Início Atualidade UM PARCEIRO DE REFERÊNCIA NOS SETORES DO IMOBILIÁRIO E ENERGIA

UM PARCEIRO DE REFERÊNCIA NOS SETORES DO IMOBILIÁRIO E ENERGIA

0
UM PARCEIRO DE REFERÊNCIA NOS SETORES DO IMOBILIÁRIO E ENERGIA
Foto: © Gonçalo Madeira

Quando foi edificada a The K Advisors e como tem vindo a marca a contribuir para um mercado cada vez mais profissional, de excelência e rigor? Quais são as principais valias que a marca apresenta ao mercado?
A marca The K Advisors foi criada em 2015, embora a experiência acumulada de mais de 20 anos no setor imobiliário seja amplamente reconhecida no mercado. Atuamos em três segmentos de serviços – i) Real Estate Valuations; ii) Energy & Sustainability ; iii) Consultancy & Project Management – intervindo de forma decisiva em dois grandes setores: Imobiliário e Energia. Eu diria que o conhecimento transversal e profundo dos setores onde atuamos permite disponibilizar um conjunto integrado de serviços de valor acrescentado, dando resposta e antecipando as necessidades dos nossos clientes.

Vivemos atualmente um momento excecional provocado pela pandemia do Covid-19. De que forma é que a marca se viu «obrigada» a adaptar a estes novos tempos e realidade?
Nunca parámos a atividade e a adaptação de toda a equipa foi imediata. Fomos alterando os nossos procedimentos de acordo com as indicações das autoridades, mas nunca deixámos de fazer visitas aos imóveis para avaliação, nem de coordenar trabalhos de campo associados aos estudos e projetos das centrais solares, por exemplo.

No domínio do vosso setor de atuação, que impacto tem tido a pandemia Covid-19?
No setor imobiliário houve naturalmente um abrandamento. Vivemos momentos de incerteza e de grandes transformações, mas é nestes momentos que o valor do que fazemos na área de avaliações dos ativos assume particular importância. Aqui a palavra chave é confiança!
No setor da energia é a grande oportunidade para uma transição energética que já se previa, mas que agora pode acontecer de facto, quer pelo reforço da produção centralizada de eletricidade com recurso a renováveis, quer pela alteração do paradigma no edificado, com a produção de edifícios verdadeiramente sustentáveis, produtores de energia renovável, com disponibilidade para carregamento de veículos elétricos, otimização dos consumos de energia, armazenamento de energia …e, também aqui a The K Advisors será um parceiro de referência para promotores e investidores.

Como têm contornado as dificuldades provocadas por este novo cenário?
A maior dificuldade neste cenário foi, de facto, a impossibilidade de contacto presencial com os clientes e a falta de oportunidades de networking. Neste caso optámos por adotar uma maior presença nas redes sociais e organizar conferências virtuais (The K Webcast) tendo por base a difusão e partilha de conhecimento e know-how. Na verdade, foi um sucesso extraordinário em n.º de inscrições e visualizações no facebook.

Em todo este panorama, além dos clientes, é vital que o corpo de recursos humanos da marca não seja esquecido. Neste domínio, que medidas e metodologias utiliza a marca neste cenário da Covid-19 para proteger os seus trabalhadores?
Aquilo que a marca é, e representa, para os seus clientes – Confiança, Qualidade, Fiabilidade – deve-o aos seus colaboradores. O mais importante era manter o espírito de equipa, de grupo, de pertença. Para além dos naturais ajustes nos procedimentos, foi essencial o recurso a tecnologia.

Que estratégias é que a marca tem para o pós Covid-19 ou para um novo normal na sociedade? De que forma é que a vossa dinâmica pode vir a ser alterada?
A estratégia da The K Advisors não será alterada, mas antes reforçada e/ou acelerada, nomeadamente na adoção de novos procedimentos e implementação de tecnologia no caminho para a transição digital.

O que podemos continuar a esperar da marca para o futuro e quais os desafios da mesma?
A The K Advisors afirmar-se-á, sempre, como um parceiro de referência nos setores do imobiliário e energia. Na área de avaliações, a adoção de novas tecnologias trará vantagens claras ao nível do serviço prestado e capacidade competitiva. Como parceiros de desenvolvimento de projetos de energia, queremos consolidar a nossa presença no mercado, tornando-nos incontornáveis no setor, apoiando o promotor desde a identificação de terrenos, a elaboração de estudos e projetos, coordenando e integrando todas as atividades. Finalmente, no que se refere à produção de energia para autoconsumo, lançaremos muito em breve uma nova marca dedicada à disponibilização de todos os componentes de uma solução integrada de energia – projeto, fornecimento de equipamentos de produção solar, baterias, carregamento de veículos, operação e manutenção, comercialização e financiamento. Olhamos para o futuro cientes dos desafios, mas acreditando nas oportunidades.