Novo software agrícola salva rastreabilidade

Na sociedade em que vivemos, a tecnologia torna-se uma mais-valia nos mais variados setores. No caso da Adega Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, foi possível, de forma muito simples, combinar a agricultura e a tecnologia.

248

Ao olhar para os desafios, cada vez maiores, relativos à qualidade, à certificação e às demais regras de produção agrícola e frutícola, a Adega Cooperativa do Távora adquiriu uma nova solução, o Phorland.

Uma das grandes dificuldades que se deparavam todos os dias era a rastreabilidade. Para conseguir ter uma informação exata e em tempo real, decidiram avançar tecnologicamente e o Phorland verificou-se uma excelente aposta. Além de ajudar na gestão da entrega de fruta, dos stocks e da rastreabilidade, cria um aumento da colaboração nas tarefas e facilita as certificações externas obrigatórias.

A nossa equipa, com vários anos de experiência, conseguiu, com êxito, adaptar a gestão e metodologia existente ao novo software de gestão, o Phorland. Os módulos 4Fruits e 4Wine são usados para gerir a central fruteira e adega, respetivamente. Uma aplicação (4Fruits) android foi também disponibilizada para facilitar a leitura e controlo dos palotes, criando a rastreabilidade ao longo do processo.

A sinergia da GLanDrive com a Phosphorland, desenvolveu um programa que dá a garantia que, todos os processos que os produtos (fruta, vinhos, espumantes e champanhe) sofrem antes de serem enviados para o mercado, são acompanhados e totalmente rastreados. Entre estes podem ser destacados o movimento interno, a criação de lotes, o embalamento, a expedição, etc., são controlados ao detalhe.

O recurso à informática, mais propriamente ao Phorland, torna o processo produtivo mais eficiente e com menos falhas. O erro e as falhas são minimizados.

Após alguns meses de utilização, foi realizada uma análise e esta revelou que o sistema está funcional, possibilitando agora um acesso à rastreabilidade completa, à gestão de encomendas e emissão de etiquetas de forma automática. Isto dá um elevado impacto na prontidão, rapidez dos produtos mantendo na mesma a essência promovida pela Adega.

A equipa da GLanDrive e da Phosphorland gerida pelo Eng. José Rui Gomes (com o apoio especial do Eng. Raul Pinheiro) apresentam grandes competências, criando laços comerciais, mas mais importante, uma excelente ligação com os colaboradores da cooperativa. Esta proximidade permitiu uma ótima gestão e um trabalho célere. O Phorland irá continuar a ser usado com a possibilidade de evolução para outro nível de gestão.