A Bâloise conta com uma vasta experiência no mercado, estando firmemente enraizada no tecido económico, sendo, portanto, um player de prestígio e reconhecimento. Qual tem sido o elemento chave para a vossa cronologia repleta de sucessos?
Fundado em 1863, em Basileia, na Suíça, o Grupo Bâloise expandiu-se gradualmente a nível internacional, particularmente no Grão-Ducado do Luxemburgo no final do século XIX. Ao abrigo da Livre Prestação de Serviços, a comercialização e distribuição de contratos de seguros de vida começou em 1996.
A Bâloise Vie Luxembourg conseguiu adaptar-se e definir o seu posicionamento, bem como os seus objetivos de acordo com a conjuntura do momento. A chave do nosso sucesso é esta agilidade na adaptação a um ambiente em constante mutação sabendo prioritizar o cliente, respeitando os seus projetos e necessidades. Não se trata apenas de cobrir riscos ou de subscrever um seguro, mas de responder a necessidades cada vez mais generalizadas num ambiente social em constante mudança criando um valor acrescentado para os nossos clientes.
A Bâloise é caraterizada por serviços de qualidade, transparência e respeito. Tendo em conta a atual conjuntura derivada à Covid-19, como se reinventaram sem comprometer tais particularidades?
Não foi uma questão de nos reinventarmos, mas sim de nos adaptarmos às contrariedades que nos foram impostas pela situação sanitária, e de nos mantermos ao mesmo tempo próximos dos nossos parceiros e clientes. Por conseguinte, entrámos em contacto com estes de forma expedita, para os informar do encerramento temporário dos nossos escritórios, mas também da disponibilidade das nossas equipas. Todas as medidas foram postas em prática para assegurar a continuidade do negócio e assegurar que os nossos colaboradores pudessem trabalhar eficientemente a partir de casa. Assim, pudemos garantir a mesma disponibilidade e qualidade de serviços para os nossos parceiros e clientes mesmo sem as reuniões e serviços presenciais.
De que forma é que tiveram de promover um formato distinto, com as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19, no que concerne ao relacionamento com o vosso cliente?
Encontrarmo-nos com os clientes presencialmente não era possível, nem como tal organizarmos eventos. Não sabemos ainda quando será possível fazer seminários de novo “como antes”.
Mas isso não constitui um obstáculo para comunicarmos de forma eficiente e de nos mantermos próximos dos nossos clientes. Em vez de eventos presenciais, organizámos webinars (workshops online) sobre as questões da atualidade e temas relevantes.
A situação da COVID também acelerou certos processos de digitalização. Temos a sorte de estar numa atividade onde tudo pode ser gerido remotamente. Esta tem sido a nossa forma de operar durante anos, uma vez que é a própria essência da Livre Prestação de Serviços no âmbito dos seguros; isto é, a comercialização de contratos de seguro de vida num país onde não se tem escritórios físicos. Intensificamos o contacto com os nossos parceiros, para lhes mostrar que estávamos do seu lado mesmo neste período difícil, continuando, assim, a responder às suas preocupações e questões diárias.
Fazendo uma análise mais global, de que forma é que o setor dos seguros e as suas tendências irão mudar face ao atual panorama?
A pandemia levou a que uma grande parte da nossa sociedade tivesse de parar temporariamente. Por conseguinte, as famílias portuguesas tiveram tempo para analisar a sua situação e rever a orientação que pretendiam dar ao seu património. Vimos claramente um aumento na preocupação das famílias HNWI (High Net Worth Individuals) no âmbito do planeamento sucessório e reorganização patrimonial nos últimos meses.
A Bâloise oferece contratos de seguro de vida unit-linked associados a fundos de investimento que podem ter como ativos subjacentes os chamados fundos “clássicos”, produtos derivados, fundos imobiliários, Private Equity ou fundos de Private Equity, mas também fundos sustentáveis. Isto aplica-se aos clientes que desejem fazer uma transição através da integração dos critérios dos fundos de investimentos ESG (com critérios ambientais, sociais e de governo de sociedades) nos seus investimentos. Esta é uma tendência que vinha a ser observada já antes da pandemia, mas que se intensificou claramente durante a mesma.
A pandemia despertou claramente a consciência e a necessidade de analisar a natureza deste tipo de investimentos e criar estruturas patrimonais mais adaptadas à realidade atual das empresas e das famílias.
Não estão presentes apenas no Luxemburgo, sendo que trabalham com parceiros bancários e de distribuição altamente bem-sucedidos, selecionados para vender soluções em vários países da União Europeia. Qual foi o vosso novo método de trabalho, tendo em conta a exigência da sociedade e das adversidades que enfrenta?
Em poucos dias conseguimos assegurar a mesma qualidade de serviço para os nossos parceiros e clientes. As reuniões através de videoconferência têm-se tornado mais frequentes. A comunicação, tanto entre as nossas equipas como com os nossos parceiros, tem sido constante. Aliás, não sofremos um declínio na atividade. Pelo contrário, o volume de negócios foi mais elevado em comparação com o mesmo período em 2019. Conseguimos igualmente assegurar aos nossos clientes a possibilidade de realizarem operações de forma eletrónica (assinatura digital) e, devido ao confinamento, desenvolvemos igualmente a possibilidade de efetuarmos a venda dos nossos produtos à distância.
A Bâloise disponibiliza soluções personalizadas de seguros de vida. Consideram que se tornou, atualmente, um tema mais consciente na sociedade global? Acreditam que o coronavírus despertou o sentido da sua importância?
Os Contratos de Seguro de Vida luxemburgueses sempre foram atrativos para clientes abastados e cujo objetivo é proteger o seu património, mas também transmiti-lo.
A pandemia COVID permitiu aos clientes parar para pensar e interrogarem-se qual a direcção que pretendiam dar ao seu património. Para muitos, isto levou claramente a uma tomada de consciência da necessidade de planear adequadamente a sua sucessão. Durante este período constatámos que o número de pedidos relacionados com o planeamento sucessório aumentou à medida que as pessoas tinham mais tempo e pensavam no assunto.
Esta crise apenas serviu para realçar uma necessidade já existente. Uma necessidade urgente de regularizar situações que não estavam claras.
Que género de seguros podemos encontrar na Bâloise? Na vossa opinião, quais são os mais pertinentes para assegurar tranquilidade na sociedade? De que forma é que a vossa oferta prima pela capacidade de diferenciação e de promover valor?
Há mais de 20 anos que a Bâloise Vie Luxembourg distribui Contratos de Seguro de Vida Unit-linked e soluções de investimento inovadoras e personalizadas destinadas a clientes exigentes cujo objetivo visa conjugar a gestão, a preservação e a transmissão do seu património com toda a tranquilidade.
A ideia é a de criar valor acrescentado de forma duradoura para os nossos clientes. Temos equipas dedicadas ao planeamento patrimonial, selecção de ativos financeiros e estruturação de produtos. É uma verdadeira cadeia de valor integrada para a análise de pedidos que nos permite propor a solução mais adaptada à situação do cliente.
E a nossa oferta está a dar frutos uma vez que na praça Luxemburguesa somos a Empresa de Seguros líder na emissão de prémios no mercado português.
No domínio da orgânica da marca, de que forma é que a inovação e a aposta nas novas tecnologias são um pilar essencial da vossa dinâmica e relacionamento com o mercado?
Na Bâloise Vie Luxembourg damos uma grande importância à inovação. Temos um departamento de inovação interna dentro do Grupo Bâloise no Luxemburgo, que é responsável por analisar as tendências do mercado e identificar os pontos-chave que nos permitem criar ferramentas de valor acrescentado para os nossos clientes. Assim, criámos um processo de inovação inhouse que é largamente promovido dentro da empresa e apoiado com vários programas. Os nossos colaboradores são uma força central da empresa e uma fonte de novas ideias e não hesitamos em estabelecer parcerias com empresas externas, se necessário, ou em investir em start-ups.
Ouvir o mercado e confiar em tecnologias fiáveis é essencial para trazer o máximo de informação e transparência possível aos nossos clientes. A ideia é facilitar e automatizar os fluxos de comunicação a fim de acelerar todos os processos, desde a subscrição até à gestão das operações do dia a dia do contratos de seguro.
Essa aposta inovadora também se reflete na vossa capacidade de apresentar novas ofertas no que concerne a seguros?
Quando pensamos em inovação pensamos sempre em novas tecnologias. Na Bâloise além de analisarmos as tendências de inovação a nível tecnológico, é-nos igualmente possível analisar as tendências atuais da inovação em geral.
Também nos preocupamos com o bem-estar financeiro dos nossos clientes. É neste quadro que estabelecemos, em fevereiro de 2020, uma parceria com a Etika (associação luxemburguesa sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover finanças sustentáveis e éticas). Estamos atualmente a desenvolver em parceria com esta associação uma oferta de fundos internos coletivos 100% sustentáveis, que podem ser subscritos através dos nossos Contratos de Seguro de vida e que serão uma estreia no contexto luxemburguês. Este é um exemplo do que conseguimos alcançar com o nosso processo de inovação inhouse.
Olhando para o vindouro, quais são os principais desafios da marca e de que forma é que podemos continuar a esperar da mesma um sentido de transparência, rigor e proximidade com quem vos procura?
O Contrato de Seguro de vida luxemburguês continua a ser um dos mais atrativos na Europa devido ao mecanismo do triângulo de segurança, que confere um nível de proteção acrescido aos Tomadores do Seguro e à estabilidade do Luxemburgo.
Com o objetivo de satisfazer a necessidade de transparência, a Bâloise continuará o seu processo de digitalização, que inclui a assinatura online e o acesso do cliente à sua carteira através do seu espaço online.
Mas é também necessário responder às preocupações e à consciência ainda mais presentes com a crise sanitária: o desenvolvimento de soluções de otimização e estruturação patrimonial, bem como de finanças sustentáveis e fundos de investimento socialmente responsáveis, são áreas de desenvolvimento importantes para a Bâloise.