Início Atualidade Associação Portuguesa de Business Intelligence

Associação Portuguesa de Business Intelligence

0
Associação Portuguesa de Business Intelligence

 A área de BI evolui a um ritmo muito acelerado sendo essencial reduzir barreiras de tempo e espaço. Assim, a APBI nasceu da necessidade de desenvolver um ambiente interativo e colaborativo que permitisse a constituição de pontos de contacto entre os diferentes players proporcionando todo um conjunto de oportunidades e experiências que vão ao encontro das necessidades de cada inscrito. Este é um novo desafio e o incentivo para definir novas estratégias, promover novas ações e iniciativas, potenciadoras da proximidade entre os vários intervenientes, permitindo e estimulando a construção de cadeias de valor mais fortes e eficientes.
Após alguns anos de existência informal, a enorme procura exigiu a formalização da associação, bem como a criação de uma plataforma institucional que permitisse manter um contacto mais consistente com os associados, divulgar eventos, comunicar e interagir com as empresas da área e partilhar informação. A APBI pretende ser um local de intercambio, onde todos os interessados na área podem partilhar iniciativas, projetos, ideias, desafios e dúvidas.
Os órgãos sociais da APBI assumiram desde a sua fundação a importância da inovação e do capital humano como pontos basilares da sua missão. Assim, a associação avocou um papel importante na captação de novos talentos e na divulgação de oportunidades junto dos mais jovens. Através de uma cultura de parcerias e protocolos de colaboração a APBI oferece aos estudantes da área a possibilidade de se tornarem gratuitamente sócios, passando a ter acesso a webinars, descontos na inscrição nos cursos de formação mais prestigiados, informação sobre estágios, projetos científicos e oportunidades de recrutamento.
Da mesma forma, profissionais de BI, empresas, docentes e investigadores usufruem de uma plataforma de partilha de informação e de soluções inovadoras que permitirá a vantajosa aproximação do mundo académico ao real.
Para além disso, e não descurando o papel fundamental que o BI já representa na modernização e competitividade do tecido empresarial português, a APBI oferece, a todas as empresas que pretendam investir nesta área, acesso a sessões de esclarecimento sobre as mais valias das várias soluções de BI existentes, contactos com as empresas de desenvolvimento mais conceituadas e descontos em cursos de formação para os RH da empresa.
Às empresas que desenvolvem soluções de BI e Big Data e entidades formadoras a APBI oferece um espaço onde podem mostrar o seu trabalho e a oportunidade de participar em palestras com centenas de possíveis clientes.
A APBI acredita no valor acrescentado da colaboração, crescimento e aprendizagem conjunta, pelo que, embora já conte com múltiplas parcerias com universidades, empresas de renome e instituições governamentais, pretende continuar a alargar a sua abrangência e âmbito de atuação. Assim, convidam-se todos os interessados em tornar-se sócios ou parceiros da APBI a consultar a plataforma institucional para submeter propostas ou obter informações adicionais – www.apbi.pt.

José Rui Gomes, Presidente da Associação Portuguesa de Business Intelligence