Início Atualidade “NÃO PODEMOS PERDER A OPORTUNIDADE DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO”

“NÃO PODEMOS PERDER A OPORTUNIDADE DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO”

0
“NÃO PODEMOS PERDER A OPORTUNIDADE DA ECONOMIA DO HIDROGÉNIO”

A SCT Power é hoje um dos principais players no domínio da vertente da Energia, perpetuando uma dinâmica de produtos e serviços que apoiam os seus clientes a alcançar o sucesso. Para contextualizar junto do nosso leitor, de que forma é que a marca tem vindo a promover o desiderato de tornar os seus clientes energeticamente mais eficientes?
A SCT iniciou a atividade em 2014, fruto de uma oportunidade de poder ajudar as empresas a reduzir custos com a energia elétrica, numa altura em que o mercado liberalizado estava a ganhar força em Portugal. Dada a experiência dos fundadores da SCT em vários setores da economia, identificou-se que atuando sobre os processos consumidores de energia tornando-os mais eficientes, se traduzia numa redução de custos significativamente mais elevada que reduzir os custos diretos com as fontes de energia utilizadas. Ao identificar esta realidade, a SCT evoluiu e passou a desenvolver soluções integradas de energia, sendo hoje reconhecida pelas melhorias realizadas e reduções de consumo e custos proporcionadas nas mais variadas vertentes (p.ex. frio, calor, ar comprimido, eletricidade), em mais de 200 parceiros que acreditaram nas nossas competências para torná-los mais eficientes e economicamente sustentáveis.

A Inovação faz parte do ADN da marca, algo que se reflete na relação com o mercado. Neste domínio, de que forma é que a SCT Power tem vindo a realizar uma forte aposta no domínio do hidrogénio e qual será o futuro do hidrogénio em Portugal?
A SCT é associada da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2) e participa com regularidade em ações desenvolvidas pela mesma, bem como em feiras da especialidade realizadas a nível internacional. Sobre o futuro em Portugal, é com agrado que vemos cada vez mais empresas interessadas em colocar o H2 no mapa, embora esteja a ser um caminho difícil e longo, já que o H2 já é muito utilizado a nível mundial há vários anos.

Olhando para o que tem vindo a ser realizado em Portugal no domínio do hidrogénio, acreditam que estamos no bom caminho no sentido de promover e elevar o hidrogénio como combustível do futuro?
Os desafios e as dificuldades encontradas obrigam a que este caminho seja feito em marcha lenta e por vezes com retrocessos, mas acreditamos que o futuro do H2 é, sem dúvida, o caminho, uma vez que as soluções existem e estão disponíveis.

Que género de soluções tem vindo a SCT Power a desenvolver para a utilização do hidrogénio como energia alternativa?
As empresas estão abertas ao investimento nas três potenciais vertentes do H2 (armazenamento de energia, mobilidade e aplicações industriais), mantendo-se a SCT a par das mesmas, por forma a identificar soluções, mas enquanto não existir Regulamentação aplicável à realidade nacional, estas soluções não passam de projetos de intenções. Acreditamos que os decisores políticos estão atentos e a curto prazo estaremos em condições de tornar estes projetos em soluções efetivas.

Uma das grandes questões que tem rodeado a vertente do hidrogénio passa pela questão do preço/valor. Acreditam que este ceticismo é infundado?
A questão preço/valor é válida, mas ao massificar, o preço será garantidamente competitivo. Olhando para todo o ciclo de vida da grande maioria dos ‘concorrentes’ atuais do H2 como fonte de energia e forma de armazenamento, esses têm um valor incomparavelmente baixo.

Qual o grande desafio da SCT Power para o futuro no âmbito do hidrogénio? É uma oportunidade, a do hidrogénio, que Portugal não pode falhar?
O H2 surge não só como uma parte da solução para as alterações climatéricas, mas também como uma oportunidade para Portugal reduzir a dependência em termos energéticos face ao exterior. Neste sentido, não podemos falhar e Portugal deve posicionar-se na linha da frente no que respeita à vantagem económica que o hidrogénio trará.
O grande desafio da SCT é continuar a acreditar que brevemente o hidrogénio será entendido como uma oportunidade e uma solução e não como uma ameaça. Como empresa pioneira no que diz respeito ao desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do H2, apenas desejamos que o mesmo se possa tornar uma realidade em Portugal.