A Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) anunciou que até à data, e como consequência da pandemia por covid-19, 12 alunos acionaram o seu seguro escolar que financia o pagamento da propina, o único no país em vigor no Ensino Superior.
Com este recurso, 12 estudantes vão conseguir assegurar a continuidade dos estudos, estando o pagamento da propina assegurado até um ano, enquanto se mantiver a situação que motivou o recurso ao seguro.
As justificações apresentadas pelos 12 alunos e cobertas por este seguro único, dadas a conhecer pela UPT, foram distribuídas da seguinte forma:
• 7 por ITT (Incapacidade Temporária para o Trabalho/Baixa Médica),
• 4 por Desemprego,
• 1 por Hospitalização.
A Universidade Portucalense oferece este seguro aos seus estudantes há 10 anos, tendo desde o seu início assegurado o pagamento da propina a 120 alunos.
O seguro escolar da Universidade Portucalense também tem cobertura no caso de morte do familiar que garante o pagamento da propina, sendo esta financiada até ao final do curso, com a ressalva de que o aluno poderá reprovar no máximo duas vezes. Ainda no âmbito desta última cobertura, e nos casos de insuficiência económica, poderá a UPT conceder os seguintes apoios:
– Subsídio de aquisição de todos os livros e/ou demais material didático,
– Subsídio diário de alimentação ou o equivalente em dinheiro,
– Subsídio mensal de alojamento.