16.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema rapidamente se tornou numa das mais proeminentes mostras do cinema inovador e de cineastas emergentes, tendo este ano lugar em Espinho, no Porto e em Lisboa, entre os dias 2 e 9 de agosto.

106

A 16.ª  edição do FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema optou, este ano –  e por razões de segurança – ter maior força na cinematografia, com uma seleção de filmes que privilegia mais comédia e temas mais leves, tendo em conta a atual situação provocada pelo coronavírus. Tem como prioridade a mostra de novos realizadores e novos cinemas, deixando de parte a vertente profissional do programa. No entanto são mais de 230 filmes ao todo que, entre os dias 2 e 9 de agosto, ocuparão Espinho e que pela primeira vez se estenderá ao Porto e Lisboa.

Espinho contará com um cinema drive-in instalado no Parque de Estacionamento da Nave Desportiva, existindo também sessões no Auditório da Junta de Freguesia.

Filipe Pereira, diretor do festival, adiantou à Agência Lusa que em Espinho “o caso do ‘drive-in’, que é um formato que tem sido utilizado em várias iniciativas, mas cuja qualidade deixa muito a desejar, pelo que, em vez de alugarmos equipamento externo que nos custaria 10.000 euros por dia, preferimos investir 40.000 euros para adquirir um sistema de imagem de grande qualidade, com uma tela de 15 metros de comprimento e um projetor de 20.000 lumens. Assim podemos assegurar uma experiência a sério, em que todos os carros têm boas condições de visibilidade para o ecrã”. Os espectadores permanecerão dentro do carro e terão sessões gratuitas às 21h30 e às 23h59, tendo como capacidade máxima 40 viaturas, mediante inscrição prévia através do e-mail drivein@fest.pt.

As cidades do Porto e Lisboa irão receber as longas-metragens em competição pelo Cinema Trindade e Cinema Ideal e as curtas-metragens pela Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, sendo que estas também passarão no Auditório da Junta de Freguesia de Espinho.