ALBUFEIRA “É O PARAÍSO”

A 6 de junho arrancou a época balnear, o período tão esperado por todos os portugueses. Albufeira registou uma grande quebra na procura, mas continua a ser “destino de emoções”. O Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo diz mesmo que Albufeira continua a ser um paraíso, com qualidade de atendimento acrescida nos hotéis, o sol de sempre e as praias de melhor qualidade do país, e espera a visita de milhares de turistas este verão.

133

Albufeira preparou-se devidamente para este verão, marcado pela pandemia?
O Algarve não tem um número tão expressivo de infetados como o resto do país. Exigiu trabalho e despesa. Em Albufeira já investimos cerca de 5M€ no combate à Covid-19, desde o passado mês de março e estamos preparados desde o início da época balnear para receber os turistas. Os profissionais do setor estão preparados, há segurança máxima, quer social, quer sanitária e todos serão bem recebidos.

E para além desse investimento, foi também criado um Fundo de Apoio Empresarial e Associativo para o concelho, com uma dotação de um milhão de euros…
Sim, essa medida foi criada para salvaguardar o setor económico e social do concelho. Aberto a todos, dentro das condições previstas, nomeadamente, é dirigido a microempresas de restauração e similares, comércio de bens a retalho, prestação de serviços e indústria e agricultura. Não podemos parar, sob pena de não conseguirmos reerguer-nos com facilidade.

Sendo o Turismo uma área fundamental da economia do país e sendo Albufeira um concelho de importância maior nesta matéria, teve algum contacto por parte do Governo para apoiar e salvaguardar esta época?
Não, especificamente para o Turismo, não. E como se não bastasse, assistimos ao fecho do corredor aéreo vindo do Reino Unido.

Mesmo assim, Albufeira continua a ser “destino de emoções”?
Continua, sim. Destino das melhores emoções possíveis. Atrevo-me a dizer que nunca as águas foram tão límpidas, os areais tão limpos, os hotéis e os restaurantes reforçaram cuidados e atenções para com os clientes. Temos um conjunto de “emoções” para partilhar, ao nível das nossas tradições, da cultura, da gastronomia e das paisagens deslumbrantes. Como destino de férias, estamos no caminho da qualidade e da excelência.

A autarquia desenvolveu uma campanha de sensibilização intitulada “Albufeira Praias Seguras”.
Sim, é uma medida que vigorará até ao final da presente época balnear e que procura garantir a máxima segurança a quem nos vista. Resultou de um longo trabalho de preparação e coordenação com os concessionários e demais entidades com responsabilidades na orla costeira para que os banhistas possam usufruir da beleza das nossas praias em condições de segurança. Nomeadamente, visa garantir a disponibilização de informação em todas as praias, em português e inglês, sobre a utilização das zonas balneares e dos deveres dos banhistas, colocação de mastros para instalação de bandeiras “semafóricas”, com a indicação da ocupação de cada praia, dispensadores de álcool gel, marcação de circuitos de circulação única, limpeza diária do areal e reforço da sinalética.

Com reforço da vigilância, segundo apurámos.
Naturalmente que neste contexto tínhamos que reforçar esta área. Assim, acionámos um mecanismo de vigilância e sensibilização dos banhistas, em parceria com a ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira que será feita com a participação de nadadores salvadores e de uma viatura todo o terreno que irá circular pelas várias praias do concelho (medida extraordinária), a par dos elementos do ISN – Instituto de Socorro a Náufragos, e ainda reforçámos a fiscalização das praias em colaboração com as autoridades competentes.

Houve uma grande quebra na procura. Espera que ainda venham mais turistas?
Este é um verão diferente, com menos pessoas. Importa favorecer esta vinda de turistas. Todas as 26 bandeiras azuis (25 praias e a Marina de Albufeira) e as 18 Bandeiras de ouro revelam a nossa aposta na política ambiental. É o paraíso! E precisamos que venham experimentar este paraíso.

Qual a recomendação que faz para este verão?
Que se respeitem as regras com civismo. A situação exige uma atitude racional, mas sem esquecer o lado emocional das pessoas, são as suas férias e é uma altura de tranquilidade e relaxamento, e tudo isso pode ser feito desde que se sigam as regras emanadas da DGS.

Quer deixar uma mensagem para os nossos leitores?
Claro! Este ano façam férias em Albufeira. É um verdadeiro “destino de emoções”.