Início Atualidade “NUM MUNDO TÃO COMPLEXO, AJUDAMOS A SIMPLIFICAR A VIDA DOS NOSSOS CLIENTES”

“NUM MUNDO TÃO COMPLEXO, AJUDAMOS A SIMPLIFICAR A VIDA DOS NOSSOS CLIENTES”

0
“NUM MUNDO TÃO COMPLEXO, AJUDAMOS A SIMPLIFICAR A VIDA DOS NOSSOS CLIENTES”

Quando foi edificada a TMF Group e como é que a marca tem assumido um crescimento e contributo ao mercado através de pilares como a qualidade e excelência?
A TMF Group foi fundada na Holanda em 1988. Hoje opera a partir de 125 escritórios em 83 países e emprega cerca de 7800 especialistas em contabilidade, payroll, fiscalidade, juristas, corporate secretaries, entre outros. Este crescimento só foi possível pela confiança ganha ao longo dos anos nos serviços de qualidade prestados pela TMF. Temos um foco único, num mercado global.

Quem é Mariana Veríssimo enquanto profissional e o que nos pode contar sobre o seu percurso profissional?
Iniciei o meu percurso profissional em Lisboa, como advogada estagiária numa sociedade de advogados internacional. Em 2007 juntei-me ao meu Pai (também advogado) e em 2008 o meu marido recebeu uma proposta para ir trabalhar para o Luxemburgo e lá fomos.
Aí trabalhei oito anos num prestador de serviços concorrente da TMF, onde acabei a co-dirigir a equipa dedicada a clientes LATAM e Iberia. Depois, estive no grupo Blackstone no Luxemburgo como Head of Legal & Compliance. Estar fora 11 anos foi crucial no meu desenvolvimento. Sair da nossa zona de conforto faz-nos crescer mais depressa e é um teste à nossa capacidade de adaptação.

Como é ser a Country Leader da TMF Portugal?
É um ótimo desafio. Comecei a 1 de abril, já em tempos de COVID 19, sendo a videoconferência a forma de conhecer a equipa. Foram todos de uma solidariedade incrível. A TMF Group está dividida em regiões e a TMF Portugal está integrada na da Iberia. Em Espanha, a TMF existe há duas décadas e é líder de mercado. Em Portugal, a TMF existe há dois anos. O objectivo é organizar e sedimentar o que existe, crescer de forma estruturada e sustentável, continuando sempre a servir os nossos clientes com a qualidade e o rigor de que não abdicamos.

Fale-nos um pouco do conceito da marca e das mais valias que a mesma aporta ao mercado. Que valor aportam ao vosso cliente?
O conceito da marca TMF é “simplifying complexity”. Ajudar a simplificar a vida dos nossos clientes, perante a complexidade do mundo actual. Os nossos clientes são clientes globais, que operam em várias jurisdições. Por mais que se uniformizem legislações, há sempre diferenças entre países. Sendo nós um prestador de serviços global, com staff especializado em mais de 80 países, este é o maior valor que trazemos aos nossos clientes: dar-lhes tempo para que se concentrem no que realmente lhes interessa – o seu negócio.

De que forma é que a marca ajuda os clientes a atuar internacionalmente e a fazer parte desse contexto onde quer que estejam no mundo?
A marca TMF tem como slogan “Global Reach; Local Knowledge”. Somos um prestador de serviços à escala global. Os nossos clientes recorrem aos nossos serviços em vários países e contam com a nossa expertise local e com equipas multidisciplinares e multilinguísticas em cada um dos países onde operam. Ninguém está presente em mais de 80 países e isso é, claramente, um factor distintivo da marca TMF.

Ser uma Mulher empreendedora em Portugal é difícil? Sente que o facto de ser mulher lhe criou mais obstáculos ou nunca sentiu ao longo da carreira essa realidade?
Na verdade, não tenho essa experiência. Acredito que é tudo uma questão de escolha, de poder ter essa escolha. Porventura não serão dadas as mesmas oportunidades a homens e a mulheres (ainda). Mas, quando a escolha é dada a uma mulher, se tivermos vontade, visão e alguma ajuda (para quem tenha família) tudo é possível (e há muito bons exemplos disso no nosso país e lá fora).

Quais são as mais valias de uma liderança no feminino? A verdadeira liderança não tem género, ou seja, não podemos dizer que a liderança feminina é melhor que a masculina e o inverso também?
Só existe liderança no feminino ou liderança no masculino na medida em que a pessoa que exerça a mesma seja uma mulher ou um homem. Ambas têm mais valias e não há uma melhor que a outra. Homens e mulheres são diferentes e ainda bem. Mais do que o género, o importante numa boa liderança é o justo equilíbrio entre qualidades humanas, emocionais e intelectuais, aliadas a uma boa visão estratégica e ao cuidado com a equipa.

O que podemos continuar a esperar de si e da sua marca para o futuro?
Temos praticamente todos os empregados (à escala mundial) a trabalhar de casa, assegurando a continuidade dos serviços aos clientes. Isto, os clientes não esquecem. Mantermo-nos ao lado dos clientes em tempos de crise é o que nos vai marcar no futuro.