Início Atualidade “A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É MUITO IMPORTANTE NA LIDERANÇA”

“A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É MUITO IMPORTANTE NA LIDERANÇA”

0
“A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É MUITO IMPORTANTE NA LIDERANÇA”

Para contextualizar e dar a conhecer o público menos informado, quem é a Paula Gandra e o que representa a Stay Hotels em termos de atividade?
Iniciei a minha carreira na PricewaterhouseCoopers (PwC), onde estive 12 anos, os últimos dois em Londres, e, posteriormente, estive no grupo Martifer, sempre ligada à área financeira.
Sou, desde maio de 2013, administradora e responsável pela área financeira do Grupo JUST STAY HOTELS, que detém a STAY HOTELS, uma marca portuguesa de hotéis citadinos, limited service, onde o cliente paga apenas o que realmente precisa: localizações centrais nas principais cidades do país e o máximo conforto. Atualmente a marca possui dez unidades hoteleiras de norte a sul do país e prevê abrir até ao final de 2020 mais uma unidade junto ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Como líder, o que acha que a diferencia, que a faz ser reconhecida internamente e o que os seus RH’s seguem como uma linha condutora no dia a dia laboral?
Para mim, liderar é estar ao lado das pessoas que trabalham comigo, orientando e influenciando através do exemplo, contribuindo dessa forma para o seu desenvolvimento profissional. Considero importante fomentar a proximidade, o envolvimento das equipas, ouvi-las atentamente para poder atingir os objetivos propostos. No dia a dia, concentro a energia para aquilo que é positivo e possível de controlar. A inteligência emocional é muito importante na liderança.

Sentiu na pele ao longo da sua carreira algum desconforto ou entrave por ser Mulher e, ao mesmo tempo atualmente, Administradora?
Nunca senti nenhum desconforto ou entrave por ser Mulher. Sempre acreditei que o potencial das mulheres para a liderança é inegável, pois aprendemos a lidar desde muito cedo com multitarefas e a gerir sensibilidades e personalidades. No entanto, penso que a existência de um equilíbrio não só de género, mas de competências, experiências, áreas de conhecimento, entre outros, é fundamental, para se atingirem níveis superiores de performance numa equipa, qualquer que seja, pois a diversidade e o confronto de várias ideias permitem a tomada de melhores decisões. Tenho tido a sorte de trabalhar com pessoas que pensam da mesma maneira.

Que desafios podemos esperar no futuro da Stay Hotels?
Apesar da crise que o setor do turismo está a atravessar, a STAY HOTELS continua a atuar de forma pró-ativa e confiante. O Grupo mantém os seus planos de expansão e continua a investir na abertura de novas unidades hoteleiras em Portugal. Acabamos de lançar uma nova campanha de verão (10€ a primeira noite, em estadias mínimas de duas noites em agosto e setembro, em qualquer STAY HOTEL) e estamos a trabalhar em mais ações que pretendem convidar os portugueses a descobrir os encantos do país.

O que tem realizado o vosso Grupo Hoteleiro neste contexto de Covid-19 para proteger e assegurar as melhores condições de segurança e qualidade sanitária?
Desde o início desta crise sanitária que a nossa principal preocupação foi proteger os nossos clientes e equipas. Com o encerramento das unidades, recorremos ao lay-off com a principal preocupação de assegurar todos os postos de trabalho, e, felizmente, já estamos a voltar à normalidade, com a reabertura gradual dos nossos hotéis. Em todas as nossas unidades implementámos um protocolo interno muito rigoroso que visa proteger e fornecer condições de segurança aos nossos colaboradores e clientes, cumprindo todas as recomendações das entidades de saúde.

Que mensagem deixa ao nosso leitor e ao público em geral num momento tão conturbado em que todos vivemos e às mulheres no âmbito do empoderamento e liderança empresarial?
Gostaria de deixar uma mensagem de esperança e confiança, pois a nossa sociedade sempre mostrou ser resiliente e capaz de ultrapassar mesmo os cenários mais adversos. Acredito que vamos ser capazes de enfrentar estes novos desafios de forma positiva.
Às mulheres, gostaria de dizer que é preciso acreditarmos em nós, lutarmos para alcançar os nossos objetivos, e sermos persistentes. Nunca nos podemos esquecer que as mulheres têm um papel muito importante para o crescimento das economias e para o desenvolvimento humano. Com solidariedade e entreajuda, temos de acreditar que as mudanças acontecem gradualmente, pois a igualdade de géneros é uma realidade que se constrói diariamente.