Início Atualidade Porto Santo quer torna-se num local de consciência sobre o uso de plásticos

Porto Santo quer torna-se num local de consciência sobre o uso de plásticos

0
Porto Santo quer torna-se num local de consciência sobre o uso de plásticos

“Porto Santo Sem Lixo Marinho” é como se intitula a primeira iniciativa deste projeto de limpeza. É liderada pela Associação Natureza Portugal, com vários parceiros institucionais, que têm como objetivo acabar com o flagelo do plástico para o oceano e assim contribuir para a melhoria ambiental e valorização da ilha madeirense.

O projeto será desenvolvido em três fases: na primeira, será concluída uma avaliação do fluxo de descarga dos resíduos e lixo marinho da ilha; na segunda fase, irão proceder a uma otimização da gestão desses resíduos; e na terceira, haverá uma campanha de sensibilização que pretende reduzir o consumo de descartáveis e posteriormente os plásticos que acabam no mar. A ilha do Porto Santo, reconhecida na categoria de Reserva da Biosfera da UNESCO, tem agora o compromisso de cenário ideal para outras valorizações da região.

Dia 19 de setembro assinala-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira e terá uma campanha de limpeza em zonas costeiras, que se poderá estender a outros espaços que contenham acumulação de lixo marinho.