Início Atualidade “A COOPERVISION CONTINUA A INOVAR E A DESENVOLVER PRODUTOS E SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA”

“A COOPERVISION CONTINUA A INOVAR E A DESENVOLVER PRODUTOS E SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA”

0
“A COOPERVISION CONTINUA A INOVAR E A DESENVOLVER PRODUTOS E SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA”

Assumidamente como um dos maiores fabricantes mundiais de lentes de contacto, a CooperVision tem vindo a marcar a diferença no seu setor de atuação, perpetuando uma forte dinâmica no domínio da inovação e da proteção dos nossos olhos. No sentido de contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca tem vindo a perpetuar um caminho na criação e na inovação na indústria das lentes de contacto?
Há muito tempo que a CooperVision está na vanguarda no mundo da contactologia. Criando produtos, serviços e conceitos inovadores. Materiais, geometrias, graduações pouco comuns em lentes de contacto descartáveis… a CooperVision vem desenvolvendo lentes de contacto através do departamento de I+D com uma intenção clara: ajudar os profissionais da visão a melhorar a vida dos pacientes com problemas de visão.

A miopia em crianças e adolescentes é uma das principais patologias no que concerne à saúde dos olhos. Neste sentido, quão importante é promover a prevenção no sentido de evitar e travar a miopia, principalmente nestas idades?
A miopia é mais do que um problema de visão. É mais do que ter uma má visão ao longe. O que por si já é um inconveniente para quem é míope. A miopia e a quantidade de graduação que se desenvolve na infância e na adolescência têm uma relação, comprovada, com patologias oculares que se podem desenvolver na idade adulta. Um olho míope é um olho que cresce em excesso e esse crescimento excessivo é o que está por detrás das maiores probabilidades que as pessoas míopes têm de desenvolver patologias como descolamento de retina, maculopatia miópica e outras. Na infância e adolescência é possível agir para limitar o crescimento do olho e, ao mesmo tempo, levar o paciente a desenvolver menos miopia do que teria se não se agisse.

Atenta a este problema, a CooperVision criou a MiSight® 1 day, as lentes de contacto que demonstraram diminuir de forma significativa a progressão da miopia. Explique-nos as valias deste produto e como o mesmo reduz o avanço da miopia.
As lentes MiSight® 1 day foram desenhadas para dois propósitos: primeiro, garantir uma visão adequada ao paciente míope e, ao mesmo tempo, retardar o crescimento da miopia na infância/adolescência. É uma lente de contacto hidrófila, suave, que é substituída todos os dias. Isso significa que, para o profissional da visão, para os pais e para o paciente são muito fáceis de adaptar e usar. Como são descartáveis diárias, as probabilidades de desenvolver alguma complicação devido ao uso são praticamente nulas. É um método fácil e muito seguro para retardar a progressão da miopia em crianças e adolescentes. Além disso, ao proporcionar uma excelente visão, as crianças podem desenvolver todo o seu potencial no desenvolvimento psicossocial, habilidades motoras, estudos, relações sociais…

Porque é que as mesmas são adequadas para crianças e adolescentes? Para que idades são as lentes de contacto MiSight® 1 day mais adequadas?
As lentes MiSight® 1 day são recomendadas para crianças e adolescentes míopes entre 6 e 15 anos de idade, que é quando a miopia provavelmente se estabelece e progride. São fabricadas com um material que oferece um grande conforto no uso e, como comentava anteriormente, devido ao tipo de substituição diária, reduzem drasticamente a possibilidade de qualquer complicação no uso. Especialmente em crianças, os profissionais e os pais devem garantir um alto padrão de segurança.

Sabemos que um dos grandes problemas das lentes de contacto, passam pela colocação das mesmas. E sabendo que este produto é direcionado para crianças, de que forma é que a marca garante que as mesmas sejam de fácil colocação?
A maioria das pessoas com um curto período de ensino e alguma prática é capaz de colocar e retirar as lentes de contacto. Não detetámos que seja necessária uma maior preocupação no manuseamento das lentes de contacto por serem crianças. Em geral, dos 6 aos 7 anos, a maioria delas tem habilidade suficiente para fazer a manipulação de forma segura. De qualquer forma, recomendamos sempre que os profissionais também instruam os pais, principalmente no caso de crianças entre 6 e 8 anos de idade. De 9 a 14/15 anos, as crianças e adolescentes na sua grande maioria são perfeitamente capazes de manipulá-las em segurança.

Que género de tecnologia utilizam no sentido de proporcionar uma boa visão e, ao mesmo tempo, controlar a progressão da miopia e o crescimento do olho?
As lentes MiSight® 1 day estão baseadas na teoria da desfocagem de imagem na retina, que foi extensivamente testada e clinicamente comprovada. Numerosos estudos clínicos foram realizados nos quais foi demonstrado que o crescimento do olho pode ser modulado através da imagem gerada na retina do olho. Desfocando levemente a imagem criada na retina periférica e colocando-a ligeiramente à sua frente, conhecida como desfocagem miópica da retina periférica, pode enviar-se uma mensagem ao olho míope para retardar o seu crescimento. Esse efeito contínuo ao longo do tempo reduz a quantidade de miopia que se desenvolve durante a infância/adolescência em comparação com o que se desenvolveria se não usasse as lentes MiSight® 1 day.

Olhando para o mercado em Portugal, de que forma é que a CooperVision tem um papel forte neste domínio e quais são os desideratos que a marca tem para continuar a crescer na sua capacidade de estar presente no mercado?
A CooperVision está presente no mercado português há muitos anos em clínicas oftalmológicas e centros óticos. A nossa vocação é a de ter um papel fundamental em Portugal no setor ótico. Colaboramos com profissionais individuais, associações do setor, universidades… pretendemos cumprir a nossa visão e os nossos valores através dos nossos produtos e serviços. Desde o início da presença da CooperVision em Portugal, tem havido um investimento contínuo no crescimento da equipa destinada ao mercado português e, certamente, manteremos essa taxa de crescimento. Honestamente, só podemos agradecer a todos os profissionais e pacientes que confiam nos nossos produtos, que são cada vez mais.

As lentes de contacto MiSight® 1 day assumem-se como um produto deveras inovador e diferenciador, demonstrando que a marca está sempre em busca de novas inovações. Assim, de que forma é que marca procura diariamente apresentar produtos inovadores em prol das pessoas que sofrem com miopia?
A MiSight® 1 day é o nosso principal compromisso no campo do controlo da progressão da miopia em crianças e adolescentes. Embarcamos nesta aventura para divulgar os benefícios aos profissionais e aos pais das crianças/adolescentes míopes. Se, como sociedade, conseguirmos limitar o crescimento da miopia nesses estágios iniciais, ajudaremos a evitar muitas complicações na idade adulta que, em alguns casos, podem levar à cegueira. A consciência da sociedade portuguesa é muito importante. E agora que a palavra pandemia está no léxico de todos, devemos lembrar que a OMS declarou a miopia uma epidemia global com a expectativa de atingir 50% da população até 2050. A sociedade portuguesa pode estar na vanguarda da luta contra a miopia. Gostaria de destacar o trabalho que está a ser realizado nesse sentido em pesquisas na Universidade do Minho, em Braga, sem dúvida um ponto de referência mundial na investigação do controlo da progressão da miopia em crianças.

A terminar, quais são os principais desafios da marca em Portugal e o que podemos esperar da mesma no sentido de estar sempre próxima daqueles que necessitam dos seus produtos?
A CooperVision continua a inovar e a desenvolver produtos e serviços de excelência. Gostaria de convidar todas as pessoas que necessitam de ajuda visual para visitarem o seu profissional da visão e certamente encontrarão uma solução que a CooperVision possa oferecer. Trabalhamos em estreita colaboração com os profissionais mais capacitados para garantir as melhores soluções possíveis. Sem dúvida que a MiSight® 1 day é um produto revolucionário que ajudará muitas crianças a ter uma boa visão hoje e uma boa saúde visual no futuro. ▪