai abandonar o investimento que se fez, e o que se vai realizar em muitos fundos de Investimento.
Nos últimos anos temos vindo a notar especial interesse da Indústria do Luxo pelo perfil do aluno de Hotelaria (encaixa perfeitamente na gestão de recursos humanos, gestão de Sales & Marketing, Estratégia Financeira e, principalmente, na gestão da Atenção ao Cliente).
Por outro lado, a tendência do empreendedorismo tornou-se efetivamente uma realidade, por exemplo nas nossas instituições aproximadamente 30% dos alumni preferem criar as suas empresas, preenchendo desta forma os gaps que se vão encontrando na resposta das necessidades dos clientes. Estas faixas de alunos têm-se assumido como verdadeiros trendsetters ao desenvolver outras formas e modelos de negócio.
Por outro lado, é certo que o mercado laboral se tornou cada vez mais competitivo e nesta Indústria não há exceções. Temos notado mais procura dos nossos alunos para assumirem projetos internacionais, um pouco por todos as áreas.
O renome e prestígio das Escolas junto da Indústria Hoteleira Internacional representa uma mais valia para os alunos Glion, Les Roches e Ducasse no momento de acederem aos grandes grupos Hoteleiros e empresas em todo o mundo.
Outro ponto forte é a o volume de antigos alunos de ambas as Instituições, que representa um networking de mais de 25.000 pessoas no setor, espalhados por mais de 130 países.