Início Atualidade BANQUE DE LUXEMBOURG – RIGOR E SERIEDADE NA GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E DE PATRIMÓNIO

BANQUE DE LUXEMBOURG – RIGOR E SERIEDADE NA GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E DE PATRIMÓNIO

0
BANQUE DE LUXEMBOURG – RIGOR E SERIEDADE NA GESTÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E DE PATRIMÓNIO

No centro da Europa e muitas vezes apontado como o coração da Europa está Luxemburgo, principal centro financeiro na gestão de fundos de investimento e da banca privada. Que política de investimento é adotada pelo Banque de Luxembourg na recolha e gestão das oportunidades que daí surgem?
Luxemburgo tem uma experiência sólida a nível financeiro devido a uma abertura, construída ao longo de décadas, internacional e com a adesão do país à União Europeia. Luxemburgo é hoje o mais importante centro de Private Banking na zona euro e o segundo no mundo em termos de fundos de investimento. Os investidores que escolhem o Grão-ducado para a gestão do seu património vêm dos quatro cantos do mundo. Os investidores são sobretudo famílias e empresários com interesses multijirudiscionais. A interação entre o know-how da banca privada e o universo de fundos de investimento permite que os nossos clientes beneficiem de mais soluções inovadoras no domínio da gestão e estruturação do seu património.
O Banque de Luxembourg exerce a sua atividade enquanto banco privado desde 1920 no Grão-Ducado e encontra-se entre os mais importantes gestores de património do centro financeiro do país. O nosso know-how é estruturado em torno de cinco pilares: banco privado, financiamento, acompanhamento das empresas e dos empresários, a gestão de ativos e a banca para profissionais.

Que tipo de clientes procuram o Banco de Luxemburgo?
Os nossos clientes são essencialmente famílias e empresários que procuram uma gestão adequada do seu património. A nossa capacidade de lidar com a diversidade e, por vezes, complexidade das situações faz-nos ser a escolha de quem procura as melhores soluções assentes no rigor e a seriedade.

O investimento a longo prazo faz parte da estratégia e gestão do banco? Em que medidas?
O Banque de Luxembourg é uma instituição que está atenta ao futuro e às oportunidades que surgem no horizonte. Face à complexidade do universo financeiro garantimos aos nossos clientes um aconselhamento objetivo e sustentabilidade para atingirem as metas estabelecidas. Acredito que a nossa postura lhes garante a confiança necessária para avançarem com os seus projetos e terem sucesso a longo prazo.
A nossa metodologia de investimento é sólida e baseada em princípios simples, que pode ser vista como uma abordagem a longo prazo que favorece a proteção de capital e desempenho consistente ao longo do tempo. Não seguimos efeitos de modas a curto prazo, damos preferência a ferramentas financeiras transparentes e investimentos em empresas que cumpram os requisitos razoáveis propícios ao investimento. Fazem parte do nosso foco empresas de qualidade com fundamentos e valores sólidos e obrigações governamentais de alta qualidade.
Estes princípios são aplicados no dia-a-dia, de forma rigorosa na gestão dos fundos de investimento, nos mandatos de gestão e nas nossas soluções de aconselhamento ativo. A nossa equipa de analistas é regularmente galardoada pela imprensa internacional, fruto da qualidade visível no trabalho.

De cerca dos 630 mil habitantes de Luxemburgo, aproximadamente 95 mil são portugueses. Do seu ponto de vista, que importância refletem estes números para o Banque de Luxembourg?
A comunidade portuguesa no Luxemburgo tem tido um crescimento exponencial nos últimos 50 anos. Em 1970 eram cerca de cinco mil, hoje são cem mil. No Banque de Luxembourg esta mudança demográfica reflete-se de duas maneiras: em primeiro lugar, temos, entre os residentes da comunidade portuguesa, um número de clientes que nos são leais há muitos anos, e depois, mais de 10% dos nossos funcionários são de nacionalidade ou de origem portuguesa, o que nos permite acompanhar melhor os nossos clientes lusófonos.

Os mercados bolsistas estiveram particularmente agitados nos últimos meses, como é que os seus clientes viveram este período?
Estivemos constantemente ao lado dos nossos clientes para explicar-lhes a forma como entendemos os mercados. A nossa capacidade de resistir a períodos de turbulência e a resiliência da nossa gestão têm sido particularmente ilustradas nos últimos meses. Os nossos clientes apreciaram a nossa metodologia de investimento rigorosa, orientada por princípios de prudência e com vista a preservar o seu património.

Que boas práticas devem ser adotadas no contexto atual?
As regras fundamentais de investimento permanecem as mesmas, nomeadamente continuar a investir com uma visão a longo prazo e respeitando o perfil de investidor. A abordagem de investimento da Banque de Luxembourg privilegia, por natureza, as empresas de qualidade (com balanços sólidos e uma vantagem competitiva) que poderão resistir às dificuldades atuais ou recuperar da crise. Contamos com uma equipa dedicada aos clientes lusófonos e viajamos regularmente para Portugal.