Conferência mundial AuxDefense 2020 reúne online especialistas mundiais do setor da defesa

De 6 a 8 de julho, a Fibrenamics da UMinho, com o apoio do Ministério da Defesa português reúne especialistas de 53 países em 5 continentes para a 2ª edição da conferência que debate o futuro da I&D no setor da defesa.

1166

De 6 a 8 de julho, a Fibrenamics – plataforma de I&D da Universidade do Minho –, promove em formato digital a segunda edição da conferência mundial AuxDefense 2020, um evento que conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional português, e que reúne alguns dos maiores investigadores internacionais a atuar no setor da defesa.

Com o objetivo de apresentar o que de mais inovador está a ser desenvolvido nesta área, a conferência AuxDefense junta várias universidades, centros de pesquisa e tecnologia, instituições militares, empresas e todos os interessados na investigação e desenvolvimento (I&D) de soluções e materiais avançados para o setor da defesa.

A conferência AuxDefense 2020 vai contar com a participação de mais de 500 representantes de 56 países em 5 continentes, e realiza-se num formato de fórum virtual para partilha de ideias e apresentação dos mais recentes desenvolvimentos e tendências do setor, com propostas de novas soluções e promovendo colaborações internacionais.

A nano e microtecnologia, biotecnologia, tecnologia de sensores, materiais furtivos, materiais e estruturas inteligentes e geração e armazenamento de energia serão alguns dos temas em destaque neste evento onde os especialistas e instituições participantes pretendem mostrar de que forma a I&D nesta área contribuir para aumentar a segurança e sobrevivência de militares em diferentes teatros de operações, e para cumprir requisitos de manutenção e operacionalidade dos equipamentos.

A edição deste ano da conferência AuxDefense acontece 100% em formato digital e tem participação gratuita, mas com inscrição obrigatória através do link

https://conference.auxdefense.pt/online-registration/.

A conferência AuxDefense é um outcome do projeto AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, que visa o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto. O projeto deu já origem a novos coletes e capacetes balísticos, joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético.