“A NORAUTO FOI UMA DAS MARCAS QUE SOUBE ACOMPANHAR ESTA PANDEMIA”

De que forma é que a NORAUTO tem vindo a lidar com as dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19? Que impacto e desafios existem atualmente para a marca e que estratégias tem adotado a empresa para mitigar os efeitos deste novo mundo? Fomos conversar com José Barbajosa, Diretor Geral da Norauto Portugal, que, numa conversa eloquente e dinâmica, nos revelou a forma como a marca tem ultrapassado este novo cenário, revelando que desde o início a mesma se centrou em três eixos: o colaborador, o cliente e o compromisso com a responsabilidade social.

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A NORAUTO é hoje uma marca sobejamente conhecida e reconhecida a nível nacional, assumindo uma dinâmica de confiança, segurança e rigor perante o cliente. Quais as características da marca que lhe têm permitido ser hoje um player de relevo perante o mercado?
A Norauto pretende ser reconhecida como uma plataforma de soluções para o automobilista, e caracteriza-se por um centro auto com uma loja e uma oficina, onde disponibilizamos aos consumidores uma gama de produtos para o automóvel bem como soluções de mobilidade para o quotidiano. Os centros auto Norauto distinguem-se ainda por serem oficina multimarca que dispõe de equipamentos inovadores e de profissionais que estão em constante formação para acompanhar as evoluções do mercado automóvel.
Somos também pioneiros e inovadores no nosso setor, no lançamento de novos serviços e modelos de negócio, tais como a venda online de produtos e serviços em norauto.pt, a Oficina Móvel que vai até ao cliente, o Norauto Drive IPO na qual a viatura do cliente é levada por condutores profissionais a realizar a Inspeção Periódica, o Norauto Renting em parceria com a ALD, a parceria com a Carglass em que identificamos a quebra do vidro e fazemos o encaminhamento para o parceiro e brevemente surgirão mais novidades com novos parceiros!
A Norauto é o player em quem os consumidores confiam, e os prémios recebidos recentemente demonstram a sua confiança na Norauto, este ano fomos eleitos Escolha do Consumidor, Marca de Confiança, Escolha de Excellentia e a Marca Mais Reputada. Acreditamos que ao sermos uma plataforma de soluções, com estes parceiros estratégicos e o lançamento de serviços inovadores, estaremos 15 minutos à frente e continuaremos a facilitar a vida dos automobilistas, contribuindo, assim, para a sua satisfação e confiança na Norauto.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia do Covid-19. De que forma é que a marca se viu «obrigada» a adaptar a estes novos tempos e realidade?
Desde o início da pandemia, e vendo como evoluía a situação nos outros países em que a Norauto está presente, que a nossa estratégia se focou em três eixos: o colaborador, o cliente e o nosso compromisso com a responsabilidade social. Ao longo deste período trabalhamos nestas três vertentes, garantido a segurança de todos e a mobilidade a quem mais precisa, desta forma e sendo a Norauto um estabelecimento de comércio de bens e reparação de veículos automóveis, considerado como prestador de serviços de primeira necessidade, mantivemos as nossas superfícies Norauto em funcionamento. Foram tomadas diversas medidas de precaução e de prevenção, a pensar na segurança dos nossos clientes mas também dos nossos colaboradores, como tal foram entregues kits com os EPI’s aos colaboradores, reduzimos os horários de funcionamento de forma a facilitar os turnos entre colaboradores, limitamos o acesso à zona de produtos e a entrada de clientes dentro do estabelecimento, foram criadas sinaléticas específicas de forma a que as medidas fossem cumpridas tais como a distância de segurança a desinfeção das mãos e a utilização de luvas descartáveis que colocámos à disposição de todos.
Atualmente estamos a retomar a nossa atividade normal, não havendo o limite na circulação dentro do espaço da loja, à exceção claro da distância de segurança bem como os horários de funcionamento que regressaram à normalidade, e por fim, de forma regular fazemos a desinfeção dos nossos centros, garantindo a segurança de todos.

Que medidas, tiveram de tomar no sentido de continuarem próximos dos vossos clientes? De que forma é que este novo panorama alterou a vossa dinâmica diária?
Em tempos de pandemia, as marcas viram-se obrigadas a reagir e adaptarem os seus modelos de negócio e a Norauto mais uma vez teve 15 minutos à frente e conseguiu antecipar as medidas para assegurar que, em caso algum, a mobilidade dos profissionais que se encontravam no ativo pudesse ficar em risco. Para além dos centros auto em funcionamento a nossa loja online norauto.pt esteve sempre à distância de um clique, sensibilizando os clientes para optarem pela entrega ao domicílio, que durante o período de confinamento era gratuita, evitando assim que o consumidor tivesse que sair de casa. Por forma a facilitar a vida aos automobilistas a Norauto reforçou também a sua comunicação na utilização do serviço Oficina Móvel – SOS Baterias, uma oficina que vai até si, seja no seu domicílio ou local de trabalho, oferecendo a deslocação e mão de obra aos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança que se encontravam no ativo e na frente desta batalha.

O papel das marcas e das organizações com maior dimensão e capacidade de intervir no mercado e na sociedade é fundamental?
No nosso ponto de vista, as marcas e organizações de hoje, devem estar abertas à mudança e sua contribuição é fundamental no desenvolvimento do mercado e da sociedade. Devem propor, criar e adaptar os serviços em função das necessidades atuais dos consumidores e colocando sempre o foco no cliente. É nisto que a Norauto trabalha diariamente, desenvolvendo novos serviços e gamas de produtos com uma estratégia customer centric, de forma a que tenham uma experiência positiva e inovadora.

Em todo este panorama, além dos clientes, é vital que o corpo de recursos humanos da marca não seja esquecido. Neste domínio, que medidas e metodologias utiliza a marca neste cenário da Covid-19 para proteger os seus trabalhadores?
De acordo com a estratégia e os eixos a trabalhar durante este período do Covid-19, que desde o primeiro momento desta pandemia o foco da Norauto foi proteger os nossos colaboradores, passando por adaptar os espaços de trabalho, garantindo as condições de higiene e segurança e enfocando sempre uma comunicação de proximidade com todas as equipas de forma a garantir um alinhamento com todas as ações em vigor. Ao nível da equipa da sede optou-se pelo teletrabalho, o qual já vinha a ser fomentado há algum tempo, ainda que em moldes diferentes, e existiu uma reação imediata e muita positiva pelas equipas, que, não obstante o trabalho à distância, têm revelado uma forte implicação e proatividade.

A NORAUTO considera-se como uma Marca e Empresa na Linha da Frente do Covid-19?
Na nossa visão, a Norauto foi uma das marcas que soube acompanhar esta pandemia, estando desde o início na linha frente do Covid-19, adaptou-se de imediato ao cenário vivido, adotando todas medidas de prevenção e segurança tanto para os colaboradores e clientes.
Apostou em novas parcerias com novos modelos de negócio e em novos serviços no mercado, de forma a facilitar todos os profissionais que se encontravam no ativo, contribuindo sempre para que quem mais precisava pudesse continuar a deslocar-se em segurança. A Norauto encontra-se orgulhosa da sua contribuição durante esta pandemia, bem como de toda a dedicação das suas equipas e dos clientes continuaram a confiar e sentirem-se seguros com os nossos serviços.

ESCOLHER A NORAUTO, É?
ESCOLHER A NORAUTO, PODEREMOS AFIRMAR QUE É A ESCOLHA CERTA! PRETENDEMOS CADA VEZ MAIS, ESTAR MAIS PRÓXIMOS DOS CLIENTES, CRIANDO EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E DIFERENCIADORAS. NA NORAUTO O NOSSO COMPROMISSO É A SUA SATISFAÇÃO, POR ISSO APOIAMO-NOS NUMA ESTRATÉGIA CUSTOMER CENTRIC, APOSTANDO TAMBÉM NA FORMAÇÃO DAS NOSSAS EQUIPAS E PRETENDEMOS SER RECONHECIDOS COMO UMA PLATAFORMA DE SOLUÇÕES DE MOBILIDADE PARA OS AUTOMOBILISTAS, QUE DISPONIBILIZA AO CLIENTE SERVIÇOS INOVADORES QUE LHE FACILITAM O DIA A DIA E CONTRIBUEM PARA UMA MOBILIDADE SEGURA.