Início Atualidade “A FILOSOFIA PASSA POR COLOCAR SEMPRE, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, A PESSOA EM PRIMEIRO LUGAR”

“A FILOSOFIA PASSA POR COLOCAR SEMPRE, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, A PESSOA EM PRIMEIRO LUGAR”

0
“A FILOSOFIA PASSA POR COLOCAR SEMPRE, EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA, A PESSOA EM PRIMEIRO LUGAR”

Apesar de Portugal lhe trazer muitas (e boas) recordações, Isabel Santos Melo mudou-se para Inglaterra em 1978, onde começou a sua carreira profissional enquanto Enfermeira. Ao trabalhar nos serviços de saúde ingleses, deparou-se com a realidade de pessoas com problemas de saúde mental e rapidamente percebeu que podia e tinha condições para fazer a diferença na vida das mesmas – sempre compreendeu a sua capacidade muitas vezes menosprezada.
Nasceu assim, em 1988, o Grupo Mentaur, nos condados de Northamptonshire, Bedfordshire e Leicestershire, em Inglaterra, que providencia serviços residenciais e apoio comunitário a pessoas vulneráveis na sociedade, nomeadamente na área da multideficiência, do autismo e da saúde mental. “O apoio é holístico e engloba todas as atividades de vida diária, bem-estar físico e mental e inclusão na comunidade”, explica Isabel Santos Melo.
O Grupo Mentaur dedica igualmente e particular atenção a pesquisas científicas na área em que atua, estando envolvido em diversos projetos nacionais e internacionais.
Enquanto CEO do projeto, Isabela Santos Melo conta-nos que o Grupo Mentaur é fruto de muito trabalho e dedicação. “Sou bastante visionária, muito ambiciosa e tenho completa noção de que foram estes dois elementos que me trouxeram até aqui”, afirma, acrescentando que “a responsabilidade que temos perante as pessoas que apoiamos é extremamente elevada e a maior satisfação acontece quando testemunhamos a evolução dos nossos utentes – a atingirem os objetivos e sonhos por muitos julgados impossíveis”. Desta forma, a nossa entrevistada afirma que quer ser lembrada como uma pessoa que fez a diferença na vida de tantas outras.
A positividade é uma característica presente na missão do Grupo Mentaur. “Nós ajudamos e apoiamos não só nas atividades diárias, mas também física e mentalmente, na inclusão na comunidade e em tudo o que os utentes consideram, à partida, impossível… a nossa missão começa por mudar tal perspetiva, até porque a positividade faz logo toda a diferença nos seus pensamentos”. A filosofia passa por colocar sempre, em qualquer circunstância, a pessoa em primeiro lugar, “independentemente do problema que tenha”, assegura a nossa interlocutora. É desta forma que o projeto se continua a afirmar como um dos mais prestigiados do Reino Unido.

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL SOB A FORMA DE PRÉMIOS
Note-se que o objetivo de Isabel Santos Melo e consequentemente do Grupo Mentaur, é continuar a crescer e a consolidar o seu espaço nas áreas em que atuam. No entanto, toda a dedicação emergiu já numa lista sem fim de prémios – e que merecidos reconhecimentos.
Quando perguntámos à nossa entrevistada, dentro de todos, qual foi o prémio que lhe brilhou mais nos olhos a reposta foi fácil. “Em 2012, como portuguesa e orgulhosamente portuguesa, recebi o prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, pelas mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva”, expondo então o orgulho nas suas raízes que atrás denunciámos. Este prémio, para Isabel Santos Melo, foi “um dos mais prestigiados e que me deu maior visibilidade, mas não só, foi muito especial. Ainda hoje me arrepio só de me lembrar daquele momento que me encheu o coração de orgulho”.
Mas não só este prémio foi importante na sua vida. Em 2014 ganhou o Outstanding Contribution to Social Care Award, o segundo prémio mais especial. “Tocou-me bastante, a seguir ao prémio de Portugal, este foi o mais importante e gratificante pelo facto de considerarem que estava a desenvolver um trabalho excecional em relação aos assuntos sociais”, recorda, emocionada. Também o prémio Business Person of the Year, em 2015, foi muito relevante.
Tais reconhecimentos são, para a nossa entrevistada, uma forte motivação e indício de que a sua vida está a ir na direção certa e idealizada nos primórdios da sua carreira, mas não só, para a equipa que está por detrás do Grupo Mentaur é também extremamente motivante. Recentemente criaram uma ferramenta para garantir a qualidade de vida para pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, sendo que, este trabalho de investigação foi apresentado em Bruxelas, no European Social Services Awards,e no qual mereceu o primeiro lugar. “Nós funcionamos sempre num todo, – como uma equipa – um prémio é uma vitória de todos. Assim como um objetivo concretizado de um utente também é um triunfo para a equipa”, garante Isabel Santos Melo, revelando ainda que “um dos prémios que ganhei, em 2007, foi o “Talentos”, em Portugal, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. E como é que isso aconteceu? Eu estava de férias e duas colaboradoras da empresa resolveram que eu tinha de participar. Prepararam tudo e quando eu voltei ao trabalho, disseram-me que tinham apresentado a minha candidatura – nem queria acreditar. Fizeram o trabalho todo, apresentaram, e eu acabei por ganhar”.

“TRABALHAR ASSUNTOS SOCIAIS REQUER MUITA DEDICAÇÃO”
A equipa é unida, algo que advém da personalidade motivadora de Isabel Santos Melo, garantindo que apesar de toda essa exigência é, também, uma pessoa justa, acabando por apoiar todas e quaisquer carreiras profissionais que se cruzem no Grupo Mentaur. “O sistema providencia um serviço fantástico na maioria dos casos que apresentam dificuldades, nomeadamente ao nível do recrutamento de profissionais qualificados”. Na opinião da nossa entrevistada, é algo que “beneficia imensos os profissionais de saúde, mesmo portugueses, porque acabam por encontrar aqui as oportunidades que procuram e o desenvolvimento pessoal e profissional que tanto ambicionam e merecem”.
Apesar de apoiar as pessoas e as suas pretensões, Isabel Santos Melo acredita que esta profissão não é adequada a todas as personalidades, uma vez que “trabalhar assuntos sociais requer muita dedicação, porque os utentes têm de ter o melhor cuidado possível, e os nossos profissionais acabam por viver intensamente esta realidade”. No Grupo Mentaur existe um interesse genuíno em promover o desenvolvimento pessoal e profissional contínuo a todos aqueles que colaboram no mesmo.
Algo que também destaca Isabel Santos Melo enquanto gestora da empresa e mentora de muitos colegas, é a proximidade que a mesma persevera em manter com os seus utentes. “Todos os meses me encontro com as equipas para me manterem a par sobre cada utente que temos – o que aconteceu, se houve algum problema, se fizemos algum trabalho excecional. Eu pretendo ter sempre esse contacto direto com todas as envolventes”, desenvolve a nossa entrevistada.

SER MULHER E EMPRESÁRIA SIMULTANEAMENTE
Para Isabel Santos Melo a questão de género nunca foi algo que, na sua carreira, fomentou o preconceito social, acabando por se sentir sempre bem enquadrada e envolta na sua profissão. Pelo contrário, afirma que, na sua opinião “as mulheres são muito competentes, bastante inteligentes e creio inclusive que são melhores gestoras – dependendo claro está, da sua personalidade”, acabando por dar como exemplo a conjuntura atual provocada pelo novo coronavírus: “Quais foram os países que lidaram melhor com este problema? Foram os países que têm uma mulher como Primeira-Ministra – a Dinamarca e a Suécia, por exemplo. Não julgo ser coincidência”. Para a nossa interlocutora, muitas das vezes “as mulheres são mais ponderadas, têm um instinto mais suave e mais humano”.
Já na questão de liderança, Isabel Santos Melo, acredita que é um instinto que nasce com a pessoa e as suas características são inatas, não descurando de tantas outras que, para si, se desenvolveram com o passar dos anos. “Descobri e desenvolvi ao longo do tempo – e tendo em conta determinadas situações – outras características que me complementaram enquanto líder: a maturidade, a experiência e a sabedoria, ajudaram-me a ser mais compreensiva. Fui aprendendo comigo mesma”. Além destas particularidades, a nossa entrevistada apresenta-se como empática, responsável e organizada.

O QUE FALTA CONCRETIZAR?
Isabel Santos Melo conta já com largos anos de experiências qualificadas por si como “arrepiantes e impossíveis de esquecer”, sendo por isso “uma privilegiada”. Ainda assim, há sempre algo que, inevitavelmente, nos faz sonhar e trabalhar pela sua concretização. No caso da nossa entrevistada, aquilo que ainda gostaria de ver efetuado, seria um projeto seu em Portugal. “Esta questão nunca me saiu da cabeça, continua sempre na minha mente e ideias não me faltam, é certo. Principalmente desde que ganhei o prémio do Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa. Nesse dia, prometi que ia trabalhar em Portugal e não me esqueci”. No entanto, até à sua realização, terão de ser pensadas e ponderadas decisões que permitam e garantam o serviço de excelência já interligado ao Grupo Mentaur. Explica que “só acontecerá caso tenha 100 por cento de certeza que os critérios de qualidade e de sustentabilidade financeira sejam iguais aos que tenho em Inglaterra”.
Enquanto estuda todas as possibilidades, há algo mais que gostaria de ver cumprido, “em termos pessoais e profissionais, queria muito receber reconhecimento por parte da Rainha de Inglaterra, Isabel II”. Apesar disso, Isabel Santos Melo sente-se já (e muito) privilegiada, por todas as experiências positivas que se cruzaram no seu percurso. ▪

PERFIL ISABEL SANTOS MELO
Nasceu em Moçambique, mais tarde voou para Portugal, mas foi em Inglaterra que se estabeleceu até aos dias de hoje como Enfermeira de vocação e profissão. Fundou o Grupo Mentaur em 1988 e conta já com uma imensa lista de prémios, sendo que o mais especial foi o do Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa: um prémio oferecido pelo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Nesse dia prometeu a si mesma, aos seus colegas e amigos, que um dia, o Grupo Mentaur iria expandir-se para Portugal, sendo ainda um sonho por concretizar.