Garland abre segundo Centro Logístico em Aveiro e reforça operações na região Centro

Novas instalações vieram permitir à Garland Logística responder à elevada procura desencadeada pela pandemia de Covid-19

3637

Presente em Aveiro desde 2007, o Grupo Garland, um dos principais players em Portugal no setor de transportes, logística e navegação, abriu recentemente o seu segundo centro logístico naquele concelho. Nos últimos dois anos, este é o segundo empreendimento logístico que a empresa abre nesta zona, dada a elevada procura por parte dos seus clientes que, não tendo presença logística no Centro do país, procuram expandir as suas operações à região. O segundo centro, com 10.000 m2 e capacidade para armazenamento de 14.000 paletes, vem ainda responder ao elevado crescimento que a atividade tem demonstrado desde que teve início a pandemia por Covid-19.

A nova plataforma está localizada na Zona Industrial da Taboeira, junto ao Estádio Municipal e a menos de dois quilómetros do Centro Logístico de Aveiro (CLAV) que, com 14.000 m2, a Garland Logística abriu em 2018. Destinado a armazenamento e preparação de encomendas de clientes industriais, este novo centro logístico conta já com mais de metade da sua capacidade ocupada.

Recorde-se que em 2018, quando abriu o CLAV, a Garland Logística avançou que estava a estudar a possibilidade de alargar as instalações em 10.000 m2, tendo adquirido os terrenos anexos para o efeito. Na altura, Ricardo Sousa Costa, administrador responsável pela Garland Logística, explicava: “Para o tecido empresarial desta região a presença forte de um operador logístico como a Garland permite que as empresas locais possam dispor de outro tipo de capacidade de resposta a necessidades de crescimento e de melhores níveis de serviço, aumentando assim a sua competitividade num mercado já por si extremamente dinâmico”.
Segundo o administrador, “a pandemia reforçou a procura por serviços fiáveis e com capacidade de resposta rápida e eficaz para fazer face à forte incerteza nas necessidades dos clientes, pelo que a Garland Logística está a ser fortemente procurada neste período. Assim, tivemos de rapidamente expandir a nossa capacidade de armazenagem”, adianta Ricardo Sousa Costa. O Grupo Garland aumenta assim em 34 vezes a sua representação em Aveiro. Até 2018, a operação da empresa neste concelho desenvolvia-se apenas na área dos Transportes.
Atualmente, a Garland Logística movimenta anualmente em Aveiro cerca de 77.000 paletes por ano, o equivalente a 4.500 camiões expedidos e recebidos anualmente. Com esta segunda plataforma, o volume de negócios do grupo em Aveiro aumentou cerca de 1 milhão de euros.
Desde 2012, o Grupo investiu 24 milhões de euros na construção e na renovação dos seus centros logísticos, que hoje ocupam mais de 85.000 m2, instalados de norte a sul do país, em Cascais, Aveiro, Gaia e Maia.