“A NORAUTO FOI UMA DAS MARCAS QUE SOUBE ACOMPANHAR ESTA PANDEMIA”

De que forma é que a NORAUTO tem vindo a lidar com as dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19? Que impacto e desafios existem atualmente para a marca e que estratégias tem adotado a empresa para mitigar os efeitos deste novo mundo? Fomos conversar com José Barbajosa, Diretor Geral da Norauto Portugal, que, numa conversa eloquente e dinâmica, nos revelou a forma como a marca tem ultrapassado este novo cenário, revelando que desde o início a mesma se centrou em três eixos: o colaborador, o cliente e o compromisso com a responsabilidade social.

Data:

A NORAUTO é hoje uma marca sobejamente conhecida e reconhecida a nível nacional, assumindo uma dinâmica de confiança, segurança e rigor perante o cliente. Quais as características da marca que lhe têm permitido ser hoje um player de relevo perante o mercado?
A Norauto pretende ser reconhecida como uma plataforma de soluções para o automobilista, e caracteriza-se por um centro auto com uma loja e uma oficina, onde disponibilizamos aos consumidores uma gama de produtos para o automóvel bem como soluções de mobilidade para o quotidiano. Os centros auto Norauto distinguem-se ainda por serem oficina multimarca que dispõe de equipamentos inovadores e de profissionais que estão em constante formação para acompanhar as evoluções do mercado automóvel.
Somos também pioneiros e inovadores no nosso setor, no lançamento de novos serviços e modelos de negócio, tais como a venda online de produtos e serviços em norauto.pt, a Oficina Móvel que vai até ao cliente, o Norauto Drive IPO na qual a viatura do cliente é levada por condutores profissionais a realizar a Inspeção Periódica, o Norauto Renting em parceria com a ALD, a parceria com a Carglass em que identificamos a quebra do vidro e fazemos o encaminhamento para o parceiro e brevemente surgirão mais novidades com novos parceiros!
A Norauto é o player em quem os consumidores confiam, e os prémios recebidos recentemente demonstram a sua confiança na Norauto, este ano fomos eleitos Escolha do Consumidor, Marca de Confiança, Escolha de Excellentia e a Marca Mais Reputada. Acreditamos que ao sermos uma plataforma de soluções, com estes parceiros estratégicos e o lançamento de serviços inovadores, estaremos 15 minutos à frente e continuaremos a facilitar a vida dos automobilistas, contribuindo, assim, para a sua satisfação e confiança na Norauto.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia do Covid-19. De que forma é que a marca se viu «obrigada» a adaptar a estes novos tempos e realidade?
Desde o início da pandemia, e vendo como evoluía a situação nos outros países em que a Norauto está presente, que a nossa estratégia se focou em três eixos: o colaborador, o cliente e o nosso compromisso com a responsabilidade social. Ao longo deste período trabalhamos nestas três vertentes, garantido a segurança de todos e a mobilidade a quem mais precisa, desta forma e sendo a Norauto um estabelecimento de comércio de bens e reparação de veículos automóveis, considerado como prestador de serviços de primeira necessidade, mantivemos as nossas superfícies Norauto em funcionamento. Foram tomadas diversas medidas de precaução e de prevenção, a pensar na segurança dos nossos clientes mas também dos nossos colaboradores, como tal foram entregues kits com os EPI’s aos colaboradores, reduzimos os horários de funcionamento de forma a facilitar os turnos entre colaboradores, limitamos o acesso à zona de produtos e a entrada de clientes dentro do estabelecimento, foram criadas sinaléticas específicas de forma a que as medidas fossem cumpridas tais como a distância de segurança a desinfeção das mãos e a utilização de luvas descartáveis que colocámos à disposição de todos.
Atualmente estamos a retomar a nossa atividade normal, não havendo o limite na circulação dentro do espaço da loja, à exceção claro da distância de segurança bem como os horários de funcionamento que regressaram à normalidade, e por fim, de forma regular fazemos a desinfeção dos nossos centros, garantindo a segurança de todos.

Que medidas, tiveram de tomar no sentido de continuarem próximos dos vossos clientes? De que forma é que este novo panorama alterou a vossa dinâmica diária?
Em tempos de pandemia, as marcas viram-se obrigadas a reagir e adaptarem os seus modelos de negócio e a Norauto mais uma vez teve 15 minutos à frente e conseguiu antecipar as medidas para assegurar que, em caso algum, a mobilidade dos profissionais que se encontravam no ativo pudesse ficar em risco. Para além dos centros auto em funcionamento a nossa loja online norauto.pt esteve sempre à distância de um clique, sensibilizando os clientes para optarem pela entrega ao domicílio, que durante o período de confinamento era gratuita, evitando assim que o consumidor tivesse que sair de casa. Por forma a facilitar a vida aos automobilistas a Norauto reforçou também a sua comunicação na utilização do serviço Oficina Móvel – SOS Baterias, uma oficina que vai até si, seja no seu domicílio ou local de trabalho, oferecendo a deslocação e mão de obra aos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança que se encontravam no ativo e na frente desta batalha.

O papel das marcas e das organizações com maior dimensão e capacidade de intervir no mercado e na sociedade é fundamental?
No nosso ponto de vista, as marcas e organizações de hoje, devem estar abertas à mudança e sua contribuição é fundamental no desenvolvimento do mercado e da sociedade. Devem propor, criar e adaptar os serviços em função das necessidades atuais dos consumidores e colocando sempre o foco no cliente. É nisto que a Norauto trabalha diariamente, desenvolvendo novos serviços e gamas de produtos com uma estratégia customer centric, de forma a que tenham uma experiência positiva e inovadora.

Em todo este panorama, além dos clientes, é vital que o corpo de recursos humanos da marca não seja esquecido. Neste domínio, que medidas e metodologias utiliza a marca neste cenário da Covid-19 para proteger os seus trabalhadores?
De acordo com a estratégia e os eixos a trabalhar durante este período do Covid-19, que desde o primeiro momento desta pandemia o foco da Norauto foi proteger os nossos colaboradores, passando por adaptar os espaços de trabalho, garantindo as condições de higiene e segurança e enfocando sempre uma comunicação de proximidade com todas as equipas de forma a garantir um alinhamento com todas as ações em vigor. Ao nível da equipa da sede optou-se pelo teletrabalho, o qual já vinha a ser fomentado há algum tempo, ainda que em moldes diferentes, e existiu uma reação imediata e muita positiva pelas equipas, que, não obstante o trabalho à distância, têm revelado uma forte implicação e proatividade.

A NORAUTO considera-se como uma Marca e Empresa na Linha da Frente do Covid-19?
Na nossa visão, a Norauto foi uma das marcas que soube acompanhar esta pandemia, estando desde o início na linha frente do Covid-19, adaptou-se de imediato ao cenário vivido, adotando todas medidas de prevenção e segurança tanto para os colaboradores e clientes.
Apostou em novas parcerias com novos modelos de negócio e em novos serviços no mercado, de forma a facilitar todos os profissionais que se encontravam no ativo, contribuindo sempre para que quem mais precisava pudesse continuar a deslocar-se em segurança. A Norauto encontra-se orgulhosa da sua contribuição durante esta pandemia, bem como de toda a dedicação das suas equipas e dos clientes continuaram a confiar e sentirem-se seguros com os nossos serviços.

ESCOLHER A NORAUTO, É?
ESCOLHER A NORAUTO, PODEREMOS AFIRMAR QUE É A ESCOLHA CERTA! PRETENDEMOS CADA VEZ MAIS, ESTAR MAIS PRÓXIMOS DOS CLIENTES, CRIANDO EXPERIÊNCIAS POSITIVAS E DIFERENCIADORAS. NA NORAUTO O NOSSO COMPROMISSO É A SUA SATISFAÇÃO, POR ISSO APOIAMO-NOS NUMA ESTRATÉGIA CUSTOMER CENTRIC, APOSTANDO TAMBÉM NA FORMAÇÃO DAS NOSSAS EQUIPAS E PRETENDEMOS SER RECONHECIDOS COMO UMA PLATAFORMA DE SOLUÇÕES DE MOBILIDADE PARA OS AUTOMOBILISTAS, QUE DISPONIBILIZA AO CLIENTE SERVIÇOS INOVADORES QUE LHE FACILITAM O DIA A DIA E CONTRIBUEM PARA UMA MOBILIDADE SEGURA.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...